sexta-feira, 5 de junho de 2009

Por um dia serei Tricolor!

Nesta quinta-feira, faleceu o Dr. Durval Valente, meu avô. Talvez os leitores deste blog não saibam quem ele foi, mas eu queria fazer uma homenagem para esse cara que eu admirava bastante e ao mesmo tempo trazer uma história interessante, ligada ao tema do nosso espaço virtual, o esporte.

Não precisei pensar muito, já que Durval foi médico do Fluminense durante alguns anos, trabalhando, inclusive, com Carlos Alberto Parreira, atual treinador do clube. E foi durante um Fluminense e Vasco, em pleno Maracanã lotado, que aconteceu a história que vou narrar, quando o craque do tricolor, Rivelino, recebeu uma entrada dura de um adversário e caiu no gramado.

O juiz da partida, ninguém menos que o famoso Arnaldo César Coelho, ignorou a entrada e deixou o astro lá, atirado no gramado, pensando não passar de uma bela cera. Foi então que o Dr. Durval invadiu o campo, ignorando a negação do juiz, e correu para atender Rivelino, ainda sentindo dor no chão. Foi ai que aconteceu uma das cenas mais inusitadas que o Maracanã já viu.

O Sr. Arnaldo não gostou da atitude do médico tricolor e sacou do bolso o instrumento que é utilizado exclusivamente para advertir os jogadores, um cartão vermelho. Foi ai que meu avô se tornou o único médico no Maracanã a ser expulso de campo, com direito a cartão e foto enviada por um fotografo do Jornal do Brasil. E talvez um dos poucos cartões dados não por uma falta violenta ou por um xingamente, mas por um ato de bravura, de quem tinha certeza de qual era o seu dever.

O doutor um dia foi flamenguista. Mas depois de passar alguns anos pelas Laranjeiras, passou a dizer com orgulho que era tricolor, negando inclusive que tivesse sido rubro-negro algum dia. Percebendo que ele realmente acreditava naquela mudança de time e que algo muito bom deve ter acontecido para ele durante sua passagem pelas Laranjeiras, em sua homenagem farei o mesmo caminho e, por um dia, direi com orgulho que sou torcedor do Fluminense.

Que Deus o tenha e obrigado por tudo, doutor. Sentiremos sua falta, por tudo de bom que fez por essa família e por todos que o cercaram.

Quem pode parar Kobe?

Na noite desta quinta-feira começou a série final da NBA com o LA Lakers passeando sobre o Orlando Magic por 100 a 75. Não sei quanto a vocês, mas, pra mim, essa temporada já acabou. Se o Lakers não fizer 4 a 0, será algo bem próximo disso.

Tudo que cerca essa final, todos os números, estatísticas, acontecimentos, enfim, tudo indica que o Lakers será campeão. Vamos a alguns fatores. Das 43 séries de Playoffs que o técnico Phil Jackson começou vencendo a primeira partida, absolutamente todas as 43 ele venceu no final. Kobe Bryant perdeu a final do ano passado e se mostrou extremamente chateado com aquela perda, voltando esse ano com uma garra impressionante.

Kobe não ganha um título desde do tricampeonato conquistado quando Shaq ainda estava na equipe. Ou seja, é questão de honra para ele mostrar que pode vencer sem o ex-companheiro. Logo no primeiro jogo contra o Orlando, Kobe anotou 40 pontos, sua maior marca em uma final de NBA, o que mostra que o cara está disposto.

Está circulando, inclusive no Brasil, um documentário de Spike Lee sobre Kobe Bryant jogando, e o foco principal é mostrar a obsessão do craque por esse título. E realmente impressiona. Considerando que realmente o cara joga demais, e que vi poucos jogarem que nem ele, acho praticamente impossível que Dwight Howard e cia consigam tirar esse título de Los Angeles.

