terça-feira, 26 de maio de 2009

Chegou a hora!

Quando Barcelona e Manchester United pisarem no estádio Olímpico de Roma, o mundo inteiro estará colado em um televisor pronto para assistir, provavelmente, o jogo mais aguardado dos últimos anos. Talvez aguardado seja pouco quando na verdade esse é o jogo mais desejado pelos amantes do futebol. Se o Chelsea se classificasse ante o Barça, com certeza faria uma final bastante interessante contra os Diabos Vermelhos, mas (como já citei em outro post) os deuses do futebol foram bondosos em nos dar um jogo tão recheado de história e de números tão impressionantes que só nos resta reverenciar a atuação dos 22 craques que estarão em campo, nesta quarta-feira, com muita atenção. Até mesmo o palco do espetáculo será o ideal já que o Olímpico de Roma já sediou finais de Copa do Mundo, Olimpíadas e quatro finais de Liga dos Campeões, além de ter grandes dimensões, fator interessante para que dois times tão ofensivos tenham bastante espaço para brilhar.

Além do fato de os dois times contarem com os dois maiores jogares do planeta, Barcelona e Manchester terão muito mais do que somente a Taça de campeão europeu em jogo. O Barça, dono de dois títulos da Liga, chega a sua sexta final com a melhor média de gol marcados por um finalista nos últimos dez anos, 30 em 12 jogos. Seu técnico, Pep Guardiola, terá a chance de entrar para um seleto grupo, que inclui Cruyff, Carlo Ancelotti e Rijkaard, de ex-jogadores que venceram também como treinador. O time catalão poderá ainda conquistar a tríplice coroa, depois de garantir o título do Campeonato Espanhol e da Taça do Rei, feito nunca atingido por um clube espanhol.


Do outro lado, o time de Sir Alex Ferguson tentará a sua quarta Liga dos Campeões, a terceira sob o comando do mesmo treinador. Atual campeão do torneio, poderá se tornar o primeiro time a conquistá-lo por dois anos consecutivos desde que passou a se chamar Champions League, e a sétima vez na história. Depois de uma fase de grupos com atuações fracas, porém invicto, o Manchester chegou à final com uma facilidade assustadora ao vencer o Arsenal duas vezes, com um placar agregado de 4 a 1.


Nem sequer citei os números individuais dos dois times, já que para isso precisaria de mais uns três post, mas acreditem que também impressionam. Com tudo isso, a única certeza que podemos ter é que emoções não vão faltar na tarde desta quarta-feira. Pelo lado do Barça, seus dois laterais não estarão em campo, já que Abidal e Daniel Alves estão suspensos. Mas o ataque, o que realmente importa, está completo, com Messi, Eto'o e Henry sendo assistidos por Iniesta e Xavi.


O Manchester não deve ter muitas alterações do time que bateu o Arsenal, a única mudança deverá ser a entrada de Fletcher, que volta de lesão. Tevez deverá mesmo começar no banco. Vai entender a cabeça do Ferguson! Rooney e Cristiano Ronaldo, para alegria dos fãs, estarão em plena forma em campo.


Enfim, não perca!


ATÉ QUANDO?


Vendo as imagens da confusão que aconteceu nas Laranjeiras hoje à tarde, quando alguns marginais (torcedores organizados) entraram no gramado e um deles agrediu o jogador Diguinho, eu paro para pensar: até quando isso vai continuar?

Esse tipo de manifestação é recorrente nos clubes brasileiros, principalmente nas grandes equipes. Umas conseguem blindar mais outras menos, mas todos sofrem com esses bandidos. Não vou perder tempo escrevendo sobre esses vagabundos. Quero atacar os dirigentes. A cartolagem nos momentos de disputa política se prostitui por apoio ou para provocar uma pressão no adversário político. Eles dão moral e dinheiro para esse pessoal e acabam virando refém deles.

Como essa gente entra no clube e chega às vias de fato com um atleta? Ano passado caso semelhante aconteceu na Gávea. Um bando entrou na sede do Flamengo e paralisou o treino jogando bombas no gramado. Como pode!!! Se eu me juntar com uns amigos e protestar contra um político no Aeroporto durante o desembarque, a policia vai me retirar na hora e ainda vou levar uns tapas.

No futebol brasileiro é diferente. Essa gente tem plenos poderes para agir. O que me deixou mais revoltado neste caso envolvendo o Fluminense é que alguns dirigentes afirmaram saber da manifestação e até por isso teriam contratado um segurança particular, que por sinal deu tiros para cima durante a confusão. Se os dirigentes já sabiam, porque permitiram que os “torcedores” adentrassem o clube? Outra pergunta. Porque contratar um segurança armado e não chamar a policia? Essas perguntas só vão ser respondidas quando casos como o de hoje não ocorrerem mais.

Vasco ou Corinthians: quem perde mais com os desfalques?

Vasco e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira no Maracanã na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Mas os dois times têm problemas. As duas "estrelas" de cada equipe não poderão atuar: Carlos Alberto está suspenso pelo cartão que levou no jogo contra o Vitória, enquanto Ronaldo está vetado em função de uma contratura na panturrilha esquerda. Quem perde mais com as ausências?

Carlos Alberto tem me surpreendido este ano. Deixou de vez o estigma de jogador-problema para se tornar o grande líder deste grupo vascaíno. É o capitão e tem atuado bem. Fará falta, não só pela liderança que exerce em campo, como também pela qualidade do seu futebol, que pode definir uma partida a qualquer momento. Mas, se formos analisar os números, veremos que a ausência do camisa 19 não prejudicou o time carioca até aqui. Pelo contrário. O desempenho é ótimo. Nas 8 vezes que o Vasco atuou no ano sem o meia, foram 7 vitórias e 1 empate. Claro que uma análise não pode se basear apenas na frieza dos números, mas eles também não podem ser ignorados.


