domingo, 24 de janeiro de 2010

Passeio vascaíno

Há muito tempo não via uma equipe ser tão superior a outra em um clássico regional. E, principalmente, transformar essa superioridade em gols, construindo um placar de 6 a 0, dentro da casa do rival. Foi assim a maiúscula vitória do Vasco sobre o Botafogo no Engenhão. Uma vitória para encher o time de Vágner Mancini de moral e para deixar a torcida cruzmaltina eufórica.

Tudo deu certo para o Vasco. Abriu o placar com Dodô logo aos 3 minutos e aos 11 ficou com um jogador a mais, quando Eduardo foi expulso em lance infantil. A partir daí a tarefa ficou fácil. O Botafogo, completamente perdido em campo, tinha somente em Herrera algum foco de lucidez. E com isso o time da Colina foi pra cima, marcando mais duas vezes antes do intervalo, novamente com Dodô. Muito legal ver o atacante de volta, marcando gols e mostrando toda a sua qualidade. Curioso é que esse real retorno, apoteótico, foi logo em cima do ex-clube, onde Dodô brilhou durante anos. O mundo dá voltas.

Na segunda etapa o baile vascaíno continuou. Magno entrou no lugar de Carlos Alberto, lesionado, e foi muito bem. Rápido, atrevido, partiu pra cima e buscou o jogo a todo momento, em parceria com Phillipe Coutinho. O menino, aliás, mostra a cada partida que tem muito valor. Marcou seus dois primeiros gols pelo time profissional, com muita tranquilidade. Pena que em julho irá embora para a Inter de Milão. Léo Gago marcou o outro gol do Vasco. Todo o time cruzmaltino foi bem. Mas destaco, além de Dodô e Phillipe Coutinho, Magno e Souza. Este último, aliás, acho um belíssimo jogador. Volante clássico, de porte, passadas largas, visão de jogo... Tem muito potencial realmente e com certeza se firmou entre os titulares após a partida de hoje.

Já no lado botafoguense o desastre foi completo. A começar pela camisa de péssimo gosto que que o clube estreou. Depois a expulsão de Eduardo, que desorganizou o já desorganizado time do Botafogo. Não consigo entender Estevam Soares. Ano passado ele mesmo havia afastado o atleta da equipe, mas resolveu dar uma nova chance (mais uma!) a ele e se deu mal. Até que não acho Eduardo mau jogador, mas ele já mostrou que não tem cabeça. É bobagem atrás de bobagem. Dessa vez acho difícil que ele tenha outra oportunidade. Outra coisa que acho inacreditável em relação ao técnico alvinegro é sua capacidade de fazer escolhas equivocadas. A escalação de alguns jogadores não tem fundamento. Fahel, Alessandro, Lucio Flavio são jogadores que, na minha opinião, não têm mais condições de jogar pelo clube. Os 3 volantes que Estevam insiste em escalar também me incomodam. Apenas destroem, criar que é bom, nada. Enquanto isso, Renato Cajá e Somália permanecem no banco. Entraram na segunda etapa e foram bem, mas com 4 a 0 contra fica complicado de arrumar alguma coisa. Vamos ver se no próximo jogo o treinador promove algumas mudanças. Ah, também teve a estreia de Loco Abreu, mas o uruguaio foi pouco notado. Ou seja, uma noite para os botafoguenses esquecerem.

Em termos de classificação não acredito que vá influenciar alguma coisa na vida alvinegra, porque os times pequenos do Rio são fraquíssimos. Mas preocupa, já que este foi o primeiro teste verdadeiro da equipe em 2010. E o Botafogo foi reprovado. Acorda, Estevam!

Melhor impossível

Que ótima estreia de Vágner Love pelo Flamengo! Está certo de que o adversário era fraquíssimo, mas o atacante mostrou qualidade e oportunismo para marcar os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Bangu. Mais do que isso, ficou claro de que a desconfiança em relação à sua parceria com Adriano não tem fundamento. Vágner voltou para buscar a bola, fez jogadas partindo da intermediária em direção ao gol e em vários momentos buscou o Imperador. Algumas tabelas deram certo (como no lance do segundo gol), outras não, mas o entrosamento virá com o tempo e só quem tem a ganhar é o Flamengo. Com essa dupla afiada em campo, as zagas adversárias terão bastante dor de cabeça.

Porém, Andrade ainda precisa ajustar o time. O jogo de ontem foi fraco tecnicamente e o segundo tempo terrível. O Bangu esteve perto do empate e o Rubro-Negro expôs algumas falhas defensivas. Aliás, nesses 3 primeiros jogos, foram 4 gols sofridos, um número alto se considerarmos que o Fla enfrentou equipes bem inferiores. O meio-campo também não está conseguindo produzir muito. Ontem o gramado do Engenhão atrapalhou bastante, mas mesmo assim os jogadores da meiúca não estavam em um bom dia. Vinícius Pacheco como homem de ligação não me convence. Ele até que não está jogando mal, contudo acho que o Flamengo precisa de um alguém mais regular e com mais qualidade para ser o substituto de Pet. Nas partidas mais complicadas tenho minhas dúvidas se Vinícius conseguirá render. Vamos ver.

Por enquanto o que fica mesmo é a esperança da torcida de que o time, quando completo e em forma física e técnica poderá dar muitas alegrias em 2010.