quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gil, do Atlético-GO, analisa a campanha da equipe

A tabela de classificação da Série B apresenta um novo líder: Atlético-GO. Para muitos, trata-se de uma surpresa. Afinal, Portuguesa, Vasco, Bahia e Guarani têm mais tradição que a equipe goiana. Porém, a excelente campanha não é novidade para um dos destaques do Atlético, o zagueiro Gil.

"A equipe se conhece há algum tempo. A união é a força de nosso grupo. O time sempre mantém o padrão tático e técnico mesmo quando perdemos jogadores por ordem médica ou por suspensão", disse Gil, que está sendo pretendido pelo Santos.


O futuro do jogador no Atlético-GO é incerto, mas o zagueiro acha que o time tem boas chances de subir para a Série A.


"Se continuarmos nesse ritmo temos grande chance de chegar à Série A. O trabalho é sério, e isso é fundamental para qualquer equipe", concluiu.


Por Leandro Amaral

Guarani deixa a liderança

Na onda da Série B do nosso amigo Thiago Teixeira, a rodada de ontem também foi importante pois depois de dez rodadas o Guarani deixou a liderança da competição. O Bugre segue em mau momento e perdeu de virada para a Portuguesa, por 4 a 3, no Canindé. Foi o quarto jogo seguido sem vitória da equipe bugrina. Já a Lusa conseguiu os três pontos de forma heroica e encostou no topo da tabela, na terceira posição, com 27 pontos. O novo líder é o Atlético-GO, que bateu o Duque de Caxias com tranquilidade, por 3 a 0.

A partida no Canindé foi, com certeza, umas das melhores que vi este ano. A Portuguesa abriu o placar logo aos 4 minutos, com Héverton, mas depois o que se viu foi um verdadeiro baile da equipe de Campinas. Em menos de meia hora o Guarani fez três gols e poderia ter feito mais, tamanha a facilidade que encontrava. Dava gosto de ver as constantes movimentações de Valter Minhoca, Maranhão, Ricardo Xavier, Caíque, Andrezinho...

Mas aí veio o segundo tempo e Paulo Bonamigo conseguiu arrumar a defesa da Lusa e ajustar o ataque, colocando o experiente Christian como referência na área. Deu certo. Os donos da casa tiveram amplo domínio do jogo, perderam gols incríveis, mas conseguiram marcar três vezes, enquanto o adversário simplesmente parou.

Vitória justíssima da Lusa, que vai se credenciando como um dos favoritos a voltar à elite. O Guarani, por sua vez, precisa abrir o olho rápido. Tem um bom time, bem arrumado, mas parece que a parte física não anda das melhores. Pela segunda vez consecutiva a equipe joga bem na primeira etapa, mas "morre" após o intervalo e deixa escapar pontos importantes.

Resultados desta terça-feira:

São Caetano 4x1 Campinense
Ponte Preta 3x1 Vila Nova
Figueirense 3x1 Brasiliense
Paraná 1x3 ABC
Vasco 2x1 Fortaleza
Portuguesa 4x3 Guarani
Ceará 2x0 Ipatinga
América-RN 1x4 Bragantino
Atlético-GO 3x0 Duque de Caxias
Bahia 2x2 Juventude

Dever de casa

Quando eu fazia segundo grau no CEFET, havia algumas matérias em que nós fazíamos o que chamávamos de "esquema copeiro". A média para passar era sete, mas fazendo prova final você podia tirar cinco em todas as provas. Resumindo, a gente levava aos trancos e barrancos. Mais ou menos como o Vasco levou a partida desta terça-feira, contra o Fortaleza, em São Januário. Não fez um grande jogo, muito pelo contrário, mas foi o suficiente para passar por uma adversário que agora está na zona de rebaixamento para a Série C.

Esse time do Vasco parece que não sabe perder. Demorou cinco rodadas para se refazer da desclassificação para o Corinthians, na Copa do Brasil. E entrou em campo afobado, nervoso, querendo mostrar serviço, mas desorganizado e, como sempre, azarado. Paulo Sérgio é a mais nova "vítima" do sapo que só pode estar enterrado em alguma canto de São Januário. É muita gente machucada em um ano só. Do péssimo primeiro tempo valeu apenas o belíssimo gol de Alex Teixeira, que parece realmente mais confiante. Quem viu este garoto nas divisões de base sabe que ele pode render muito mais.

No segundo tempo, quando o Vasco parecia melhorar e se preparar para decidir o jogo, a defesa de 2009 resolveu se transformar na de 2008. Pelo segundo jogo seguido o Vasco levou um gol em escanteio, com a bola passando por toda a zaga vascaína. Aliás, injustiça minha. Não passou por Amaral, que fez o gol contra, sem culpa nenhuma. Depois disso veio o Vasco atabalhoado do primeiro tempo. Dominava, mas pouco criava. A mesma lenga-lenga da péssima sequência de empates que agora cobra suas consequências: o Vasco está fora do G4 mesmo com a vitória, empatado em pontos com o Figueirense.

Menos mal que Alex Teixeira arrumou também o pênalti, muito bem cobrado por Adriano. Depois disso, só aqueles sustos típicos de um aluno relapso nos pais. Que nem eu fazia nos meus tempos de CEFET.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 1 FORTALEZA
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ) Data/hora: 28/7/2009 - 21h
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR) Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)
Renda/público: R$ 111.063,50 / 10.515 presentes
Cartões amarelos: Mateus e Alex Teixeira (VAS); Julio, Cristian, Jailson, Edson, Elvis e Amarildo (FOR) Cartões vermelhos: Jailson, 20'/2°T (FOR); Mateus, 29'/2°T (VAS)
GOLS: Alex Teixeira, 45'/1°T (1-0); Amaral (contra), 15'/2°T (1-1); Adriano, 22'/2°T (2-1)
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio (Mateus, 12'/1°T), Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Souza (Philippe Coutinha, 18'/2°T) e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Adriano (Robinho, 25'/2°T). Técnico: Dorival Júnior.
FORTALEZA: Alexandre Fávaro, Maisena, Amarildo, Edson e Jaílson; Júlio, Kiko (Bismarck, 31'/2°T), Coutinho e Cristian (Paulo Roberto, 28'/2°T); Luiz Carlos e Marcelo Nicácio (Elvis, 25'/2°T). Técnico: Giba.
Por Thiago Teixeira (Acompanhando o Vasco)