sábado, 27 de junho de 2009

EXCLUSIVO - BELLUZZO: "TIVE QUE TOMAR UMA ATITUDE"


Mais um fim de semana com demissão de técnico. Dessa vez, Vanderlei Luxemburgo, cinco vezes campeão brasileiro, foi demitido do Palmeiras. O anúncio foi feito pelo próprio Luxemburgo, que usou o seu blog para revelar o desligamento. O Blog Passando a Bola não perdeu tempo e bateu um papo com o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, que abriu o verbo sobre o assunto e revelou detalhes da crise alviverde. Venha conferir essa resenha de alto nível.

PASSANDO A BOLA: Presidente Belluzzo, quais foram os motivos da demissão do técnico Luxemburgo?

LUIIZ GONZAGA BELLUZZO: É muito simples. Ele se manifestou de maneira imprópria, o que ele falou era um assunto da presidência. Eu não escalo o time dele. Foi muito infeliz. Eu sei que ele não fez de má fé, mas tive que tomar uma atitude.

PB: Ele afirmou que foi demitido por insubordinação. A declaração sobre a possível venda do atacante keirrison foi a gota d’água?

LB: Isso foi complicado. Eu que tenho que falar, ele é o técnico, ele não pode falar isso! O jogador é um patrimônio do clube. Eu gosto dele, mas tem horas que a gente tem que agir. Ninguém está acima do clube, nem eu.


PB: A diretoria vinha avaliando o trabalho dele e estava insatisfeita com os resultados?

LB: Estávamos, mas não tínhamos razão para questionar o trabalho dele. Mas às vezes ele extravasava além do cargo dele, além da alçada dele. Ele queria discutir com a torcida. Você não pode ficar polemizando com a torcida. Ele é experiente, mas ficava muito incomodado. Lamentavelmente ele não se deu conta que isso estava prejudicando.


PB: Nesse processo de substituição, quem está na lista? Muricy e Abel são nomes cotados? O senhor tem um tempo mínimo para contratar o novo comandante?

LB: Nós estamos procurando. Esses nomes são os preferidos, semana que vem a gente deseja estar com o técnico trabalhando aqui.

PB: Eu li que o Palmeiras está montando uma comissão fixa. Isso de fato está acontecendo? E o novo técnico, chega com seu staff ou sozinho?

LB: Antônio Mello (preparador físico) sai, Antônio Lopes Junior (auxiliar técnico) sai. Fizemos uma proposta para alguns membros da comissão continuarem conosco. Ficaram de responder semana que vem. Em relação à comissão fixa, é verdade, estamos mantendo a comissão que veio com o Caio Jr em 2007.


PB: Haverá debandada de jogadores indicados pelo Vanderlei?

LB: Isso não, eles são jogadores do Palmeiras, eles são do clube. Nós estamos contentes com o time, mas vamos contratar mais jogadores. Já compramos o Figueroa (lateral-direito chileno) e vamos atrás de um atacante para o lugar do Keirrison.

PB: Falando no Keirrison. Ele está vendido para o Barcelona?

LB: Nós estamos na espera. Acho que vai sair, mas se não confirmar vai ficar feio. O empresário dele, o Malaquias, forçou a barra para ele sair. Ele fez mal ao jogador e ao clube. O menino caiu de produção por causa disso. Colocou na cabeça que tinha que sair e não conseguiu jogar mais. Eles (Barcelona) vão pegar o Keirrison e colocar em um clube espanhol ou alemão para maturar. Fizeram com o Henrique. Ele queria ir! Não tem o que fazer. O Keirrison está com a cabeça na lua, na verdade, em Barcelona.

PB: Presidente, quanto o Palmeiras vai ganhar com a venda do K-9?

LB: O Palmeiras ganha 20 % do lucro (5,4 milhões de Reais). Esse valor será investido em contratações.

Nenhum comentário: