sexta-feira, 18 de junho de 2010

Au Revoir, Le Bleus

O fracasso francês nesse Copa estava desenhado desde as Eliminatórias, quando os Bleus conseguiram a classificação em lance irregular de Thierry Henry. Depois, uma convocação muito criticada pela imprensa, com direito a Benzema fora, e uma preparação com tropeços, como a derrota para a China. Claro que a França, pela história recente que construiu, poderia muito bem chegar na África do Sul e deixar essas incertezas de lado, pois até tem jogadores pra isso. Mas não foi o que aconteceu.

Se na primeira rodada houve empate sem graça com o Uruguai, ontem foi a vez da equipe de Raymond Domenech cair diante do México, por 2 a 0. E poderia ter sido até mais, tamanha a superioridade dos mexicanos. A campanha da França lembra muito a da Copa de 2002, quando o time foi eliminado na primeira fase, sem marcar gols. Para igualar o péssimo desempenho de 8 anos atrás, falta só um jogo, contra a África do Sul.

Teoricamente os franceses não estão eliminados, mas precisam vencer (e bem) os anfitriões e torcer para que não haja empate entre México e Uruguai. O mesmo raciocínio vale para a seleção de Parreira. Mexicanos e uruguaios poderiam muito bem fazer um autêntico jogo de compadres e ficar naquele 0 a 0, que garantiria os dois. Mas não acredito que isso vá acontecer, já que quem ficar com a segunda vaga (e com um empate seria o México) enfrentará a Argentina nas oitavas de final.

O México terá dois desfalques importantes na última rodada. Carlos Vela sofreu uma lesão muscular ainda no primeiro tempo e está fora do jogo. Corre risco de ficar até fora da Copa. O outro é Juárez, suspenso. No lugar desse deve entrar Javier Hernández, autor do gol que abriu o placar diante da França. O garoto, aliás, vem tendo sua titularidade pedida pela imprensa do país e essa partida pode ser importante para que ele garanta sua vaga entre os 11 iniciais.

Artilheiro desencanta e Argentina goleia

Época de Copa do Mundo é realmente muito boa. Hoje, por exemplo, acordei e liguei a TV para ver o jogo da Argentina. Quinta-feira de manhã e sou brindado com um belo jogo de futebol. Até melhora o resto dia. Pois bem, acreditava que o time coreano fosse oferecer mais resistência aos argentinos do que os nigerianos na primeira rodada, mas não foi bem isso que aconteceu. O domínio da seleção de Maradona pode ser explicado através dos números. Foram 57% de posse bola contra 43%; 22 chutes contra 13; e 6 escanteios contra 2 da Coreia do Sul.

Higuaín, muito criticado pela estreia, mostrou que não foi artilheiro do Real Madrid na temporada por acaso. Marcou 3 vezes e assumiu a artilharia da Copa. Messi e Tevez jogaram bem mais uma vez, e Aguero, que substituiu justamente o atacante do Manchester City, foi outro que teve participação efetiva no resultado. Ao contrário do primeiro jogo, Di Maria teve boa atuação, saindo em velocidade pelo lado esquerdo e isso tornou a Argentina ainda mais envolvente no ataque. Maradona também teu seus méritos pela exibição da equipe. Teve peito para sacar Verón - muito lento e num esquema 4-3-3 os homens de meio-campo têm que marcar - e colocar Maxi Rodríguez no time titular, o que aumentou a velocidade da saída de bola.

A defesa, porém, ainda é um ponto fraco. O gol da Coreia surgiu de uma falha individual grotesca de Demichelis e no início da segunda etapa os asiáticos criaram algumas chances. Jonas Gutierrez segue deixando espaços na direita, mas a opção por Burdisso na lateral deve ser deixada de lado pelo menos por enquanto, já que Samuel saiu contundido ainda no primeiro tempo e, provavelmente, não estará em campo contra a Grécia. Mesmo assim acredito que o ataque poderoso pode dar o título à Argentina.

Já a Coreia do Sul mostrou que está em um nível abaixo das principais seleções do mundo. Teve algumas oportunidades, mas não ameaçou a vitória argentina. De qualquer maneira, o time entra na última rodada podendo até empatar com a Nigéria (acho muito difícil que a Grécia tire pontos da Argentina) para se classificar. Como o time africano é fraco, o mais provável é que os coreanos fiquem com a segunda vaga.

Falando rapidamente sobre o outro jogo do grupo, a Nigéria teve a chance de ficar dependendo do próprio resultado para se classificar, mas perdeu pra Grécia, a seleção mais limitada do grupo B. O pior é que foi de virada e com a colaboração de duas falhas individuais. Primeiro de Kaita, que, quando o placar marcava 1 a 0 para os nigerianos, agrediu o adversário e foi expulso ainda no primeiro tempo. Com um a mais em campo, os gregos foram pra cima e pressionaram muito até conseguir virar, com Torosidis, aproveitando falha do goleiro Enyeama. Aliás, uma pena, já que o goleiro africano estava agarrando muito, salvando a equipe, assim como fizera diante da Argentina. Com o resultado, a Nigéria precisa ganhar da Coreia por 2 gols de diferença e torcer pros argentinos vencerem a Grécia. Pelo que vi até agora, acho pouco provável.