domingo, 13 de setembro de 2009

Rapidinhas de Domingo - Ufa! O Grêmio venceu fora

Demorou bastante, mais precisamente 12 jogos, mas finalmente o Grêmio conseguiu vencer longe do Olímpico. O Tricolor gaúcho foi até o estádio dos Aflitos e bateu o Náutico por 2 a 0, gols de Souza e Jonas, e subiu duas posições (é o 6º, com 36 pontos), pelo menos até quarta-feira, quando no complemento da 24ª rodada, o Corinthians encara o Coritiba.

Não foi uma exibição de gala gremista, mas o resultado foi justo. Desde o começo a equipe de Paulo Autuori mostrou sua superioridade técnica em relação ao Timbu e com 26 minutos já tinha feito dois gols. Primeiro com Souza, de cabeça, aproveitando cruzamento de Tcheco, e depois com Jonas, em um belo lance. Ele deu um chapéu no zagueiro Márcio, tirou de Asprilla e bateu de pé esquerdo. Foi o seu 12º gol no campeonato, igualando-se a Adriano na artilharia. O curioso é que Jonas, no começo do ano, após um jogo do Grêmio contra o Boyacá Chicó, pela Libertadores, foi chamado de pior atacante do mundo pela quantidade de gols que perdeu, um deles inacreditável. Está aí ele provando que tem muito valor e porque é o titular da posição.

Atrás no placar, o Náutico bem que tentou esboçar uma reação, mas a falta de qualidade somada a boa atuação de Victor impediram que o placar fosse modificado. Na segunda etapa, após a expulsão de Maxi López, o Grêmio também recuou e o resultado permaneceu o mesmo. A vitória, além de quebrar um tabu, anima o Tricolor na disputa por uma vaga na Libertadores, já que a distância para o G4 é de apenas 4 pontos e na próxima rodada o adversário é o lanterna Fluminense. Mas os gremistas precisam continuar vencendo fora de casa, senão vai ficar difícil.

O Timbu deu sorte na rodada. Isto porque, apesar da derrota, permanece fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 25 pontos. Seus adversários diretos não ganharam. Mas o resultado negativo quebrou uma sequência de 4 vitórias nos Aflitos. Na próxima rodada o time de Geninho, pior defesa com 44 gols sofridos, tem nova oportunidade de se distanciar da Série B, quando recebe o Atlético-MG. Mas não será nada fácil...

- Isto porque o Galo parece ter voltado a boa forma. Depois de ter sido chamado por mim de paraguaio, pela sequência de seis jogos sem vencer, o time de Celso Roth conquistou sua segunda vitória consecutiva e voltou ao G4 (4º lugar, com 40 pontos) depois de cinco rodadas. Apesar da distância de 4 pontos para o líder Palmeiras, não acredito que o Atlético-MG vá brigar pelo título, mas é um dos favoritos para estar na Libertadores-2010. E o elenco está bem melhor do que no início do campeonato. Chegaram bons jogadores como Renteria (que marcou o primeiro gol hoje), Correa, Coelho e agora Ricardinho. Somando-os aos outros bons jogadores que o Galo já tinha Roth tem em suas mãos uma equipe qualificada para permanecer na parte de cima da tabela. Diego Tardelli continua impossível. Mais uma vez jogou bem e marcou seu 11º gol no campeonato, muito bonito, por sinal. Já o Furacão segue flertando com a zona de rebaixamento, na 14ª posição, com 28 pontos. O time de Antônio Lopes tem o segundo pior ataque, com apenas 24 gols marcados.

- O pior ataque, não poderia deixar de ser, é do Fluminense, com 22 gols marcados. O clássico contra o Botafogo, no Engenhão, foi o retrato da situação dos dois times no Brasileirão. Patético, horroroso, de dar dó! Um 0 na 0 para desesperar ainda mais os torcedores de ambos os clubes e para comprovar que as duas equipes cariocas merecem estar na colocação que se encontram no momento. São os que menos venceram na competição (3 triunfos tricolores e 4 alvinegros). O Flu segue na lanterna, com 18 pontos, e segundo o site Infobola tem 95% de chances de cair. Conquistou a última de suas míseras três vitórias há sete rodadas. Está há 15 rodadas entre os 4 últimos. Para piorar, o próximo jogo é contra o Grêmio, melhor mandante, no Olímpico. Haja coração para torcida tricolor!

