quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TALADRO IMPARABLE

O Torneio Apertura pode ter um campeão inédito. Com 15 rodadas disputadas, o Banfield segue firme na liderança do campeonato, agora de maneira isolada. O Taladro alcançou a primeira colocação com a vitória sobre o Independiente por 2 a 1 e se beneficiou do empate em 2 a 2 no clássico rosarino entre Newell’s Old Boys e Rosario Central. O Banfield tem 35 pontos, enquanto o Newell’s tem 33.

O Passando a Bola entrevistou o presidente do líder do Torneio Apertura, Carlos Portell (foto), que além de dirigir o clube desde 1998 é tesoureiro da AFA.

PB: Como o senhor está vivendo esse momento, com o Banfield quase campeão e com vaga praticamente assegurada na próxima Libertadores?

Carlos Portell: É um momento fantástico. Estamos escrevendo a nossa História. É o prêmio por um trabalho feito com seriedade e simplicidade.

PB: Qual seria o impacto para o futebol argentino se nenhum dos cinco grandes chegar à Libertadores? Representa uma renovação do futebol argentino?

CP: Isso mostra que estão se igualando as possibilidades, tanto dos times grandes quanto dos times menores. É uma mostra de que estamos tendo um campeonato mais equilibrado e também mais transparente. Atualmente um time pequeno pode sonhar tanto quanto um clube dito maior.

PB: Equipes como Banfield, Colón, Lanús e Huracán estão em condições de manter a regularidade e participar com mais freqüência de torneios internacionais?

CP: Considero que sim, porque todos esses clubes estão trabalhando bem e de maneira muito forte, as suas divisões de base. No nosso caso, as divisões de base suprem quase a totalidade do plantel que disputa a Primeira Divisão.

PB: Pode-se dizer que neste momento o trabalho realizado pelos dirigentes do Banfield é mais eficiente e serve de exemplo para os grandes? Existe alguma diferença entre a forma de trabalhar do Banfield com a de River e Boca?

CP: Não conheço a maneira de trabalhar de River e Boca, porém considero que o trabalho realizado pelo Banfield está dando resultados positivos. A receita é simples. Trabalhar bem com as categorias de base, ao mesmo tempo, sempre que um desses jogadores vai para o time principal fazemos um contrato de três anos, de forma a dificultar suas saídas. O jogador só sai no caso de uma venda eventual e vantajosa para o Banfield. Ao mesmo tempo, investimos na estrutura do clube, como remodelação do estádio e também na parte social. Os sócios também representam grande fonte de receita para o clube.


Nota da redação

A receita é simples mas com certeza é mais fácil de ser aplicada a um clube como o Banfield, com poderes centralizados na figura de uma pessoa. O Taladro não tem em seu interior disputas políticas internas, como existem nos clubes de maior apelo popular.

Resultados da 15ª rodada: Estudiantes 3 x 1 Tigre; Lanús 3 x 0 Colón; Huracán 0 x 2 San Lorenzo; Atlético Tucumán 2 x 1 Chacarita; Independiente 1 x 2 Banfield; Newell’s 2 x 2 Rosario Central; Boca 4 x 0 Gimnasia; Godoy Cruz 1 x 1 River; Argentinos 1 x 1 Arsenal; Vélez 4 x 2 Racing

Classificação: Banfield 35, Newell’s 33, Estudiantes 29, Colón 28, Vélez 27, Independiente, Rosario Central e San Lorenzo 26, Boca 23, Argentinos 22, Lanús 21, Arsenal 20, Atlético Tucumán 15, River e Godoy Cruz 14, Gimnasia 13, Racing e Chacarita 11, Huracán 10 e Tigre 8.

Por Raphael Martins

BARÇA VENCE E MOSTRA FORÇA DO ELENCO

Com uma atuação de incontestável superioridade, o Barcelona derrotou nesta terça-feira a Inter de Milão, no Camp Nou, e assumiu a liderança do Grupo F da Liga dos Campeões. Piqué e Pedro fizeram os gols nos 2 a 0 do time catalão, que jogou sem Ibrahimovic e Messi, machucados. Com o resultado, o Barça chegou a oito pontos e pode até perder por um gol o último jogo da fase de grupos, dia 9, contra o Dínamo, em Kiev, que ainda assim se classifica às oitavas de final. A Inter de Milão (seis pontos) também segue dependendo apenas de si: se vencer o Rubin Kazan, no mesmo dia, no San Siro, avança sem depender do resultado da partida na Ucrânia. O Rubin também soma seis pontos e se classifica se bater o Inter. Ao Dínamo (cinco pontos), resta vencer o Barça por 2 a 0 ou por mais de dois gols, ou conseguir uma vitória simples e torcer por um empate entre Inter e Rubin.