terça-feira, 13 de outubro de 2009

Rodada da turma de baixo

Amigos do Passando a Bola, antes de mais nada peço desculpas pela falta de posts e pelo atraso dos mesmos. Estou com falta de tempo para escrever, mas sempre que posso dou uma passada por aqui. Então vamos a uma breve análise da 29ª rodada da Série A.

Para começar, esta rodada pode ser descrita como das chamadas zebras. Afinal, nenhum dos 5 primeiros colocados conseguiu vencer, pela primeira vez em 2009, e apenas um dos últimos 5 perdeu e mesmo assim foi para um dos concorrentes diretos na briga para não cair (Santo André 1 x 2 Fluminense). Com isso, quem se deu bem foram os times que vêm de baixo: o Flamengo manteve a sexta posição, mas diminuiu a diferença para o G4 para apenas dois pontos; o Cruzeiro, que ao final do primeiro turno era o 14º, agora está na sétima colocação; e o Corinthians, que pulou quatro posições e está em 8º, se bem que o Timão não tem mais objetivos claros no Brasileiro, já que o título é quase impossível e a vaga na Libertadores está garantida.

Começando pelo Cruzeiro, que jogou nesta segunda um clássico contra o Atlético-MG e ganhou por 1 a 0. Tem a melhor campanha do 2º turno com 20 pontos e, como escrevi antes, subiu nesta segunda metade sete posições na tabela. A equipe celeste parece cada vez mais perto da consistência da época da Libertadores, que parecia perdida desde o vice-campeonato para o Estudiantes. Está a 5 pontos do G4 e entrou de vez na briga lá de cima, ainda mais porque joga novamente em casa na próxima rodada, diante do Botafogo. O time de Adílson Batista não perde há 4 jogos (3 vitórias e 1 empate). Kléber continua fora e o ataque engrenou com Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. Será que o Gladiador volta?

O Galo, por sua vez, perdeu as duas últimas partidas e consequentemente a chance de encostar no líder Palmeiras, que também andou tropeçando. Assim fica difícil ser campeão e a briga pela Libertadores vai complicando, pois o número de concorrentes aumentou. E o próximo confronto é direto, contra o São Paulo, no Morumbi.

- O Palmeiras voltou a tropeçar, desta vez fora de casa, diante do Náutico. Não que jogar nos Aflitos seja fácil, pelo contrário, ainda mais com o Timbu precisando vencer para fugir do Z4. Mas como se tratava do líder e contra uma equipe que está na parte de baixo da tabela, não tinha como tirar o favoritismo do time paulista. O Palmeiras, contudo, não teve chance. O 3 a 0 foi merecido, mas como anda com sorte de campeão, consegue manter a distância de 5 pontos para o vice-líder há 4 rodadas porque seus concorrentes transbordam incompetência. Essa sorte, porém, pode acabar uma hora, então é bom voltar a ganhar. A próxima rodada é muito importante e difícil: o embalado Flamengo, invicto há 8 partidas, mas com a vantagem de jogar no Palestra Itália, onde ainda não perdeu no campeonato (9 vitórias e 5 empates) e no ano tem 74% de aproveitamento. Jogasso!

Já o Náutico embolou ainda mais a disputa na parte de baixo da tabela, pois todos, menos o Santo André, ganharam pontos na rodada. E principalmente voltou a vencer nos Aflitos, o que não acontecia há 3 jogos.

- Outro que perdeu pontos que não deveria foi o Goiás, com o empate em 1 a 1 com o vice-lanterna Sport. O resultado soa pior quando se vê que o Rubro-Negro tem o desempenho mais fraco como visitante no Brasileirão, com 15 jogos, 0 vitórias, 5 empates e 10 derrotas. O Esmeraldino não vive um bom momento, já que não ganha há 3 jogos. Está na mesma situação que o Atlético, arrumando problemas para a classificação para a Libertadores.

- O Botafogo, que sempre reclamou da falta de confiança da torcida, provou que também não confia nela. Fez promoção para o hoje contra o Avaí, num feriado de Dia das Crianças, vindo de duas vitórias e fora da zona de rebaixamento depois de 8 rodadas. Foram colocados à venda apenas 30 mil dos 44 mil lugares do Engenhão. Resultado: milhares de torcedores ficaram do lado de fora sem poder entrar. Uma falta de respeito. Falando da partida, o Botafogo não jogou tão bem quanto nos últimos dois jogos, mas também não foi mal. Sofreu 2 a 0 e não se abateu. Foi buscar o empate em 2 a 2 e teve até oportunidades para ganhar. É o terceiro jogo seguido sem derrota. O Avaí marcou sua segunda bobeira consecutiva, cedeu o empate depois de estar vencendo por 2 a 0, fora de casa.

- Santos e Vitória integram aquele grupo do Brasileirão que já não tem muitos objetivos. Talvez por isso o 0 a 0 tenha sido tão chato, a ponto de que não tenho o que falar.