quarta-feira, 5 de agosto de 2009

EXCLUSIVO - CLAUDINEI QUIRINO: "PREFIRO NÃO COLOCAR A MÃO NO FOGO"

Olá blogueiros! Para tentarmos entender esse escândalo no atletismo brasileiro - cinco atletas (Bruno Tenório, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre) tiveram que voltar de Berlim, onde será realizado o Mundial de Atletismo, por terem sido flagrados em exame antidoping -, o Passando a Bola bateu um papo exclusivo com Claudinei Quirino, medalha de prata nas Olimpíadas de Sidney, no revezamento 4x 100m. Claudinei trabalha na formação de atletas de alto rendimento em Presidente Prudente. Além disso, foi treinado por muitos anos pelo técnico Jayme Netto. Aproveitem!


PASSANDO A BOLA: Você trabalha na formação de atletas na UNESP, em Presidente Prudente, e foi treinado pelo Jayme Netto. O que você pode dizer sobre esse caso de doping?
CLAUDINEI QUIRINO: Eu treinei com ele por muito tempo. Tem muita gente que treinou com o Jayme, toda a geração de Atlanta e Sidney, e nunca houve nada. Mesmo assim eu não tenho muita informação para formar uma opinião definitiva sobre esse caso.

PB: Você acredita na absolvição dos atletas? O técnico Jayme Netto eximiu todos eles de culpa.
CQ: Não sei... Não sei como funcionam as leis de antidoping. Dois atletas flagrados (Luciana França e Josiane Tito) treinam em Prudente (Centro de Treinamento da UNESP) e são do grupo Rede Atletismo. Mas eu nunca percebi uma mudança no desempenho deles. Eles ficam lá na Rede (Bragança Paulista – SP) direto.

PB: Como foi a reação dos alunos e atletas que trabalham aí em Prudente?

CQ: Todos ficaram surpresos com os testes. E principalmente com os resultados. Nunca passou em nossas cabeças que isso estava acontecendo.

PB: E essa história de delação. Tudo indica que houve uma denúncia contra o grupo Rede. Você acredita nisso?

CQ: Com certeza! Os fiscais chegaram com um kit especifico para (EPO). Mas não acredito que o ex-fisiologista seja o delator. Foi alguém do grupo dele (Jayme Netto).

PB: Jayme Netto afirmou que Pedro Balikian, fisiologista da equipe, organizou todo o ciclo utilizando a substância eritropoietina recombinante (EPO). Os atletas acreditavam estar tomando um ciclo de aminoácidos. Claudinei, o Jayme sabia?

CQ: Eu não sei. Mesmo conhecendo ele há muito tempo, não posso dizer que sim, nem que não. Eu prefiro não colocar a mão no fogo por ninguém. Ele é meu amigo, mas estou boiando nisso tudo.

PB: O técnico Jayme Netto acredita que Balikian também não sabia com o que estava mexendo. Não é estranho um fisiologista não conhecer uma substância tão famosa entre os casos de doping no mundo? Quem é Pedro Balikian?
CQ: É complicado. Prefiro conversar primeiro com o Jayme. Por enquanto não dá. Tudo que eu sou no atletismo, eu devo ao Jayme Netto. Eu não falei com ele ainda. O que acontece na Rede Atletismo eu não tenho acesso. Ele é professor aqui da UNESP (Universidade Estadual Paulista – Campus de Presidente Prudente).

Nenhum comentário: