domingo, 19 de julho de 2009

Vitória para ficar marcada

O Grenal de número 377 foi bom de se ver no Olímpico. Havia muita expectativa pelo fato do clássico acontecer um dia após a comemoração de 100 anos do primeiro jogo disputado entre Grêmio e Inter (em 18/07/1909) e, por conta disso, esperava-se que a partida fosse mais pegada, até pela imensa rivalidade entre os clubes. Mas o jogo foi limpo, disputado somente na bola e o Tricolor mereceu a vitória de virada, por 2 a 1. Mereceu, porque mostrou muito mais vontade durante os 90 minutos, talvez pelo grande apoio dado pela torcida, que mais uma vez fez uma festa muito bonita.

O Grêmio entrou em campo com uma novidade na lateral-direita. O jovem Mário Fernandes, de apenas 18 anos, fez sua estreia como titular na equipe e foi um dos destaques do jogo. Zagueiro de origem, foi muito bem na parte defensiva e, quando subiu, também mostrou qualidades. Paulo Autuori, após a partida, disse ter ficado encantado com sua atuação. Como o titular da posição, Thiego, foi expulso de forma infantil na última rodada, é capaz do garoto tomar a posição.

Mas não foi só Mário Fernandes o responsável pela vitória no clássico. Como já citei antes, a vontade foi determinante. O Inter até que começou bem, trocando passes e chegando com perigo ao gol de Victor, principalmente em jogadas de D'Alessandro e Nilmar. Mas depois que levou o gol de empate simplesmente parou e assistiu ao Grêmio jogar. Souza tomou conta do meio-campo e a dupla de ataque portenha Maxi López e Herrera confundiu a marcação do rival com bastante movimentação. No segundo tempo o jogo deu uma esfriada, mas o Tricolor continuou com maior controle e chegou a virada com justiça. Ainda teve chances de ampliar, mas o 2 a 1 ficou de bom tamanho.

O Grêmio chegou aos 18 pontos, na sétima colocação. Tem a segunda melhor defesa do campeonato (junto do próprio Inter e do Vitória), com 13 gols sofridos, atrás apenas de Atlético-MG e Palmeiras, que levaram 12 gols cada. Já o Inter, apesar da 3ª posição, com 23 pontos, segue em má fase. D'Alessandro e Taison não apresentam o mesmo futebol do começo do ano e eles fazem muita falta ao time. Nas últimas 12 partidas, o Colorado venceu apenas 3 e Tite segue sendo questionado no Sul. Não acredito que corra sérios riscos de demissão. Mas para isso é de extrema importância a vitória sobre o São Paulo, quarta-feira, no Beira-Rio. Afinal, o fantasma de Muricy ainda está solto por aí.