A situação dos botafoguenses é menos pior. O Alvinegro é o 18º, com 24 pontos, apenas um ponto atrás do Náutico, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Mas o problema é que o Bota não consegue ganhar! Lá se vão nove rodadas desde o último triunfo da equipe (dia 01/08, 2 a 1 no Barueri). O aproveitamento de Estevam Soares a frente do time é péssimo. Contando a Sul-Americana, foram 8 jogos, com nenhuma vitória, 5 empates e 3 derrotas o que dá 20,8% dos pontos conquistados. Muito pouco e o treinador corre riscos. Na próxima rodada, o adversário é o Santos, na Vila Belmiro. Pedreira.

- Pedreira porque o Santos não jogou bem, mas derrotou o Santo André por 1 a 0, gol de Germano. O Alvinegro Praiano subiu para a 9ª posição, com 35 pontos, e voltou a sonhar com uma vaga na Libertadores. Já o Time do ABC segue firme rumo à Série B.

- O Goiás, que era a sensação do Brasileiro, desde que Fernandão entrou na equipe titular, caiu de produção e não vence há três jogos. A questão é: por mais que o jogador seja um ídolo do clube e a maior contratação da equipe no ano, Hélio dos Anjos fez a escolha certa em mudar o time que estava ganhando? Tirou Léo Lima, que vinha muito bem no meio-campo, e a equipe desandou. A derrota por 3 a 1 para o Barueri foi merecida, apesar dos goianos não terem jogado mal. O Esmeraldino deixou o G4 após nove rodadas. O título ficou distante. Já o Abelha, que muitos pensavam que iria cair de produção em função dos inúmeros problemas extra-campo, segue firme em sua campanha surpreendente. É o 8º, com 36 pontos.

O São Paulo agradece

Palmeiras e Inter, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, entraram em campo neste domingo no mesmo horário dispostos a ganhar para se livrar da ameaça tricolor, cada vez mais real. Mas não conseguiram e ambos, curiosamente, perderam pelo placar de 3 a 2. O Alviverde caiu diante do Vitória, no Barradão, e o Colorado sucumbiu ao Cruzeiro, no Beira-Rio. Assim, apesar de terem mantido as posições do início da rodada, a distância das duas equipes para o São Paulo diminuiu. O Inter tem o mesmo número de pontos (43), mas leva a melhor por ter mais vitórias (13 a 12). O Palmeiras segue na liderança com 44 pontos. E o Campeonato Brasileiro de 2009 vai se tornando o mais disputado da história dos pontos corridos.

Começando pela vitória do Cruzeiro sobre o Internacional, jogo que assisti. Aliás, belíssimo jogo. As duas equipes buscaram o ataque o tempo todo e o placar final poderia ter sido até maior. Mas o triunfo celeste foi merecido por ter tido a frieza para segurar a pressão dos donos da casa primeiro quando o Colorado saiu na frente e depois quando levou o empate e conseguiu fazer o terceiro gol na jogada seguinte. Destaque absoluto para Gilberto, que desfilou toda a sua categoria no pesado campo do Beira-Rio ao marcar dois gols e criar ótimas jogadas.

O Inter foi melhor no começo da partida. Tomou conta do meio-campo, criou oportunidades e chegou ao gol em penalti bem marcado de Leonardo Silva em Magrão. Alecsandro bateu bem e fez seu 11º gol no campeonato. O Cruzeiro, porém, não se abateu e chegou ao empate logo depois, também em cobrança de penalti, cometido por Guiñazu em Thiago Ribeiro. Gilberto deslocou Lauro e fez 1 a 1. Depois do intervalo, o Colorado voltou disposto a pressionar apoiado por sua torcida e Sandro, logo no primeiro minuto, desperdiçou chance clara, que Fábio defendeu.

Aí começou o show de Gilberto. O camisa 10 da equipe mineira tomou conta do jogo e aos 7 minutos virou o placar em uma bela cabeçada, no canto de Lauro. Tite, então, resolveu colocar a equipe para frente, lançando no jogo Edu e Andrezinho. E foi justamente Andrezinho que cobrou falta com perfeição da entrada da área e deixou tudo igual. A torcida do Inter comemorava, pois o empate e a derrota do Palmeiras na Bahia deixariam a equipe na liderança. A alegria, porém, durou pouco. Menos de um minuto. Na jogada seguinte, Gilberto se livrou da marcação no meio-campo, abriu o jogo para Patric, que chutou. Lauro fez boa defesa, mas Thiago Ribeiro completou no rebote. Com o 3 a 2, o Cruzeiro passou a segurar o resultado e o Internacional, na base dos cruzamentos, não ameaçou.

O Inter, que vinha de três vitórias seguidas, perdeu a chance de se isolar na ponta da tabela. Já o Cruzeiro chegou aos 32 pontos e, mesmo na 13ª colocação, viu renascer o sonho de disputar a Libertadores do ano que vem.

