segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Rapidinhas de Domingo - Segurem o São Paulo!

Já está ficando repetitivo. Meus últimos posts sobre as rodadas do Brasileirão têm sempre uma mensagem para se abrir o olho para o São Paulo. Primeiro era de que o time tinha se reerguido e parecia ter se reencontrado. Depois que a equipe tinha voltado a ganhar fora de casa após meses. Aí o Tricolor engatou uma sequência de vitórias. Logo a torcida começou a gritar que o campeão tinha voltado e pronto. Não é que o tricampeão já está no G-4, depois de passar pelo Goiás, por 3 a 1, no Morumbi.

Impressionante essa recuperação do São Paulo. O time estava totalmente desacreditado, não jogava nada, seus principais jogadores eram sombra do ano passado, o Muricy foi demitido... Chegou o Ricardo Gomes, sob muita desconfiança (inclusive a minha, admito), e, depois de uns tropecinhos aqui e acolá, o Tricolor entrou nos trilhos e de lá pra cá não sabe mais o que é perder. São 7 jogos de invencibilidade (6 vitórias e 1 empate), sendo que 5 triunfos consecutivos. Desse modo a equipe paulista chegou aos 30 pontos, na quarta colocação e está de vez na briga pelo tetra.

Ricardo Gomes atingiu um desempenho respeitável no comando do clube: 69,7% de aproveitamento (7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), Hernanes e Richarlyson voltaram a comandar o meio-campo, Dagoberto e Washington desencantaram, Borges continua fazendo seus gols, Jorge Wagner continua colocando a bola na cabeça de seus companheiros (e marcando ele próprio), a defesa se acertou... E ainda falta o Rogério Ceni voltar. Será o capitão a cereja que está faltando no bolo tricolor?

Já o Goiás perdeu, após emendar 6 vitórias seguidas. Nada para se preocupar. O Esmeraldino ainda é o vice-líder, com 32 pontos, e aguarda ansiosamente a estreia do reforço Fernandão. Lembrando que a tabela de classificação está toda estranha, com várias equipes com menos partidas. Duas delas brigam lá em cima: o Atlético-MG tem dois jogos a menos e o Inter, três. O Colorado joga nesta noite, contra o lanterninha Sport, em casa.

- No Maracanã, 50 mil pessoas viram o Flamengo derrotar o desfigurado Corinthians, por 1 a 0, gol de Adriano. O Imperador, aliás, é o novo artilheiro do campeonato, com 10 gols. Se tivesse feito metade dos gols que perdeu, poderia estar com 12, 13, mas o que vale é que o gol da vitória foi marcado por ele. O Rubro-Negro foi melhor o jogo todo e mereceu sair com os três pontos. O zagueiro David estreou bem, apesar de ainda estar fora de ritmo e entrosamento com seus companheiros. Nada, porém, que o tempo não vá melhorar. A nota emocionante foi a entrevista de Emerson após o jogo. O atacante deve estar se transferindo para o futebol árabe (tem uma proposta milionária nas mãos), mas ontem chorou ao ouvir a torcida gritar em uníssono para ele ficar. Nessas horas o amor vale mais do que o dinheiro. Se ele sair vai fazer falta, pois a dupla com Adriano encaixou.

O Timão perdeu o aumentativo que encantou o Brasil no primeiro semestre. A saída de jogadores importantes somada a ausências por lesões e suspensões deixaram o Corinthians com um time comum, cheio de garotos e jogadores de qualidade duvidosa. São 5 jogos sem vitória e na entrevista coletiva pós-jogo, Mano Menezes jogou a toalha e disse que não briga pelo título. Então, torcedor corintiano, esqueça o ano de 2009, pois para vocês futebol só vai valer alguma coisa em 2010.

- O Fluminense segue mostrando evolução. Ontem, poderia ter saído com uma vitória no Barradão se o goleiro Gléguer não estivesse em noite tão inspirada. As duas defesas nos minutos finais foram de cinema, há muito tempo não via um milagre desses como no chute de Roni. Mas o que interessa para o Flu é que mais uma vez a equipe somou pontos. Depois de vencer o lanterna Sport, um empate contra o Vitória fora de casa pode ser considerado um bom resultado, especialmente porque os baianos somaram grande parte dos seus pontos atuando em seus domínios. O que deixa um gostinho amargo na boca dos tricolores é o fato do gol de empate rubro-negro ter saído dos pés de dois jogadores dispensados pelo Flu este ano: chute de Leandro Domingues e conclusão de Roger.

- Quem não consegue decolar de jeito algum é o Grêmio. O Tricolor Gaúcho tem uma boa equipe, mas não vence fora de casa. Ontem foi derrotado mais uma vez, agora para o Barueri, por 1 a 0. Em 9 partidas, foram apenas 2 empates. Por isso a equipe de Paulo Autuori está em 9º, com 25 pontos. Se o desempenho longe do Olímpico fosse um pouquinho melhor, provavelmente estaria no G-4 ou perto dele. Boa notícia é que a próxima partida é em casa, mas o adversário é bom: o Flamengo. Promessa de jogão! O Barueri, que parecia ter perdido o encanto, venceu a segunda seguida em casa e está em 5º, com 28 pontos. Fernandinho (para mim, a revelação do campeonato) fez um bonito gol e a Abelha segue incomodando os zangões do Brasileirão.

- O Cruzeiro conseguiu uma boa vitória diante do Coritiba fora de casa, por 3 a 1. Com isso, deixou a zona de rebaixamento. É o 14º, com 20 pontos, e tem um jogo a menos. Desta vez o time celeste não teve jogadores expulsos e não se complicou. O Coxa, por sua vez, vive uma crise! São 7 jogos sem vencer e o técnico Renê Simões foi demitido. O elenco é fraco e os salários atrasados começam a afetar o desempenho no ano do centenário do clube. O time paranaense está na 18º colocação, com 18 pontos e é um sério candidato ao descenso. Na próxima rodada tem jogo de vida ou morte contra o Fluminense, no Maracanã. Vai ser complicado!