domingo, 9 de agosto de 2009

Para o alto e avante!

Talvez fosse só questão de tempo. Mas a verdade é que demorou até a 17ª rodada para o Vasco vencer com autoridade, facilidade e bom futebol. Ah sim, e uma certa dose de desdém. A vitória por 3x0 sobre o Campinense, em São Januário, mostra um time maduro, que sabe o que quer e que se aplica para conseguir seus objetivos.

Mesmo com um futebol meio preguiçoso no primeiro tempo - talvez pelo calor do inverno carioca, menos rigoroso que avó com neto único - o Vasco praticamente treinou, e poderia ter feito mais gols caso a pontaria e a vontade ajudassem. Carlos Alberto, de pênalti, Élton - meio atrapalhado, sempre eficiente - e Gian, de falta, ficou bem barato para o Campinense, o pior time da Série B pelo que eu pude ver até agora.Verdade que eu acho que o árbitro Renato Cardoso da Conceição, de Minas Gerais, deixou de dar dois pênaltis. Vai ver ele tem a prerrogativa de marcar apenas um por jogo.

No fim das contas, torcida feliz (os que conseguiram entrar, claro), time no topo da tabela, confiança lá em cima. É o Vasco dando uma de Super-homem, e indo para o alto e avante.

FICHA TÉCNICA VASCO 3 X 0 CAMPINENSE
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 08/08/2009 - 16h10
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Auxiliares: Helberth Costa Andrade (MG) e Janette Mara Arcanjo (MG)
Renda/público: R$ 322.234,00 / 15.280 pagantes e 17.998 presentes
Cartões amarelos: Adriano 15'/1ºT (VAS) Henrique 10'/1ºT, Márcio Paraíba 11'/1T, Charles Vagner 35/1ºT, Márcio Bahia 2'/2ºT, Almir 16'/2ºT, Fábio Santana 36'/2ºT(CMP)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Carlos Alberto 12'/1ºT (1-0), Elton 4'/2ºT (2-0), Gian 26'/2ºT (3-0)
VASCO: Fernando Prass, Vilson, Amaral e Gian; Alex Teixeira (Matheus 37'/2ºT), Souza, Enrico, Carlos Alberto e Ramon, Adriano (Aloísio, intervalo) e Elton (Phillipe Coutinho 26'/2ºT) Técnico: Dorival Júnior.
CAMPINENSE: Fabiano, Fábio Santana, Márcio Bahia, Márcio Paraíba (Nino 7'/2ºT) e Buick (Almir, intervalo); Charles Vagner, Henrique, Giuliano (Edmundo 23'/2ºT), Fernandes e Washington; Anderson Oliveira. Técnico: Freitas Nascimento.

=====================

Em tempo: belíssima a homenagem aos campeões de 1974. Muito legal ver Andrada (tirei uma foto com ele, ídolo total), Dinamite, Fidélis, Amarildo e o ex-presidente Aghartino. Essa gente fez o Vasco e merece todo o nosso respeito.

Por Thiago Teixeira (Acompanhando o Vasco)

Rapidinhas de sábado, com atraso

E não é que o Avaí continua surpreendendo?! O time de Silas enfrentou o Santos, na Vila Belmiro, levou 2 a 0 e eu, assistindo o jogo, pensei: "É, lá se vai a sequência invicta de sete jogos deles". Ledo engano. Os catarinenses reagiram, empataram a partida e tiveram chances até de virar. Foi um belo jogo na Vila Famosa, com muitas oportunidades. O primeiro tempo foi todo santista, com Kléber Pereira abusando de perder gols, para despespero da torcida. Na segunda etapa o camisa 9 desencantou (ele não marcava desde 12 de julho) e, com dois gols de vantagem, a vitória parecia consolidada. Mas aí o Avaí cresceu, o Santos se encolheu e William e Emerson trataram de deixar tudo igual.

Com o resultado, o time catarinense completou 8 jogos sem perder (6 vitórias e 2 empates) e chegou aos 27 pontos, na quinta posição. O Santos, por sua vez, segue com campanha irregular, em 11º, com 24 pontos, mas tem um jogo a menos.

- Acabou o encanto do Botafogo. Depois de ser derrotado pelo São Paulo (terminando com uma sequência invicta de 7 jogos), o Glorioso voltou a perder, desta vez em casa, para o Atlético-PR, por 1 a 0. Se até pouco tempo atrás Ney Franco comemorava a melhora do elenco (realmente melhorou, mas não o suficiente) e sonhava com uma vaga na Libertadores, a realidade alvinegra agora aponta para a luta contra o rebaixamento. Para piorar, a partida de ontem deixou sequelas no elenco. Isto porque quando o placar estava 0 a 0, o time teve um penalti a seu favor. O batedor oficial é Lucio Flavio, mas André Lima pediu para bater e... acertou a trave. No final do jogo, Alessandro reclamou duramente, Lucio Flavio também e Ney idem. A torcida, então, nem se fala. O Botafogo é 0 14º, com 19 pontos, mas tem um jogo a menos. Não acho que vá cair, vai ficar nessa zona mesmo, brigando no máximo por uma vaga na Sul-Americana.

Já o Furacão dá bons sinais de recuperação. Depois de ficar 5 jogos sem vencer, conquistou sua terceira vitória consecutiva - a segunda fora de casa - e está em 13º, com 21 pontos. Antônio Lopes parece ter dado jeito na equipe. Venceu as duas partidas que fez no comando do time paranaense. Resta saber se é apenas aquela velha motivação que todo técnico novo leva ás equipes ou se o time melhorou mesmo.

- O Náutico também vai se recuperando. Ficou 13 rodadas sem vencer, estava afundado na lanterna, mas nos últimos três jogos somou pontos. Empatou com o Flamengo no Maracanã, derrotou o Corinthians nos Aflitos e ontem bateu o Santo André, por 2 a 1, em Caruaru. Pelo menos até hoje o Timbu saiu da zona de rebaixamento. Vai voltar, porque Cruzeiro e Coritiba se enfrentam, mas esta sequência invicta já serve de alento. O Santo André, no entanto, está ladeira abaixo. São 7 jogos sem vitória (15º, com 18 pontos). Acho que vai cair.