terça-feira, 30 de março de 2010

UN DIA DE PERROS

“Um dia de cão”. Foi assim que o Diário Olé descreveu o ataque sofrido por Maradona de um de seus cães de estimação. O treinador foi internado num hospital de Buenos Aires, onde faria uma micro-cirurgia nos lábios. Não há muitas informações, apenas o fato de que ele teria sido mordido no rosto.

Mas um dia de cão também viveram os jogadores do Boca, depois de sofrerem a humilhante goleada de 4 a 1 para o Chacarita Juniors. Uma derrota humilhante e histórica. Para culminar o show de horror, ainda houve uma discussão à beira do gramado entre o atacante Palermo e o técnico Abel Alves. O Otimista do Gol não gostou do fato de ser substituído aos 26 do segundo tempo, quando Boca perdia por 2 a 1.

O clima não anda bem. Curiosamente isso foi comprovado logo após uma vitória no Super Clássico da Bombonera. Na ocasião, o Boca venceu por 2 a 0 com autoridade, jogando bem. Dois gols de Gary Medel, um com assistência fenomenal de Riquelme. A defesa se portou bem, com Luis Alberto fazendo uma grande partida ao lado do colombiano Bonilla. Tudo parecia caminhar para uma recuperação dentro do Torneio Clausura. Só parecia. Veio o Chacarita e mostrou a realidade como ela é.

Com a derrota, o Boca caiu para 18°, sua pior colocação na História desde que os campeonatos passaram a ser disputados dessa maneira. Nesse ritmo, o Xeneize pode igualar o recorde negativo de seu rival, o River Plate, que chegou a ser último no Apertura 2008.

Mesmo com a péssima campanha, os dirigentes resolveram manter Abel Alves. Enquanto isso, Boca é uma bomba relógio, prestes a explodir a qualquer momento.

La B se acerca

O que parecia impossível de acontecer já é uma probabilidade. O River Plate já tem que se preocupar com sua média de pontos, muito ruim devido aos péssimos resultados nos últimos campeonatos. Nesta segunda-feira, jogando no Monumental, mais uma derrota. Desta vez o carrasco foi o Argentinos Juniors, que venceu por 1 a 0.

A torcida Millonária protestou mais uma vez. Mas nada parece mudar o panorama dessa equipe. Não é atitude o que falta, mas sim futebol. Os jogadores são limitados e o técnico Leonardo Astrada não pode fazer muita coisa.

Puntero Rojo

Quem não tem nada a ver com as crises de Boca e River é o Independiente. O time de Avellaneda empatou com o Colón, no último fim de semana, em 1 a 1, e soma 24 pontos, três a mais que o vice-líder, Godoy Cruz. Não creio no sucesso dos mendocinos. Vejo o Independiente com pinta de campeão, tendo como principais concorrentes o Estudiantes e o Vélez Sarsfield. Mas como esses dois estão com as atenções voltadas para a Libertadores, o Diablo passa a ser a minha aposta.

Resultados Fecha 11: Estudiantes 2 x 1 Godoy Cruz; Rosario Central 0 x 2 Huracán; Racing 1 x 0 Newell’s; Tigre 0 x 1 Lanús; Banfield 3 x 2 Gimnasia; Chacarita 4 x 1 Boca; Colón 1 x 1 Independiente; Vélez 1 x 0 Atlético Tucumán; Arsenal 1 x 0 San Lorenzo; River 0 x 1 Argentinos

Classificação: Independiente 24, Godoy Cruz 21; Estudiantes 20; Vélez 19; Argentinos 19; Banfield 18; Arsenal 17; Tigre 15; Huracán 15; Colón 15; Newell’s 14; Lanús 14; Chacarita 13; Gimnasia 13; Racing 13; River 12; San Lorenzo 11; Boca 11; Rosario Central 8; Atlético Tucumán 5.

Descenso: Rosario Central 1,132; Gimnasia 1,104; Chacarita 1,067; Atlético 0,900


Por Raphael Martins