sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BRASIL CONHECE SEUS ADVERSÁRIOS

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo da África do Sul realizado pela FIFA nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, reservou as seleções da Coréia do Norte, da Costa do Marfim e de Portugal como adversárias do Brasil no Grupo G, na primeira fase da competição.


A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo de 2010 contra a Coréia do Norte no dia 15 de junho, em Johanesburgo. O segundo adversário será a Costa do Marfim no dia 20 de junho, também em Johanesburgo. O terceiro jogo será contra Portugal, no dia 25 de junho, em Durban.

O presidente Ricardo Teixeira, como integrante do Comitê Executivo da FIFA, o supervisor Americo Faria, o técnico Dunga, o assistente técnico Jorginho, o assessor de imprensa Rodrigo Paiva e o administrador Guilherme Ribeiro estavam presentes ao evento. O sorteio dos grupos foi comandado pelo secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, e pela atriz Charlize Theron.


Dos adversários da primeira fase, a seleção já enfrentou em Copas do Mundo apenas Portugal. E a lembrança não é boa. Foi em 1966, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase após perder por 3 a 1 para os portugueses. Curiosamente, Portugal conta com jogadores nascidos em terras brasileiras como o meia Deco, o zagueiro Pepe e o atacante Liedson.

Se ficar em primeiro lugar no Grupo G, o Brasil pode enfrentar Espanha, Itália, Argentina e Alemanha apenas na final se essas seleções também ficarem na liderança na primeira fase. E em um caminho mais fácil, o Brasil teria pela frente Chile ou Suíça nas oitavas, Holanda ou Paraguai nas quartas, França e Inglaterra na semifinal.