quarta-feira, 27 de maio de 2009

EXCLUSIVO - FUMAGALLI: "A LIBERTADORES ESTÁ PESANDO"


A primeira metade do ano vai chegando ao fim e com ela uma lembrança vai sempre acompanhar os torcedores, jogadores e dirigentes do Sport Clube Recife. Neste primeiro semestre o Rubro-Negro pernambucano voltou, depois de 20 anos, para a disputa da Taça Libertadores. Com uma boa campanha na primeira fase, o Sport acabou eliminado nas oitavas-de-final (nos pênaltis) para o Palmeiras. Vivendo ainda a ressaca da eliminação, o clube não começou bem a disputa do Brasileirão 2009. O Sport tem apenas um ponto na classificação, com um empate e duas derrotas, e está na zona de rebaixamento. O Blog Passando a Bola bateu um papo com Fumagalli, meia-atacante do Leão. Confira a rápida entrevista.


PASSANDO A BOLA: Nessa metade do primeiro semestre o Sport viveu um dos melhores momentos da sua história. O que foi determinante para isso?

FUMAGALLI: Foi a base e o conjunto que se formou desde o ano passado. Desde que cheguei em 2006. Isso fez a gente ter uma grande campanha.

PB: A eliminação da Libertadores teve um peso nesse início ruim no brasileirão?

FUMAGALLI: Sobre a Libertadores, está pesando. Estávamos há 20 anos esperando por isso. Criou-se uma expectativa grande. A torcida e o jogadores sentiram nesse início, mas tenho certeza que vamos conseguir nos recuperar.

PB: O que a torcida pode esperar do time até o fim da Série A?

FUMAGALLI: Podem esperar momentos de alegria. Temos jogadores de qualidade, reforços chegarão. Creio que temos condições de chegar a libertadores.

Brasileiros na Libertadores quarta-feira

A quarta-feira é decisiva para os brasileiros na Libertadores. Três representantes do nosso futebol estarão em campo na primeira partida das quartas-de-final. O Cruzeiro recebe o São Paulo, enquanto o Grêmio encara o Caracas, na Venezuela. Meus palpites:
Cruzeiro x São Paulo

O Cruzeiro recebe o São Paulo invicto este ano no Mineirão. O técnico Adílson Batista tem apenas um desfalque: Wagner. Athirson e Henrique brigam pela posição, com vantagem para o primeiro. Caso o volante seja o scolhido, Ramires atuará com mas liberdade. O camisa 7, aliás, pode estar fazndo sua última partida pelo time celeste. Como não poderá jogar no Morumbi - pois estará com a Seleção Brasileira - Ramires não vestirá mais a camisa do Cruzeiro se o time mineiro for eliminado, já que foi vendido ao Benfica.

No São Paulo, Muricy tem boa notícias. Renato Silva, Jean e Borges estão liberados e devem começar no time titular. Hugo está vetado, assim como Rogério Ceni e Bosco. Dênis, que foi bem contra o Palmeiras, continua no gol.

Palpite: Empate

Caracas x Grêmio
Melhor campanha da 1ª fase, o Grêmio tem a vantagem de definir todos os seus confrontos em casa. E terá que fazer valer do Olímpico para conseguir avançar. O time de Paulo Autuori é favorito, mas não terá vida fácil, principalmente neste primeiro jogo. Muitos acreditam que o Caracas não vai ser páreo para os gaúchos, mas isso é resultado de um certo preconceito com o futebol venezuelano. Basta darmos uma olhada no desempenho em casa dos Los rojos del Ávila, como são conhecidos. Até agora fizeram 4 partidas nesta Libertadores em seu estádio, o Olimpico Universitario. Venceram as 4, fizeram 10 gols e sofreram apenas 1. O destaque da equipe é o meia Dario Figueroa (foto), artilheiro da equipe na competição, com 5 gols.
No Grêmio, Paulo Autuori escalará sua força máxima, com Adílson retornando ao meio-campo, na vaga de Túlio. Será a estreia do treinador em uma Libertadores pelo Tricolor. Nas outras duas oportunidades em que assumiu a equipe no meio do torneio sul-americano, sagrou-se campeão em ambas: em 1997, pelo Cruzeiro, e em 2005, pelo São Paulo.
Palpite: Caracas