Para o lugar de Carlos Alberto, Dorival Junior tem três opções: Jéferson, Enrico ou Mateus. Nos treinos desta semana, o técnico escalou o primeiro, antigo titular da equipe. Se for o escolhido, Jéferson finalmente atuará em sua posição original: quarto homem de meio-campo, posição na qual se destacou no Santo André na Série B do ano passado. Porém, o jogador está fora de ritmo e será difícil aguentar os 90 minutos, já que não joga há um mês e meio, desde a semifinal da Taça Rio. Mesmo assim, para mim é a melhor opção. Enrico não empolga e Mateus, volante, faria com que a equipe ficasse recuada demais, apenas com Léo Lima na armação.


Já o Corinthians perde mais com a ausência de Ronaldo. Apesar do "jejum" de três jogos, o camisa 9 é bem superior ao seu substituto imediato, Souza. Tanto o é, que Mano pode não escalar o ex-jogador do Flamengo e optar pela entrada de Morais, ao lado de Dentinho e Jorge Henrique, deixando o ataque bem mais leve. Esta seria uma escolha interessante, já que o Maracanã é um campo de grandes dimensões, que propicia os contra-ataques. No entanto, mudaria o estilo de jogo dos paulistas, acostumados a jogar com uma linha de três armadores atrás de um atacante fixo.


Seja qual forem as escolhas, é certo de que a partida desta quarta será muito disputada e que o estádio estará lotado. Prenúncio de jogão!

ROLETA-RUSSA !!

Assim foi a passagem do atacante baiano Manuel de Brito Lima, o Obina, na história do Flamengo. Uma verdadeira ROLETA-RUSSA. O caminho do centroavante na Gávea começou da forma que terminou, com muita hostilidade e críticas da torcida.

Obina chega em 2005 ao Flamengo para ser o homem-gol do time. Já naquela época o ataque é um problema. Depois de uma temporada inativa no mundo árabe, o baiano entra muito mal nas partidas e vira piada. Mas algo estava guardado para ele. Com uma campanha ridícula no Campeonato Brasileiro, o Flamengo, depois da chegada do técnico Joel Santana, chegou precisando da vitória na última partida para não cair de divisão. Os rubro-negros enfrentaram o Paraná, em Curitiba, adversário complicado historicamente. O Fla conquistou a vitória por 1 a 0 com um gol do Obina no fim da partida. Nascia ali o Anjo Negro da Gávea. A ROLETA estava favorável.

A camisa dezoito vira talismã! Em 2006 o atacante começa mal. Mesmo assim marca gols em todos os jogos da fase final da Copa do Brasil. O Anjo Negro, mesmo saindo do banco, marcou gols importantes e o mais importante de todos: o primeiro gol da vitória por dois a zero sobre o Vasco na final da competição nacional(foto). Foi o ápice da relação jogador e torcida. Obina tinha virado um personagem para os torcedores. O que tinha começado como uma gozação com os adversários (um time tinha que ser ruim demais para levar um gol do Obina) se transformou em superstição, amuleto, pé de coelho e xodó. O camisa dezoito estava vivendo um conto de fadas, mas a ROLETA não perdoa e como sempre surpreende a vítima.

Durante a disputa da semifinal da Taça Guanabara de 2007, o centroavante rompeu os ligamentos do joelho durante a conclusão que resultou no primeiro gol da partida. Obina fica quatro meses parado e perde um ótimo contrato com o futebol RUSSO. Dos males o menor! O xodó volta antes do esperado (seis meses) e ainda marca uns golzinhos durante a incrível arrancada do Flamengo, que culminou com a terceira posição no Campeonato Brasileiro, garantindo uma vaga para a Libertadores do ano seguinte.

Seguindo sob a mira da ROLETA-RUSSA, o Anjo Negro vive seu momento mais sublime. Assim como em 2006, Obina sai do banco e marca três gols nos dois jogos da final do Carioca de 2008 contra o Botafogo. O humilhado de outrora era exaltado como o ILUMINADO. No Brasileiro do mesmo ano Obina marca alguns gols, mas não consegue uma regularidade e termina o ano em baixa mais uma vez. O baiano sentia na pele a incrível falta de memória da maioria do povo brasileiro. Chegou 2009... e com ele a bala fatal da ROLETA-RUSSA em que Obina vem brincando há quatro anos. Cinco meses e nenhum gol marcado, além de dois pênaltis perdidos.

Obina foi tricampeão esse ano, mas esteve longe de ser decisivo para a conquista do título. Participou do jogo decisivo contra o Inter no Beira-Rio pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, competição que o projetou, mas nada fez e o Flamengo acabou eliminado da competição. Era o fim! BOMM!! A ROLETA-RUSSA fez mais uma vítima na guerra do futebol. E assim como na vida, Obina rompeu com essa realidade. O caminho do “Manel” chegou ao fim. A partir de hoje Obina é do Palmeiras. E a torcida? Não diz um obrigado e nem comparece ao enterro - perdão pela expressão –, cospe no prato que comeu! Independentemente de qualidade técnica (que ele não tem) Obina está na história do Flamengo e isso para um jogador do nível dele é glorioso. Eu respeito os feitos do ser humano. Eu respeito o Manuel “Obina” de Brito Lima.

Números do atacante na Gávea:

20 gols em Campeonatos Brasileiros (décimo jogador da história do clube em gols na Primeira Divisão)

7 títulos ( 3 Cariocas, 1 Copa do Brasil , 2 Taças Guanabara* e 1 Taça Rio*)


* Taça Guanabara e Taça Rio são turnos , mas por tradição são comemorados como um título.