- No Barradão, o Palmeiras não conseguiu segurar o ímpeto do Vitória, terceiro melhor mandante do campeonato (8 vitórias, 3 empates e 1 derrota, atrás de Grêmio, São Paulo e do próprio Palmeiras). O time até que começou melhor, mas logo foi envolvido pela velocidade do time baiano, empurrado por sua torcida. E o resultado final foi justo. Uelliton - sem querer, após bobeada de Marcos -, Neto Berola e Derlei marcaram para o Rubro-Negro, com Robert descontando para a equipe paulista, duas vezes.

A campanha palmeirense fora de casa é regular, mas de uma maneira ruim. São 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Um time que quer ser campeão precisa melhorar esse desempenho. Já o Vitória tem campanha curiosa. Seus desempenhos dentro e fora de casa são inversamente proporcionais. Se no Barradão os números são ótimos (veja acima), longe de sua torcida são péssimos (1 vitória, 3 empates e 8 derrotas). Mesmo assim o time baiano chegou aos 33 pontos e está no meio tabela, posição na qual não deve sair até o final do campeonato.

A melhor exibição individual do Brasileirão-09

Vi vários jogos nestas 24 rodadas do Campeonato Brasileiro. Os que não vi, assisti aos melhores momentos e li as crônicas. Por isso posso afirmar, sem medo de errar, que a exibição de Adriano ontem, na vitória do Flamengo sobre o Sport por 3 a 0, foi a melhor individualmente deste campeonato. O Imperador fez de tudo. Além dos dois gols (sendo o primeiro um golaço!), que lhe deixaram na artilharia com 12 gols, ele quase marcou outros dois de placa, de voleio, deu passes açucarados, puxou contra-ataques, ajudou na marcação... Simplesmente incrível! Uma atuação digna de um Camisa 10 da Gávea. Se Dunga viu o jogo, com certeza deve ter ficado com um sorriso de orelha a orelha, pois todo mundo sabe que o técnico da Seleção é um admirador do futebol do atacante.

Parabéns e muito obrigado, Adriano. Deu gosto vê-lo jogar. Fazia tempo que não me sentia tão extasiado vendo uma partida de futebol.

Não posso também deixar passar uma menção mais do que honrosa a outro jogador que brilhou ontem: Petkovic. O gringo também "comeu" a bola dando duas assitências, além de ter dado vários outros passes para gol e criado inúmeras jogadas. Quase guardou o dele numa cobrança de falta que os rubro-negros lembraram do tricampeonato em cima do Vasco, em 2001. Com o perdão do clichê, Pet mostra a cada dia que a comparação com o vinho, no seu caso, é mais do que válida. Quanto mais velho, melhor.

No mais, todo o Flamengo jogou bem. Álvaro deu a segurança que a zaga necessitava e Angelim subiu de produção novamente. Maldonado fez o mesmo no meio-campo. Léo Moura voltou a ser um lateral, buscando a linha de fundo o tempo todo. Zé Roberto aos poucos vai mostrando seu futebol e até Denis Marques, que perdeu dois gols fáceis, movimentou-se bastante e saiu aplaudido. A continuar assim e o Rubro-Negro entra de vez na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Já o Sport parece mesmo fadado ao rebaixamento. Não deu o melhor trabalho no Maracanã e só não voltou ao Recife com um monte de gols na bagagem porque o goleiro Magrão agarrou demais. Na penúltima posição, com 20 pontos, somente uma arrancada para entrar para a história do Campeonato Brasileiro nestas últimas 14 rodadas evita que o Leão da Ilha dispute a Série B em 2010.

- O São Paulo segue na cola dos líderes. Com o 2 a 0 diante do Avaí, o Tricolor chegou aos 43 pontos, mesma pontuação do vice-líder Inter (perde no número de vitórias, 13 a 12) e apenas um ponto atrás do Palmeiras, que jogam neste domingo. A arrancada são-paulina é impressionante! Após perder para o Atlético-MG, na 11ª rodada, o time de Ricardo Gomes era o 15º colocado. Desde então só faz subir. Nos últimos 13 jogos, venceu 10, empatou 2 e perdeu apenas um. Um aproveitamento de 82%! O destaque do jogo deste sábado foi Dagoberto, que fez o primeiro gol e deu passe preciso para Hugo marcar o segundo. Olho sempre aberto no São Paulo.

O Avaí, depois de ter ficado 11 jogos invicto, parece ter perdido o encanto. Sofreu sua terceira derrota consecutiva, curiosamente as três por 2 a o, e estacionou nos 34 pontos, na sétima posição. Neste domingo pode ser ultrapassado por três times. Uma pena, pois a equipe de Silas é boa de se ver jogar.

