sábado, 10 de outubro de 2009

MAESTRO RUBRO-NEGRO

Olá blogueiros. Já virou rotina elogiar as atuações do sérvio Petkovic (foto). Hoje mais uma vez o gringo acabou com o jogo! Pet foi decisivo na vitória de virada do Flamengo em cima do São Paulo (2x1), com um golaço de pênalti - é isso mesmo, ele fez um golaço de pênalti ao estilo Zidane na final da Copa da Alemanha - e ainda colocou o atacante Zé Roberto na cara do gol para confirmar a virada. E não parou por aí. O camisa 43 deu carrinho, roubou bola, orientou os companheiros e ficou até o fim da partida em campo. Nas últimas oito rodadas do Brasileirão, tem dando gosto de ir ao estádio ou assistir aos jogos do Flamengo pela televisão. O maestro Rubro-Negro é o melhor jogador da Série A.

Petkovic marcou 4 gols e deu 3 assistências, nesses oito jogos de invencibilidade do Flamengo. Nesse período o time marcou 16 gols e sofreu 4 (Pet participou de 7 dos 16 gols marcados). Quase 50% dos gols da equipe saem dos pés do craque. É impressionante o desempenho desse meia de 37 anos, não me lembro de ver o gringo jogando com tanta responsabilidade, liderança e qualidade. Acho que nem em 2001, quando se tornou herói da nação, Petkovic jogava com tanta participação durante toda a partida.

Para terminar, queria lembrar que na sua chegada ao clube, Pet foi questionado e até desrespeitado pela diretoria do futebol. Na época, Kleber Leite, Plínio Serpa Pinto e o técnico Cuca foram contra o retorno do craque. A chegada do sérvio foi uma solução encontrada pelo Presidente interino Delair Dumbrosck para equacionar uma dívida com o jogador. A cúpula do futebol boicotou a apresentação de Petkovic e o técnico Cuca fez pouco caso da entrada do jogador no elenco. Quis o destino que os três (Kleber, Plínio e Cuca) deixassem o clube enquanto o gringo comanda uma arrancada cada vez mais concreta do Flamengo.