quarta-feira, 17 de junho de 2009

Coisas (incríveis) do futebol!

As duas Coreias, do Sul e do Norte, nunca mantiveram relações diplomáticas, já que suas criações se deram junto com o fim da Guerra da Coreia, em 1953, quando EUA e URSS dividiam influências ao redor do mundo. Desde então, diversos episódios colocaram os dois países em momentos de tensão, e o mundo sempre esteve de olho aberto para essa conflituosa relação.

Mas para quem não conhece essa parte da história e acompanhou a última rodada das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo, poderia pensar que os vizinhos coreanos são grandes amigos. Aconteceu nesta quarta-feira. A Coreia do Sul enfrentou o Irã e estava perdendo o jogo até os 41 do segundo. O resultado obrigava a Coreia do Norte, que enfrentaria a Arábia Saudita mais tarde, a vencer o jogo para seguir sonhando com a Copa.

Mas Park, meio de campo do Manchester United, marcou um gol no fim do jogo e acabou com as chances do Irã. Mais tarde, a Coreia do Norte precisava de um empate para se classificar. E assim o fez, depois de segurar o 0 a 0 com os sauditas, em um jogo pra lá de dramático. Se os do Sul não tivessem empatado...

De volta à Copa do Mundo

A última participação da Coreia do Norte em uma Copa do Mundo aconteceu há 43 anos atrás, e não foi com uma partida qualquer. Depois de eliminar ninguém menos do que a Itália, ainda na fase de grupos, a Coreia abriu 3 a 0 contra a seleção portuguesa nas quartas de final da Copa da Inglaterra. Mas os coreanos não conseguiram segurar Eusébio e Cia, que viraram a partida para 5 a 3, com três gols do Pantera Negra, que fez uma das suas maiores atuações da sua carreira.

Protestos iranianos

Um fato curioso me chamou a atenção neste jogo entre Irã e Coreia do Sul. Alguns jogadores iranianos entraram em campo com uma pulseira verde no pulso. A cor faz referência ao candidato derrotado nas eleições à presidência do país, que acusa o eleito e atual presidente Ahmadinejad de fraude nas eleições. A Fifa proíbe qualquer manifestação política em campo e resta agora saber se ocorrerá alguma sansão aos jogadores do Irã, que não têm mais chance de ir à Copa.

MAIS UMA OFERTA PARA CHOCAR O MUNDO


Três gigantes do futebol europeu vão travar uma briga de titãs nas próximas semanas. O motivo: Franck Ribéry, meia do Bayern de Munique. Segundo a versão online do tablóide inglês The Sun, Manchester United e Chelsea já fizeram uma proposta oficial pelo craque francês. Mas o Real Madrid estaria preparando um golpe de mestre, uma proposta de 70 milhões de Libras (cerca de 226 milhões de Reais). Caso isso aconteça será a segunda maior contratação da história do futebol.

O Bayern recusou as primeiras investidas dos clubes ingleses e do campeão europeu, Barcelona. Segundo o presidente do clube bávaro, Karl-Heinz Rummenigge, todos têm que ter calma, já que o Bayern tem a palavra final. Na cabeça do jogador a decisão já está tomada. O Real Madrid é o destino preferido de Ribéry.

Em uma primeira proposta os madrilistas ofereceram 40 milhões de Libras (cerca de 130 milhões de Reais), além dos meias da seleção holandesa (Wesley Sneijder e Rafael van der Vaart). A oferta foi recusada pelos alemães que desejavam o atacante holandês Arjen Robben. Agora o gigante da capital espanhola vem com tudo. Uma informação veiculada nos jornais espanhóis confirma essa mega investida. O clube merengue retirou ontem um empréstimo de 70 milhões de Libras no banco espanhol Caja Madrid.


Rapidinhas do mercado europeu:


Real faz escola: Além de tentar a contratação do craque francês Franck Ribéry, o Chelsea também deseja o atacante Carlos Tevez. O novo técnico, Carlo Ancelotti, está pedindo a contratação do argentino. Roman Abramovich está disposto a pagar 30 milhões de Libras (cerca de 97 milhões de Reais) e 120 mil Libras por semana de salário.

O substituto de Van der Sar: O Manchester United está de olho na renovação de contrato do goleiro espanhol Victor Valdés, campeão europeu com o Barcelona no mês passado. O jogador de 27 anos pediu um valor muito alto para renovar seu contrato que se encerra no fim da próxima temporada ( cerca de 9 milhões de Euros). O presidente do Barça, Joan Laporta, afirmou que não vai alterar o teto salarial da equipe catalã.

Eto'o pede alto para sair do Barça: O atacante camaronês Samuel Eto'o pediu 1 milhão de Euros (cerca de 2,7 milhões de reais) por mês para assinar com o Manchester City. A situação do africano é semelhante ao caso do goleiro Victor Valdés. Perto do fim de seu contrato, Eto'o está aproveitando o bom momento (venceu tudo esse ano com o Barça) para pedir muito alto. Se depender do Sheik Mansur, dono do City, Samuel Eto'o vai se tornar o jogador mais bem pago da Premiership.