terça-feira, 22 de junho de 2010

Espanha vence, mas ainda não encanta

Não foi a grande exibição e a goleada que se esperava da Espanha sobre Honduras, mas a Fúria teve boa atuação, do jeito que estamos acostumados a ver. Muita posse de bola, toques precisos tentando encontrar espaços na defesa adversária para marcar gols. Várias oportunidades foram criadas, mas, a exemplo da estreia diante da Suíça, os espanhois cansaram de perder gols, inclusive um penalti. Muito em função do excesso de preciosismo dos campeões europeus, que às vezes parecem só querer fazer gols bonitos e acabam desperdiçando chances. Contra Honduras não houve problemas, até porque o time da América Central é bem fraco. Contra os suíços, no entanto, fez falta. Portanto cabe ao técnico Vicente Del Bosque tentar colocar na cabeça de seus comandados que quando há chance é melhor matar o jogo para não correr riscos. Até porque nas oitavas de final o adversário será ou Brasil ou Portugal.

Na partida contra os hondurenhos, Del Bosque promoveu modificações em relação ao time que foi derrotado pela Suíça. Iniesta saiu para a entrada de Fernando Torres e Jesus Navas, que entrara muito bem na estreia, roubou a vaga de David Silva. É difícil dizer se as alterações deram resultado, já que o adversário não ofereceu grande resistência. Mas alguns pontos valem ser ressaltados. Torres está sem ritmo de jogo, sem tempo de bola. Isso ficou claro nos gols que o atacante do Liverpool perdeu, vários deles feitos. Mas o Niño é titular da seleção e sua escalação, inclusive, facilitou o trabalho do companheiro de ataque David Villa, que jogou aberto pela esquerda, partindo pra cima dos defensores. O novo jogador do Barcelona marcou dois gols (o primeiro deles um golaço) e ainda perdeu um penalti.

Já a entrada de Jesus Navas aumentou a velocidade da Espanha. David Silva é mais meia, tem um toque refinado, mas prende mais a bola do que Navas, que atua como um autêntico ponta-direita. Diante de equipes mais fechadas, essa boa opção pelos lados do campo com certeza ajuda a furar a retranca adversária. Vamos ver se na partida contra o Chile, líder do Grupo H, Del Bosque mantém a mesma formação.

Esse confronto contra o Chile, aliás, é muito perigoso. Isso porque para aos chilenos basta o empate não só para se classificar, como para garantir o primeiro lugar da chave. Aos espanhois só a vitória interessa, já que na outra partida não acredito que a Suíça vá encontrar dificuldades para vencer Honduras. Claro que a Espanha tem um time superior à seleção chilena, mas numa Copa com tantas zebras, não vou me surpreender se a Fúria ficar mais uma vez pelo caminho. Mas espero que isso não aconteça, porque quero ver bons jogos nas fases finais.