segunda-feira, 10 de maio de 2010

Brasileirão 2010: Primeira rodada


Flamengo 1x1 São Paulo: No Maracanã, Rogério Lourenço, pensando na partida contra a Universidad de Chile, poupou cinco titulares e empatou com o também “misto” São Paulo. Washington, depois de bela tabela entre Richarlyson e Marcelinho Paraíba, marcou de carrinho o gol do tricolor paulista. Jogando melhor, o rubro-negro igualou a partida no início do segundo tempo. Denis Marques recebeu ótimo lançamento de Michael e bateu colocado, tirando do goleiro Rogério Ceni. Vale destacar o bom volume de jogo do mistão flamenguista, com destaque para o pentacampeão Kléberson, que espera uma convocação para a Copa, nesta terça, para Petkovic e para o zagueiro David, que além de jogar muito bem, salvou a equipe de levar o gol da derrota no último minuto de jogo.

Atlético-MG 2x1 Vasco: O Galo derrotou o Vasco, mas não convenceu. No primeiro tempo a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo dominou as ações e marcou duas vezes, com Ricardinho e Muriqui. Os mineiros abriram uma boa vantagem e ainda perderam uns três gols para definir a partida, já que os cariocas estavam completamente perdidos. Na segunda etapa o técnico Gaúcho arrumou a casa e o Vasco começou a marcar melhor e levar perigo nas bolas paradas. Exatamente em uma jogada desse tipo o zagueiro Dedé ganhou na cabeça e no rebote Elton diminuiu no Mineirão. Sem poder de fogo o cruzmaltino chegava à área mineira mão não levava perigo ao gol de Aranha. Destaque para Diego Tardelli e Muriqui, a dupla de ataque do Galo leva qualquer defesa à loucura.

Corinthians 2x1 Atlético-PR: Ainda de ressaca pela eliminação da Libertadores, o Corinthians derrotou o Furacão com uma ajudinha do juiz. Marcelo de Lima Henrique (RJ) marcou um pênalti irregular e expulsou o capitão atleticano, Paulo Baier, injustamente. Ronaldo (pênalti) e Souza marcaram para o Timão, Wagner de Diniz descontou para o rubro-negro do Paraná. A curiosidade ficou por conta de uma faixa que a torcida organizada do Corinthians exibiu durante o jogo: “O BRASILEIRO É OBRIGAÇÃO”. A torcida do Flamengo fez o mesmo dois anos atrás, depois da eliminação para o América do México, nas oitavas de final.

Internacional 1x2 Cruzeiro: Assim como no Maracanã, as duas equipes entraram com equipes alternativas na estreia do Brasileirão. A Raposa levou a melhor, e, com dois gols de Kleber venceu o colorado em pleno Beira-Rio. As duas equipes terão confrontos duríssimos nesta semana pela Libertadores. Os gaúchos recebem o Estudiantes, atual campeão da competição, já o Cruzeiro encara o São Paulo no Mineirão. Destaque para a confusão que ocorreu na sala de imprensa do Beira-Rio. O técnico Jorge Fossati se sentiu desrespeitado por um repórter e discutiu asperamente. O uruguaio chamou o jornalista para a briga. Pelo lado dos mineiros fica a esperança, com esse elenco as chances de ser campeão Brasilero são grandes.

Avaí 6x1 Grêmio Prudente: Em uma rodada cheia de mistão e times pensando em outras competições, o Avaí foi o grande destaque da primeira rodada do Brasileirão. A partida teve de tudo gols, golaço, surpresas e expulsões (dois jogadores do Prudente). A surpresa ficou por conta do zagueiro Emerson do clube catarinense. O defensor marcou três gols e pediu música do Fantástico. O destaque fica para o meia Caio que marcou o golaço da primeira rodada da Série A.


Ceará 1x0 Fluminense: O Vozão estreou muito bem em seu retorno a Série A nacional. Jogando no Castelão, a equipe comandada pelo camisa dez Geraldo, venceu com um gol de pênalti marcado pelo craque do time. Os cariocas ainda não venceram sob a batuta do mestre Muricy, são três jogos e três derrotas. Vale destacar que os campeões brasileiros de 2009 pelo Flamengo, Diego (goleiro) e Erick Flores (meia), estão no Ceará.

Guarani 1x0 Goiás: Outro retornado que saiu vencedor na rodada, o Guarani derrotou o Goiás e apresentou time com jogadores experientes. O Bugre, dirigido pelo técnico Vagner Mancini, entrou em campo com atletas rodados e com passagem pelo São Paulo. São os casos do zagueiro Fabão, do volante Renan e do atacante Roger. Joguinho fraco e que pode ter reunido dois grandes candidatos ao rebaixamento no fim do ano.
******************************************************

No sábado, as três primeiras partidas do brasileirão tiveram diferentes faces. No Engenhão, o Botafogo recebeu o misto quente do Santos, que havia poupado Ganso, Arouca, Pará e Robinho, mas que contava com Marquinhos, Neymar e André. O jogo teve muitos gols (3x3) e muitas alternativas. Muitas viradas de placar e dois gols de um zagueiro (Antônio Carlos). Neymar e André marcaram, mas a defesa do Santos mais uma vez marcou bobeira. O Santos foi melhor na partida, mas bobeou em dois momentos e cedeu o empate.


No Serra Dourada, o Atlético-GO recebeu o Grêmio e mostrou que é uma equipe segura e regular. As duas equipes estão nas semifinais da Copa do Brasil e mostraram muita luta e disposição. No fim um pontinho que não estava na conta do técnico Geninho. Por fim, o Palmeiras venceu em sua estreia. O Porco bateu o Vitória por um a zero, gol marcado por Lincoln. O verdão venceu, mas não convenceu. A equipe perde muitos lances no ataque e mais uma vez desperdiçou um pênalti (Robert).