ARTILHEIRO PROVOCADOR

Olá blogueiros. O sábado no futebol europeu foi muito intenso. Foi tão movimentado, que eu fiquei grudado na telinha o dia inteiro. Acordei às 11h da manhã e fui recepcionado com Manchester City e Arsenal. Grande jogo! Era o primeiro encontro do togolês Adebayor com seu ex-time, o Arsenal. O africano saiu atirando contra os torcedores londrinos quando foi comprado pelos azuis de Manchester. Todos estavam ansiosos para ver esse embate. E valeu a pena toda essa expectativa.

O City goleou os Gunners por (4x2) e Adebayor marcou o seu, promovendo um dos momentos mais tensos da partida. Depois de concluir de cabeça e marcar o terceiro gol de sua equipe, o centroavante deu um pique de 80 metros, a la Bolt, e foi provocar a torcida do Arsenal, que estava do outro lado do campo. Além do africano, marcaram para o City Micah Richards, Bellamy e Wright-Phillips.
Grande vitória do Manchester City, que agora está na segunda colocação com 12 pontos e um jogo a menos que o líder Chelsea, que tem 15. O City está invicto e jogando um futebol para conquistar uma vaga no G-4 da Premiership e lógico brigar pelo título. A defesa da equipe é, sem dúvida, uma das melhores (Micah Richards e Lescott são da seleção inglesa) juntamente com a do Chelsea. No meio e no ataque o técnico Mark Hughes tem várias opções (Barry, Wright-Phillips, Tevez, Robinho) e lógico o africano Adebayor, que está brilhando intensamente na vice-artilharia com 4 gols (vale lembrar que o africano tem um jogo a menos que os primeiros da lista – Rooney e Defoe, com 5 gols).

Rodada deste sábado: Blackburn 3 x 0 Wolverhampton ,Liverpool 4 x 0 Burnley,Manchester City 4 x 2 Arsenal ,Portsmouth 2 x 3 Bolton ,Stoke 1 x 2 Chelsea ,Sunderland 4 x 1 Hull City ,Wigan 1 x 0 West Ham ,Tottenham 1 x 3 Manchester United ; Domingo: Birmingham x Aston Villa Fulham x Everton


Na sequência, ainda em êxtase com a grande partida que havia assistido, comecei a ver o terceiro jogo do Milan pelo Calcio. O Rubro-Negro italiano enfrentava o pequeno Livorno fora de casa. Leonardo entrou com Seedorf e Huntelaar na equipe titular e vários medalhões no banco (Pirlo, Zambrotta, Inzaghi e Dida) . Mas as mudanças não surtiram efeito e o que foi visto foram noventa minutos de futebol bem abaixo da crítica (0x0). Mais uma vez Ronaldinho Gaúcho teve uma atuação bem apagada. Pato e o holandês Huntelaar também não tiveram muitas chances de concluir. Com esse empate o Milan soma quatro pontos (na oitava posição) e um início muito preocupante para os tifozi da Lombardia. Se não abrirem os olhos, essa equipe será eliminada na primeira fase da Liga dos Campeões da UEFA. O Milan estreia na terça-feira contra o Olympique de Marselha, fora de casa, pela primeira rodada da fase grupos.

Rodada deste sábado: Livorno 0 x 0 Milan e Lazio 0 x 2 Juventus; Domingo : Atalanta x Sampdoria, Bologna x Chievo, Fiorentina x Cagliari, Inter de Milão x Parma, Palermo x Bari, Siena x Roma, Udinese x Catania e Genoa x Napoli


Para terminar a minha maratona futebolística, fui assistir Tottenham e Manchester United. Os londrinos são a grande sensação da Liga com uma campanha arrasadora e apresentando um futebol de velocidade e muita habilidade, sendo comandado pelos atacantes Defoe e Lennon. Mas as coisas não saíram como os Spurs pensavam. Logo no início do jogo Defoe acertou uma linda bicicleta e abriu o placar para o Tottenham. Com muita disciplina e superação o Manchester foi chegando e acabou virando a partida na casa do adversário. Com gols de Giggs, Anderson e Rooney, os Diabos Vermelhos fizeram (3x1) jogando um futebol de contra-ataques e com muita marcação no meio campo. Destaque para o brasileiro Anderson! O camisa 8 organizou o time vermelho e foi muito importante na partida. Principalmente depois da expulsão do volante Scholes. É amigos, teve isso, o Manchester virou com dez em campo! Importante vitória que coloca o United na terceira colocação e na briga pelo tetracampeonato.