EXCLUSIVO - SENNA: "ESTOU INDO PARA ÁFRICA NO FIM DO MÊS. A ESPANHA ESTARÁ NA FINAL"



O Blog Passando a Bola bateu um papo com o volante Marcos Senna, que não foi convocado para a seleção espanhola, que vai disputar a Copa das Confederações, já que está se recuperando de uma lesão. O jogador está passando férias no Brasil. Senna é naturalizado espanhol e foi campeão da última Eurocopa, em 2008, com a Fúria. O volante é capitão da seleção número um no ranking da FIFA. Confira a ótima entrevista com Marcos Senna:


Passando a Bola: A Seleção espanhola vive um ótimo momento, mas não vai contar com você e com o meia do Barcelona Iniesta na Copa das Confederações. Esses desfalques podem desmontar o esquema da equipe?

Marcos Senna: Olha, eu acho que não, porque tem muitos jogadores de qualidade. O time tem uma forma de jogar e não vai mudar.

PB: Quem deve entrar nessas duas vagas?

MS: Eu acredito em Xabi Alonso(Liverpool) e Santi Cazorla (Villarreal).

PB: Brasil e Espanha chegam como os grandes favoritos para conquistar a Copa das Confederações?

MS: Eu indicaria a Itália também. Pela tradição no futebol e a qualidade dos seus jogadores. As três estão juntas como as favoritas.

PB: Você acredita que o jogo da Fúria encaixa com o jogo do Brasil?

MS: Eu acredito que sim. Se apostar no mesmo esquema, acredito que sim.

PB: Como você vai acompanhar a Seleção espanhola na Copa das Confederações?

MS: Estou indo para a África do Sul no fim do mês. Acredito que a Espanha vai estar na final.

PB: Como vocês do Villarreal receberam a saída do técnico Manuel Pellegrini, que agora é técnico do Real Madrid?

MS: Olha, eu acho que para nós (Villareal) foi um lado de alegria pelo sucesso dele, mas por outro lado ficou a tristeza de perder o nosso técnico para outro clube. Mesmo assim ficamos contentes.

PB: O que você pode falar do novo comandante Ernesto Valverde?

MS: O pessoal tem ótimas informações dele. Foi campeão da Liga e da Copa da Grécia dirigindo o Olympiakos.

PB: Você já está pensando em como marcar o Kaká, Cristiano Ronaldo, Franck Ribéry, Ibrahimovic, jogadores especulados no Real Madrid?

MS: A gente já está acostumado, já que o Campeonato Espanhol é uma liga com muitos talentos. E eu já estou habituado a jogar contra esses caras na Liga dos Campeões.

Clichês inevitáveis


Domingo é dia de clássico no Maracanã. Fluminense e Botafogo se enfrentam de olho em um resultado que possa afastar de vez a crise que ronda os dois clubes. Nas Laranjeiras, a "bomba" já estourou. As 5 partidas sem vencer deixaram o clima entre jogadores e torcida tenso. Torcedores invadiram o treino, bateram em Diguinho, tiros foram disparados... No Botafogo a situação é um pouco mais tranquila, apesar do time de Ney Franco também viver um longo jejum (7 jogos). A torcida já protestou, mas a diretoria descobriu a tempo e conseguiu mudar o treino de lugar, preservando os jogadores. Nesta quinta o muro de General Severiano foi pichado com ameaças. Ou seja, o jogo de domingo tem tudo para ser de vida ou morte.

Dentro de campo, muitas dúvidas. No Fluminense, Parreira decidiu manter Ricardo Berna como titular no gol, depois de sua ótima atuação contra o Náutico. Mas os problemas não param por aí. O treinador ainda quebra a cabeça para escalar a equipe. A produção dos laterais continua abaixo do esperado. Na frente, a questão é saber quem fará dupla com Fred. Thiago Neves será deslocado novamente para o ataque ou voltará ao meio-campo? A tendência é que a escalação diante do time pernambucano permaneça, com o camisa 10 de atacante e Marquinho, Carlos Eduardo e Conca no meio.

