quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Equilibrio é fundamental

Que o Flamengo tem um dos melhores, senão o melhor, ataque do Brasil, todos nós sabemos. O chamado "Império do Amor" marcou 11 gols nos 4 jogos que atuou (6 de Vágner Love e 5 de Adriano), sem contar nos outros 8 gols marcados pelo resto do time, totalizando 19 no Estadual. Porém, apesar de ter se garantido na semifinal da Taça Guanabara, os erros defensivos em excesso do Rubro-Negro preocupam. Andrade diz que não, que é normal, inclusive lembrou do fantástico time do início dos anos 80, que ganhava sempre de 4 a 2, 5 a 3...

Mas vem cá, Andrade? Não seria melhor tentar corrigir essas falhas na marcação? Afinal, das 6 equipes que o Flamengo enfrentou até agora, a única que deve ser respeitada é o Fluminense, que mesmo assim jogou desfalcada de seu principal atacante, Fred. Os outros adversários são muito inferiores e um time campeão brasileiro não pode se dar ao luxo de levar 12 gols em 6 partidas. Até porque, a defesa é praticamente a mesma do ano passado, quando a equipe tinha bastante segurança. O que está havendo? Bom, na minha opinião, o começo de tudo está na marcação a frente da zaga. A saída de Aírton faz falta, mas quem é mais importante nesse sistema é o Willians. Quando o Pulmão de Aço retornar, acredito que essas falhas devem diminuir. Mas ele e Toró terão que se ajeitar no meio-campo, para não bater cabeça e conseguir cobrir os avanços de Leo Moura e Juan.

Outro ponto é que Ronaldo Angelim e Álvaro não começaram bem o ano. O primeiro está muito lento, às vezes até afoito, dando chutões errados e proporcionando contra-ataques, como no segundo gol do Olaria ontem. O segundo conseguiu a proeza de ser expulso duas vezes em 4 partidas. É por isso que eu acho que o Flamengo ainda precisa se reforçar com um bom zagueiro se quiser ir longe na Libertadores. Outro problema inacreditável é a quantidade de cartões vermelhos e penaltis cometidos. Uma equipe profissional, atual campeã do Brasil, não pode ter 4 jogadores expulsos e 5 penalidades contra em 6 jogos. Há algo de errado sim e Andrade não se preocupar com isso é bastante preocupante. Abre o olho, Tromba!