quinta-feira, 23 de julho de 2009

ACABOU A ERA CUCA NA GÁVEA

Cuca não resistiu a mais um mau resultado do Flamengo - empate por 1 a 1 diante do Barueri, no Maracanã - e não é mais o treinador do clube. O eterno ídolo Andrade vai comandar a equipe na partida contra o Santos, neste domingo, na Vila Belmiro. Cuca e Kleber Leite conversaram durante horas e chegaram a um acordo. A saída foi de forma amigável e sem multas. O nome mais cotado é do ex-técnico do Santos, Vagner Mancini .

Andrade assumiu de forma interina pela primeira vez em 2004, depois da demissão do técnico Abel Braga. O ex-volante estreou com vitória (1x0 no Guarani em SP) no seu novo desafio. A última vez que o Tromba, apelido do ídolo rubro-negro, assumiu o clube foi em 2005. O técnico começou com um empate em 1 a 1 com o Inter. Essa última passagem não foi nada boa. Andrade comandou o Flamengo em 9 jogos. Foram 3 vitórias; 4 derrotas e dois empates.

A única arma alvinegra

O Botafogo voltou a empatar nesta quarta, diante do lanterna Náutico por 2 a 2, aumentando para quatro o número de jogos sem perder. Porém, não é nada que anime muito, já que nestas partidas o time carioca venceu apenas uma. Até que não foi uma exibição ruim do Alvinegro, mas é notório que a equipe precisa melhorar. Isto porque é ainda mais notório que, nas últimas rodadas, apenas uma jogada vem dando certo: a bola parada. Seja nos fortes chutes de Juninho ou nas cobranças de escanteio e faltas de Lucio Flavio, somente desta maneira o time de Ney Franco consegue marcar gols. Vejamos.

Nos últimos seis jogos, em cinco ao menos uma vez a equipe balançou a rede adversária em bola parada. Se formos contar apenas as últimas quatro partidas - justamente as da invencibilidade do Botafogo -, TODOS os gols (7) nasceram de cobranças de falta ou escanteio. Muito pela perícia do camisa 10 em alçar bolas na área (o problema é que é a única coisa que ele vem fazendo de bom desde que retornou), mas, principalmente, pela potência e direção dos chutes de Juninho. O zagueiro está com o pé calibradíssimo. Raramente ele erra o gol e, como sai sempre uma bomba de seus pés, o trabalho dos goleiros fica ainda mais difícil.

Claro que a bola parada é sim importantíssima numa partida de futebol. Vários jogos são decididos neste tipo de lance. O preocupante é o fato do Botafogo depender sempre desta arma e, por isso, encontrar tantas dificuldades para vencer seus jogos. Ney Franco precisa ampliar o leque de jogadas com urgência e agora tem peças para isso. Então, mãos à obra.

Gols do Botafogo em bolas parada neste Brasileirão:

- Botafogo 2 x 2 Sport – 4ª rodada: Lucio Flavio bate escanteio e Fahel marca
- Vitória 4 x 3 Botafogo – 7ª rodada: Juninho faz gol de falta
- Atlético-MG 1 x 1 Botafogo – 9ª rodada: Juninho faz gol de falta
- Avai 1 x 2 Botafogo – 10ª rodada. Juninho faz gol de falta; Lucio Flavio bate falta e Renato marca
- Flamengo 2 x 2 Botafogo – 12ª rodada. Juninho bate falta e Alessandro marca no rebote; Lucio Flavio bate escanteio e Renato marca
- Náutico 2 x 2 Botafogo – 13ª rodada. Lucio Flavio bate escanteio e Juninho marca de fora da área; Juninho bate falta e Reinaldo marca no rebote

*O jogo da 11ª rodada do Botafogo, diante do Cruzeiro, foi adiado para 27/08

QUE FASE MENGÃO!


Com um mau futebol e muita desorganização, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o Barueri em pleno Maracanã. Val Baiano, artilheiro do Brasileirão com 9 gols, abriu o placar de pênalti. Emerson (foto), de bico, empatou para o Rubro-Negro carioca. Agora o Flamengo ocupa a décima primeira posição com 17 pontos. O Barueri é o quarto com 22 pontos.

O primeiro tempo foi muito pegado e com isso o futebol ficou de lado. A partida foi muito travada e os erros de passes dominaram o jogo. Com muitos desfalques, o técnico Cuca lançou vários garotos da base na equipe principal. A garotada não se escondeu e foi bem na partida. O zagueiro Marlon, um dos novatos, fez o pênalti, mas teve uma atuação segura. O melhor "calouro" foi o lateral-esquerdo Jorbison. Com muita velocidade e bons cruzamentos, ele apagou a má impressão da partida de estreia contra o São Paulo. Mas como no Flamengo as coisas não acontecem na normalidade, os veteranos jogaram muito mal e comprometeram as chances de vitória do time.

Léo Moura, Kleberson e Fierro jogaram abaixo da critica. Adriano não jogou no nível que pode, mas lutou muito e incomodou a zaga paulista. Depois do empate a equipe carioca foi com tudo para cima do Barueri e teve algumas chances de virar a partida, mas a sorte não estava do lado rubro-negro. Uma bola na trave depois de uma linda jogada do volante Willians foi o último suspiro do Mengão.

Os trinta mil presentes no Maracanã até que apoiaram a equipe até o fim do jogo. Depois do apito final o coro de “ADEUS CUCA... ADEUS CUCA” explodiu no Maior do Mundo. Até o momento, nenhuma declaração foi feita pela diretoria e o comandante rubro-negro deu entrevista coletiva normalmente após o empate. Na minha opinião seria um tiro no pé demitir o Cuca. Não existe no mercado um técnico com peso para pegar um clube como Flamengo e dar um jeito de forma rápida.

Hoje só um nome está no mercado: Vagner Mancini. Será que ele daria conta do caldeirão da Gávea? Eu acho que não! É melhor manter o Cuca e no fim dessa temporada, dependendo do resultado, a diretoria demite ou mantém o técnico.

Toque Final:

- Palmeiras (perdeu por 2x1 para Goiás) e Internacional (empatou por 2x2 com o São Paulo em casa) tropeçaram e deixaram a faca e o queijo na mão do Galo, que joga nesta quinta em casa contra o combalido Fluminense. Caso vença o Tricolor Carioca, o Atlético se isola na liderança com 28 pontos.

- O Santos, agora com Luxa, venceu o Atlético-PR por 1 a 0 na Vila Belmiro. O jovem Neymar marcou um lindo gol na segunda etapa, dando números finais a partida. O Peixe mostrou muita disposição e movimentação durante o jogo. Pelo menos na postura a equipe já melhorou 100%.

- O Fogão começou vencendo (gol do zagueiro Juninho) o Náutico, mas deixou o Timbu virar a partida com dois gols do atacante Gilmar. O Alvinegro teve reação e empatou com Reinaldo. Com o empate o Botafogo continua na décima sétima posição com 12 pontos. O Avaí, que era frequentador da zona de rebaixamento, venceu o Grêmio por 1 a 0 na Ressacada e chega à décima segunda posição. A equipe vem de três vitórias seguidas.
- Por fim, a Raposa derrotou o Santo André por 2 a 0 e já se aproxima dos dez primeiros. O Cruzeiro está com 13 pontos.