sexta-feira, 24 de abril de 2009

Por que não?


Nos últimos anos temos visto algumas equipes brasileiras fazendo turismo no mundo árabe atrás de torneios amistosos e, lógico, algum dinheirinho extra. Em 2008, Vasco e Inter-RS foram jogar duas copas de nomes parecidos, Copa Dubai e Desafio de Dubai, e enfrentaram grandes equipes européias. O Vasco enfrentou o Hamburgo, liderado por Van der Vaart, hoje craque do Real Madrid, além da seleção da China e dos Emirados Árabes. O Inter fez jogos ainda mais interessantes, contra o Ajax e a final contra a Inter de Milão. O torneio ainda tinha o Stuttgart.

Então lanço a questão: por que não fazemos eventos parecidos no Brasil? Precisamos esperar um Xeque árabe milionário levar nossos times para se apresentarem longe de nós? Porque não trazer o Milan para um amistoso com o Flamengo no Maracanã lotado? Bota o jogo valendo um nome de uma taça qualquer que qualquer torcida vai fazer fila pra comprar como se fosse final de mundial.

Um amigo argumentou que nenhum clube brasileiro tem dinheiro para trazer esses times. Concordo, e também acho um absurdo que um clube como o Corinthians, o Vasco ou o São Paulo tenha que pagar para qualquer time jogar contra eles, todos são muito maiores do que isso e não precisam se rebaixar dessa forma. Estou falando em amistoso, no melhor sentido da palavra. Não é possível que o Flamengo não tenha uma boa relação com nenhum clube grande da Europa.

Ai, me perguntaram por que um grande time europeu iria querer vir jogar no Brasil. A resposta é simples, meu caro, MERCADO. O Real Madrid não vai fazer turnê na China? O Manchester não vai pro Japão? Então por quê não podem vir até um dos maiores mercados do mundo, o Brasil. O Milan, ou a Roma, ou muitos outros, querem, e muito, divulgar a sua marca por aqui. Corrijam-me se eu estiver errado, mas não me parece uma ideia de todo absurdo. Voltamos naquele ponto em que reclamamos da organização dos nossos clubes. Falta muito para isso acontecer.

2 comentários:

Felipe Ribbe disse...

Belo post e bela questão levantada. O Brasil, mal ou bem, é um dos melhores mercados consumidores de futebol no mundo e é um país emergente. Ou seja, para os gigantes europeus jogar aqui seria uma boa.

Júnior Maurell disse...

o milan e a roma não fazem o camp ak .....duvido q o brasil não seja um dos paises q mais compram camisas desses times..