segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Uma semana para o título - Capítulo 1

Em todos os meus textos neste blog nunca fiz questão de dizer qual é o meu time. Não por medo ou insegurança, mas por que tento separar ao máximo minhas análises sem misturar com paixão clubística. Mas desta vez é diferente. Nos meus 24 anos de vida, considerando que tinha apenas oito anos quando o Flamengo foi campeão brasileiro pela última vez, nunca o vi chegar tão próximo quanto desta vez.

Além de acabar com uma fila que já dura 17 anos, o rubro-negro carioca pode escrever a história conquistando o troféu depois de assumir a liderança pela primeira vez na penúltima rodada, naquele que será lembrado como o mais equlibrado campeonato já visto até então. Considerando tudo isso, resolvi que gostaria de fazer parte desta possível conquista, de alguma forma que seja lembrada durante muitos anos, e para isso farei um diário de sete dias sobre a semana que cerca a grande decisão, começando nesta segunda, com este texto, e terminando no domingo, dia 6, com outro sobre um grande título ou uma grande decepção.

Para começar, então, desenharei o cenário que encontramos depois da penúltima rodada, em que o Flamengo é lider, com dois pontos a mais que Inter, Palmeiras e São Paulo. Apesar de quatro grandes times estarem envolvidos nesta briga, um outro gigante do futebol brasileiro, que não quer mais nada no campeonato, tomou conta dos noticiários esportivos. Trata-se do Grêmio, último adversario do Flamengo e maior rival do Inter.

Alguns jogadores do tricolor gaúcho já deixaram claro que não estão com a mínima disposição de vencer o jogo e, mesmo com veementes negativas do presidente, parece que a diretoria e a comissão técnica podem mandar um time mesclado de juniores e reservas, contra 100 mil flamenguistas completamente alucinados. Mas analisando com calma, não acredito que o Grêmio entregue o jogo, mas é inegável que não terá a mesma disposição. Rivalidade Gre-Nal é coisa séria, e vencer um jogo e ver o maior rival rindo e agradecendo por ter dado o título de bandeja não me parece o cenário mais realista. Mas bo futebol é sempre bom esperar o próximo capítulo.

Amanhã trago mais movimentos de uma semana decisiva para muitos brasileiros.

Um passo do paraíso

Análise rápida desse domingão de futebol. Com a vitória sobre o Corinthians e o tropeço do São Paulo, o Flamengo está a um passo de ser hexacampeão brasileiro. Só não será se não quiser. No próximo domingo, diante de um Maracanã repleto de torcedores ávidos por uma conquista que não vem há 17 anos, o time precisa de um triunfo simples sobre o Grêmio para levantar a taça.

Independentemente da postura do Tricolor Gaúcho na última rodada, esse título, se vier, é mais do que merecido para uma equipe que chegou a estar no 14º lugar, totalmente desacreditada por todos, inclusive pela própria torcida. Será merecido por causa de Andrade, que quando efetivado foi questionado, mas provou que é muito capaz no comando dos jogadores. Merecido também pela volta por cima do Zé Roberto, do Petkovic, do Adriano...

Enfim, uma conquista para tirar da garganta de 35 milhões de torcedores um grito que está entalado desde 1992.

Rapidinhas:

- O Fluminense não pode cair. O time não merece, o Cuca não merece e, principalmente, a torcida tricolor não merece. Uma recuperação e uma união jogadores/arquibancada que arrepia e emociona a cada partida, mesmo a quem não torce pelo clube. Mas que o time não ache que já se livrou, pois ainda há uma última rodada, na qual joga fora de casa contra um adversário direto, o Coritiba.

- O Botafogo só depende dele, apesar de estar no Z-4. Enfrenta o Palmeiras, em casa, e É DEVER DE TODO BOTAFOGUENSE LOTAR O ENGENHÃO DOMINGO QUE VEM. Alvinegros, mirem-se no exemplo do Flu, que ficou 27 rodadas na zona de rebaixamento e conseguiu deixá-la ontem, muito em função do apoio incondicional dos seus seguidores.