sábado, 7 de agosto de 2010

EXCLUSIVO - NEY FRANCO: "O CLÁSSICO CONTRA O PARANÁ É TRATADO DE FORMA ESPECIAL"




Olá blogueiros. Hoje tem clássico na Série B, o Paraná recebe o Coritiba, líder do campeonato, pensando em se aproximar do G4. Para apresentar esse clássico o Passando a Bola bateu um papo com Ney Franco, técnico do Coxa, que tem o melhor aproveitamento do ano entre todos os técnicos das Series A e B. Venha conferir os segredos do “papa títulos” da nova geração.

Passando a Bola: Ney, como você analisa esse momento do coxa na Série B. O clube tem um desempenho ótimo na temporada com o menor número de derrotas entre os times das series A e B e você tem aproveitamento acima de 70 %. Qual a liga do seu time?

Ney Franco: Acho que a gente foi muito feliz. Temos que voltar às decisões da diretoria no inicio do ano que manteve a comissão técnica. Esse momento é fruto de um trabalho planejado, de uma ótima campanha no titulo do campeonato paranaense, onde a equipe venceu com folga. Agora estamos colhendo os frutos disso tudo, são sete meses de trabalho, mas temos os quatro meses mais importantes pela frente.

PB: Depois do rebaixamento e de toda aquela confusão com o couto pereira, 2010 parecia cinzento para vocês. Mas com o novo ano veio o título paranaense e, agora, a liderança da série B. Quais foram as suas apostas para esse trabalho?

NF: Aposta de trabalhar com atletas que tinham objetivo de colocar o Coritiba acima de tudo. Por exemplo, ter proposta de outros clubes e continuar. Aqui. A gente fez questão de passar para todos que o mais importante era o retorno do Coritiba para a série A.

PB: O bom aproveitamento no estádio em Joinvile é uma surpresa para você? Achou que seria mais um obstáculo jogar longe do couto?

NF: Na realidade nos tivemos um problema na arena no primeiro jogo nosso lá. Nós não estávamos adaptados e perdemos dois pontos para o América-mg. Esses pontos fazem falta até hoje. Eu acho que a gente transformou a arena na nossa casa. Jogamos lá como um verdadeiro mandante. Na última partida a torcida compareceu. Eu tenho certeza que nos cinco jogos restantes nós vamos ter a competência para fechar essa fase muito bem antes de voltar para o Couto Pereira.


PB: Qual a importância dos jovens neste elenco do Coxa?

NF: Eu acho que os jovens deram uma sustentação. Nós tivemos que enxugar a folha, a nossa receita caiu. Buscamos muitos atletas na base. Nós subimos dez atletas, destes dez, oito ficaram conosco. Nos temos o Marcos Paulo, o Lucas Mendes, o Geraldo da seleção de Angola. Além desses, temos o Thiago Real, o Denis e o William. Eles deram a base para as contratações se encaixarem. Nos acertamos em tudo, na escolhas dos jovens que ficaram no profissional e nas poucas, mas acertadas contratações.


PB: Nas próximas três rodadas vocês vão enfrentar um clássico contra o Paraná e depois vão encarar o São Caetano e o Bahia. São três times que estão colados no G-4. Três vitórias colocam o Coritiba com uma boa folga. Já a derrota nesses jogos pode embolar tudo. Essa sequência precisa de uma preparação diferente?

NF: São três jogos com equipes que podem subir para a série A. Esse clássico contra o Paraná tem que ser tratado de forma especial por motivos óbvios. A gente tem que preparar os atletas para entrar em campo com a cabeça boa para jogar futebol. Essa parte motivacional de um clássico não pode atrapalhar a parte técnica da equipe. Então esse jogo é especial, já as outras duas partidas contra o São Caetano e o Bahia, nós podemos trabalhar de forma igual. Evitar perder ponto no nosso mando e pelo menos pontuar fora de casa.