No Botafogo a dúvida é o esquema que Ney Franco irá utilizar. Durante a semana falou-se em 4-4-2, 4-3-3 e na manutenção do 3-5-2. Acredito que Ney deve optar pelo 3-5-2 no início, já que o time vem jogando assim desde o começo do ano e uma mudança em jogo tão importante é arriscado. Durante a partida, caso a equipe não esteja rendendo, aí sim uma alteração poderá ocorrer, como aconteceu no jogo contra o Sport. Certo mesmo é que Tony ganhou moral e pode pintar ao lado de Victor Simões no ataque. Seria a minha escolha, pois Laio ainda é um garoto e não sei se suportaria a pressão que envolverá o confronto.

Seja como for, será um jogo de tudo ou nada. Será um autêntico Clássico dos Desesperados.

Mercado europeu está pegando fogo

Segundo a versão on-line do tablóide inglês The Sun, o novo treinador do Chelsea, Carlo Ancelotti, quer transformar o lateral-esquerdo, Ashley Cole, em um dos laterais mais bem pagos do mundo. Os Blues estão oferecendo um novo contrato de quatro anos no valor de 28 milhões de libras (cerca de 87 milhões de reais) com salários de 130 mil libras (cerca de 400 mil reais) por semana. Todo esse esforço tem um motivo: o Barcelona. O técnico Pep Guardiola está preparado para oferecer 20 milhões de libras (cerca de 63 milhões de reais) para contar com Ashley Cole na próxima temporada. Cole tem mais dois anos de contrato com salários de 80 mil libras por semana. O Barcelona está disposto a pagar uma alta quantia pelo lateral da seleção inglesa, já que, para os catalães, a ala-esquerda é o ponto mais fraco da equipe. Caso acerte a extensão de contrato com o clube inglês, Ashley Cole vai se juntar à Frank Lampard, John Terry e Michael Ballack como os jogadores mais bem pagos dos Blues.


Sheik de Madrid:

O presidente do Real Madrid, Florentino Perez, afirmou em entrevista que vai contar com o astro Cristiano Ronaldo ainda neste mês. Segundo o mandatário espanhol, Ronaldo tem uma multa de 75 milhões libras (cerca de 235 milhões de reais) para sair do Manchester United. Perez está disposto a desembolsar essa quantia. Caso o Real contrate o português, será o maior valor pago na história do futebol, superando os 200 milhões de reais pagos pelo próprio Real à Juventus para contar com o craque Zinedine Zidane em 2001. Florentino Perez afirmou também que vai trabalhar para realizar o sonho dos madrilistas. Contar com os dois últimos vencedores do prêmio de melhor do mundo da FIFA (Kaká e Cristiano Ronaldo).

O pacto de Munique:

Três gigantes do futebol europeu vão travar uma forte batalha para ter um final feliz em Munique. Manchester United, Chelsea e Real Madrid estão na briga para contratar o meia Frank Ribéry, do Bayern de Munique. O clube alemão está dificultando, mas já existe um valor que está seduzindo os bávaros. O Chelsea teria oferecido 43 milhões de libras (cerca de 130 milhões de reais), mas um detalhe está atrapalhando o negócio. Ribéry deseja um salário de 125 mil libras (cerca de 390 mil reais) por semana. Já os Blues estão relutantes em pagar mais de 90 mil libras (280 mil reais). Além disso, o clube londrino tem um conhecido rival na disputa pelo francês. Segundo especulações na mídia francesa, o Manchester United pode pagar 70 milhões de libras (cerca de 215 milhões de reais) pelo craque, mas o Real surge como favorito. O lobby que Zidane vem fazendo pró-Real pode ser decisivo. O ex-jogador do Madrid é uma espécie de assessor do presidente Florentino Perez e vem fazendo a cabeça do jogador para ele atuar na Espanha.