quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CLASSIFICAÇÃO COM O DEDO DE DEUS


Olá blogueiros. Argentina está classificada para Copa de 2010 e os Uruguaios vão disputar a repescagem possivelmente contra Honduras. Os Hermanos venceram o Uruguai por 1 a 0, gol marcado pelo volante Bolatti. Fim de um tabu de 34 anos sem vitórias em Montevidéu.

Que fim de jogo em Montevidéu! Fim de jogo, porque o restante foi uma porcaria. Maradona montou sua equipe fechadinha com uma linha de quatro defensores fixos (Demichelis, Otamendi, Schiavi e Heinze) e com isso amarrou o jogo dos uruguaios. Além do ferrolho montado pelo Pibe, os armadores da celeste erraram muito na saída para o ataque. Na primeira etapa , como falei, o jogo foi muito ruim. O único destaque foi a movimentação e a luta do meia Di Maria da Argentina.

No segundo tempo o panorama foi o mesmo. As duas seleções não chegavam com perigo e as defesas levavam certa vantagem. Mais uma vez, o argentino Di Maria, era a única válvula de escape da equipe de Maradona. No fim do jogo o técnico do Uruguai colocou o atacante Cavani e abriu o jogo. Com mais espaço os argentinos começaram a chegar com mais volume até a conclusão dentro da pequena área do volante Bolatti (1x 0).

Agora a Argentina se transforma para a disputa do mundial da África do Sul. Falo isso porque assim com nós, os argentinos chegam mais fortes quando a classificação é suada e sofrida. Não preciso lembrar nossos exemplos. Um exemplo marcante deles é a Copa de 86 no México, vencida com o brilho de Maradona. Os argentinos se classificaram na última rodada com um empate contra o Peru. Fez uma primeira fase sofrível no México se classificando em terceiro em um grupo de quatro times. E mesmo assim foi campeão. Então vamos abrir o olho!

Nesta semana uma pesquisa perguntou se o povo argentino queria ou não ver Maradona no comando da seleção na Copa da África do Sul. Surpreendentes 80% dos participantes da pesquisa foram contra a manutenção do Dios, mas depois da reação do treinador e sua comissão técnica e da pequena torcida argentina em Montevidéu que gritava: Ole.. ole... ole...ole...Diego, Diego! Não sei não, acho que Don Diego vai comandar a Argentina na África.

Para terminar, alguns números de Maradona nesse período de um ano no comando da seleção:

São 14 jogos (9 vitórias e 5 derrotas)

78 jogadores convocados

Duas vitórias (2 x 1 Peru e 1 x 0 Uruguai) com a sorte e La mano de Dios – Maradona colocou Palermo no fim do jogo contra o Peru. O centroavante do Boca decidiu a partida com um gol nos acréscimos. No jogo de hoje, o técnico recuou a equipe colocando o volante Bolatti e o defensor do Huracán marcou o gol da classificação.