
PASSANDO A BOLA: Você trabalha na formação de atletas na UNESP, em Presidente Prudente, e foi treinado pelo Jayme Netto. O que você pode dizer sobre esse caso de doping?
CLAUDINEI QUIRINO: Eu treinei com ele por muito tempo. Tem muita gente que treinou com o Jayme, toda a geração de Atlanta e Sidney, e nunca houve nada. Mesmo assim eu não tenho muita informação para formar uma opinião definitiva sobre esse caso.
PB: Você acredita na absolvição dos atletas? O técnico Jayme Netto eximiu todos eles de culpa.
CQ: Não sei... Não sei como funcionam as leis de antidoping. Dois atletas flagrados (Luciana França e Josiane Tito) treinam em Prudente (Centro de Treinamento da UNESP) e são do grupo Rede Atletismo. Mas eu nunca percebi uma mudança no desempenho deles. Eles ficam lá na Rede (Bragança Paulista – SP) direto.
PB: Como foi a reação dos alunos e atletas que trabalham aí em Prudente?
CQ: Todos ficaram surpresos com os testes. E principalmente com os resultados. Nunca passou em nossas cabeças que isso estava acontecendo.
PB: E essa história de delação. Tudo indica que houve uma denúncia contra o grupo Rede. Você acredita nisso?
CQ: Com certeza! Os fiscais chegaram com um kit especifico para (EPO). Mas não acredito que o ex-fisiologista seja o delator. Foi alguém do grupo dele (Jayme Netto).
PB: Jayme Netto afirmou que Pedro Balikian, fisiologista da equipe, organizou todo o ciclo utilizando a substância eritropoietina recombinante (EPO). Os atletas acreditavam estar tomando um ciclo de aminoácidos. Claudinei, o Jayme sabia?
CQ: Eu não sei. Mesmo conhecendo ele há muito tempo, não posso dizer que sim, nem que não. Eu prefiro não colocar a mão no fogo por ninguém. Ele é meu amigo, mas estou boiando nisso tudo.
PB: O técnico Jayme Netto acredita que Balikian também não sabia com o que estava mexendo. Não é estranho um fisiologista não conhecer uma substância tão famosa entre os casos de doping no mundo? Quem é Pedro Balikian?
CQ: É complicado. Prefiro conversar primeiro com o Jayme. Por enquanto não dá. Tudo que eu sou no atletismo, eu devo ao Jayme Netto. Eu não falei com ele ainda. O que acontece na Rede Atletismo eu não tenho acesso. Ele é professor aqui da UNESP (Universidade Estadual Paulista – Campus de Presidente Prudente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário