terça-feira, 28 de abril de 2009

Jogo do ano para o Palmeiras

Esta quarta-feira é o dia mais importante do ano para o Palmeiras (pelo menos até agora). O Alviverde já está em Santiago, no Chile, onde encara o Colo-Colo, precisando da vitória para ficar com a segunda vaga do grupo 1 na segunda fase da Libertadores. Em caso de empate - e, é claro, em caso de derrota - fica fora da competição de forma prematura. Certeza de muitas emoções para os palmeirenses.

Luxemburgo terá uma novidade em campo. O meia/atacante Willians está de volta, depois de 6 jogos fora em função de uma lesão no púbis. Ele deve formar o ataque titular ao lado de Keirrison. Sem contar com Edmílson e Sandro Silva, lesionados, e por não confiar em Jumar, Luxa deve usar o esquema com três zagueiros (Maurício Ramos, Danilo e Marcão), igual ao utilizado na vitória sobre a LDU. Mas o treinador precisa dar um jeito nas jogadas pelos lados do campo. De que adianta dar espaço aos alas para avançarem, se estes não demonstram qualidade? Armero e, principalmente, Fabinho Capixaba não vêm correspondendo. Se fosse o Luxemburgo barraria, pelo menos, um dos dois. Testaria o Wendell na vaga de Capixaba, já que o reserva teve boas participações quando atuou pela direita, ano passado pelo Santos. No meio-campo, a responsabilidade está dividida entre Cleiton Xavier e Diego Souza. E Keirrison precisa voltar a jogar bem.

Resumindo: será um jogo muito complicado para o Palmeiras, já que o Colo-Colo terá amplo apoio de sua torcida e conta com jogadores de muita qualidade, como Lucas Barrios e Macnelly Torres. Mesmo assim, acredito que o Verdão possa conseguir a classificação. É jogo para Diego Souza (foto). Se o camisa 7 jogar bem, as chances aumentam ainda mais.

Palpite: Colo-Colo 1 x 2 Palmeiras

Será que Simon errou mesmo?

Talvez eu tenha sido uma das poucas pessoas que concordou com o pênalti marcado pelo juiz Carlos Eugênio Simon na final do Campeonato Cearense. Parti de um princípio simples para pensar assim. Uma das imagens mostra os pés do atacante sendo trançados e, em toda a minha vida jogando bola, nunca vi ninguém trançar as pernas sozinho. O que me faz acreditar que tenha ocorrido o toque, mesmo que imperceptível.

Na dúvida, entrei em contato com os envolvidos no lance, primeiro o zagueiro Silvio do Fortaleza e depois o atacante Edu Sales do Ceará. Na entrevista coletiva depois do jogo, o zagueiro confirmou que não tocou no atacante adversário. Por telefone, essa versão saiu um pouco diferente.

- O que deu para perceber é que o campo é bastante irregular lá e eu tava a uns dois metros, bem distante dele. O jogador do time deles queria provocar um pênalti e tinha muita gente na frente do Simon. Eu acho que até posso ter tocado, mas se toquei eu não senti. Mas se pegou mesmo, foi fora da área – disse o zagueiro, que está em Volta Redonda, onde o Fortaleza joga nesta quarta-feira, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil.

Ao saber que o zagueiro teve uma leve mudança de opinião, Edu Sales não entendeu e também comentou o lance.

- Quer dizer então que ele está mudando a versão dele? Ele realmente me tocou, pode não ter sido proposital, mas houve o toque sim. A imagem mostra eu caindo longe, mas eu estava em velocidade e, com o toque, acabo caindo uns dois ou três metros à frente. O Coutinho ainda veio me questionar e eu disse que tocou sim. Se não tivesse tocado eu falaria, teria sido sincero. Minha única dúvida era se tinha sido dentro da área, mas depois que olhei as imagens vi que foi em cima da linha, então o pênalti foi bem marcado.

Não acredito que isso seja a prova final da existência da penalidade, mas só o fato de o zagueiro apresentar duas versões algo muito estranho fica no ar. Além disso, continuo achando o Simon um árbitro confuso e não tenho a intenção de defender ninguém.

Barça massacra, mas fica no 0 a 0

O Barcelona atacou, pressionou, apertou até o minuto final, mas não marcou. Apesar de ter dado 20 chutes contra três do Chelsea, o Barça não saiu do 0 a 0 com o time inglês nesta terça-feira, no Camp Nou, pela primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões. A volta será no dia 6 de maio (quarta da semana que vem), em Londres. Após o empate sem gols garantido fora de casa, os Blues decidirão no Stamford Bridge a vaga na decisão e precisam de vitória simples. Empate com gols classificará os espanhóis.


O técnico Guus Hiddink armou os Blues na defesa, sem preocupação com o ataque, e viu o Barça pressionar os 90 minutos. Porém, a melhor chance foi do Chelsea, com Drogba, ainda no primeiro tempo. Valdés salvou o time da casa. No outro lado, o goleiro Cech brilhou e parou a força ofensiva do rival com defesas importantes. Nesta quarta, Manchester United e Arsenal se enfrentam na outra semifinal, no Old Trafford. A decisão da Liga dos Campeões será no dia 27 de maio.

TERÇA DE GALA NA ESPANHA

Se o treinador do Barcelona, Josep Guardiola, sente a pressão do primeiro jogo das semifinais da UEFA Champions League, frente ao Chelsea, e a necessidade de ultrapassar a recente vulnerabilidade frente a equipes inglesa, ele não demonstra.

O Barça foi eliminado pelo Manchester United nas semifinais da temporada passada e pelo Liverpool na temporada retrasada, sendo que não conseguiu vencer nenhum dos últimos quatro jogos realizados em casa frente as equipes inglesas. Guardiola também sabe que nos últimos seis encontros entre as duas equipes, pela UEFA Champions League, o Barça só conseguiu vencer os Blues, quando estes tinham apenas dez jogadores. Mas o técnico espanhol acredita que comanda uma equipe extraordinária, capaz de se impor frente ao Chelsea.

É esse o estilo que transformou o Barça na equipe com melhor ataque da UEFA Champions League (29 gols marcados) e que conseguiu o acesso às semifinais pelo terceiro ano consecutivo, graças a resultados agregados de 6-3 e 5-1, frente a Lyon e Bayern de Munique, respectivamente. Guardiola não nega a teoria de que o estilo de jogo do Chelsea vai oferecer um desafio único às capacidades do Barça.

"O Chelsea pode ter um estilo de jogo um pouco mais físico e direto do que a maioria das equipes que já enfrentamos, mas os nossos adversários costumam responder com velocidade e força", justificou. "Vai ser crucial manter a nossa postura e atacar de forma ordenada". Afirmou o comandante.



Frank Lampard, melhor jogador do Chelsea na temporada

O Chelsea chega a Camp Nou com Ashley Cole, titular da lateral-esquerda, machucado, mas o seu treinador, Guus Hiddink, que revolucionou o destino da equipe na temporada desde que chegou ao clube em fevereiro, acredita que conter um Barcelona inspirado por Lionel Messi (artilheiro da competição com 8 gols) é um trabalho para toda a equipe, não apenas para o mais que provável substituto de Cole, o português José Bosingwa.

"Há muitos anos que observo o Barça, porque me agrada a sua filosofia de jogo ofensivo", disse o holandês, que já treinou Valência, Real Madrid e Real Betis.

Hiddink também não pode contar com Ricardo Carvalho, Deco e os ausentes de longa data Joe Cole e Paulo Ferreira. Apesar desses desfalques, ele vai contar com o autor do gol da vitória do Barça na final da UEFA Champions League em 2006, Belletti, à sua disposição.

"Talvez ele saiba algum segredo que nos possa dar uma pequena vantagem", brincou Hiddink, fazendo uso do seu típico humor .


ANÁLISE:

Acredito em um jogo fantástico e com muita movimentação. O ataque arrasador do Barça , que tem uma média de 2,9 gols na competição e além disso conta com Messi, melhor jogador e artilheiro da Liga dos Campeões (8 gols), vai ser um grande teste para a defesa dos Blues. Do lado inglês, muita força e qualidade do meio para frente. Essien, Ballack e Lampard são bons marcadores e sabem sair para o jogo.

Esse trio preocupa e muito o técnico do Barcelona, Josep Guardiola, que acredita não ter enfrentado até agora nenhuma equipe com esse poder de roubar a bola e contra-atacar com tanta qualidade. Lembrando que o ataque do Chelsea conta com Maluda, Drogba e Anelka(Kalou). Guardiola vai pro jogo e não abrirá mão do seu estilo. Aposto na vitória do Barça por mais de dois gols de diferença, mas acho que o Chelsea tem grandes chances de marcar pelo menos um gol. O time do Barça vai dar muito espaço e um contra-ataque bem armado pelos visitantes é muito provável . O jogo será transmitido pela ESPN Brasil (15:30)

PALPITÃO: Barcelona 3x1 Chelsea


Vejam o lindo clipe oficial da UEFA:

O problema de Ney Franco

Serei direto. O Botafogo não terá em campo no próximo domingo o seu melhor jogador (aliás, o melhor jogador do campeonato). Confesso de que quando Maicosuel foi contratado, olhei com certa desconfiança. Afinal, apesar de um bom começo no Paraná em 2006, suas passagens nos dois anos seguintes por Cruzeiro e Palmeiras foram apagadas. Hoje tenho que dar o braço a torcer. O cara é bom de bola. Mas está fora da finalíssima. Pior desfalque não poderia existir para Ney Franco, que terá que quebrar a cabeça para arrumar o time e fazer com que seus comandados não sintam a falta de seu camisa 10. Isto sem contar numa possível ausência de Reinaldo.

A preocupação de Ney se justifica, pois suas opções são escassas. Os substitutos imediatos seriam Renato, que teve péssima atuação no jogo deste domingo, Jean Carioca ou Lucas Silva, que nunca convenceram. Uma mudança de esquema também poderia ser uma solução, colocando mais um volante em campo e recuando Reinaldo (se este puder jogar). Neste caso, Victor Simões ficaria sozinho na frente. O volante em questão poderia ser Tulio Souza, Batista, Thiaguinho (se não for suspenso no julgamento do meio de semana pela expulsão na final da Taça Rio) ou até mesmo Eduardo, que foi bem como lateral na última partida. Até a entrada de Wellington na zaga, deslocando Leandro Guerreiro para o meio não está descartada. Como se pode perceber, no Botafogo existe muita quantidade e pouca qualidade. Na única que vez que Maicosuel não esteve em campo este ano (justamente contra o Flamengo, na Taça Guanabara), Ney optou por Lucas Silva. Dessa vez acredito em algo mais defensivo, mas em se tratando do técnico alvinegro, tudo é possível.

Seja qual for a escalação, é certo de que Ney Franco terá problemas no domingo. Afinal, um jogador que é o artilheiro do campeonato com 12 gols e tem o mesmo número de assistências faria falta a qualquer equipe.