domingo, 1 de novembro de 2009

Série B: A briga para ficar

Se na parte de cima da tabela da Série B a briga está acirrada, lá embaixo está ainda mais. Uma boa notícia para os torcedores de ABC, Fortaleza, Campinense e América-RN é que desde 2006 - ano em que a Série B passou a ter a fórmula de disputa atual - nunca os 4 últimos colocados após a 33ª rodada foram os rebaixados. Sempre um deles conseguiu escapar.

Por outro lado, Brasiliense, Ipatinga e Juventude têm que abrir os olhos. Isto porque a distância que essas equipes abriram para a zona de rebaixamento é boa, mas não definitiva. Basta lembrar que em 2006, nessa época do campeonato, o Paysandu era o 13º colocado, com os mesmos 41 pontos de Brasiliense e Ipatinga hoje, e terminou caindo para a Série C. E candangos e mineiros não vivem bons momentos: o Jacaré perdeu 4 dos últimos 5 jogos e o Tigre não vence há 5 partidas.

As situações de ABC, Fortaleza e Campinense, porém, são dramáticas, não apenas pelas posições na tabela, mas pelos retrospectos nesta Série B. O time paraibano só esteve fora do Z-4 uma vez nas 33 partidas: foi logo na 1ª rodada. O Alvinegro potiguar apenas três vezes: na 6ª, na 27ª e na 28ª rodadas. E o Tricolor de Aço, desde a 16ª rodada, só conseguiu deixar o grupo dos 4 últimos uma vez: na 29ª. Além do mais, essas equipes disputam 3 dos 5 jogos que restam fora de casa e têm os 3 piores aproveitamentos do campeonato como visitantes.

Post retirado do blog Revista da Série B