quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PERFIL: EZEQUIEL GONZÁLEZ, NOVO REFORÇO DO FLU

Ezequiel González, ou simplesmente Equi, é mais um argentino que chegou a jogar no futebol brasileiro. Mas ao contrário do badalado Defederico, contratado pelo Corinthians, Equi tem uma folha mais modesta. Chegando a um Fluminense que agoniza no Campeonato Brasileiro, o meia não será capaz de sozinho mudar as coisas. Até porque no Tricolor os problemas estão além das quatro linhas.

Com 29 anos, 1,78 metros, Equi é um jogador habilidoso, mas nada fenomenal. Já passou por outros cinco clubes na carreira. Apareceu em 1997 no Rosario Central, sendo considerado uma grande promessa. Em 2001, após ter sido um dos protagonistas da campanha do time rosarino na Copa Libertadores, onde foi semifinalista, foi contratado pela Fiorentina por cinco milhões de dólares. Mas na Itália, o futebol de Ezequiel González desapareceu. Foram apenas 19 partidas e um gol marcado na temporada 2001/2002.

Depois de passar seis meses encostado na Fiorentina, o técnico Carlos Bianchi resolveu apostar em seu futebol e o levou para o Boca Juniors em um contrato de empréstimo por seis meses. Ainda assim, pelos Xeneizes não manteve regularidade, mas esteve no grupo que conquistou a Libertadores de 2003. Foi re-emprestado ao Rosario Central, onde esteve por mais seis meses. Mais uma vez com a camiseta do Canalla fez boas exibições e o Central terminou o Torneio Apertura de 2003 em quarto.

Em janeiro de 2004 foi contratado pelo Panathinaikos, da Grécia. Ganhou a Copa da Grécia e um Campeonato Grego. Ao todo foram cinco temporadas pelo time de Atenas. Foram 72 partidas disputadas e 14 gols. Em 2006 teve uma grave lesão nos ligamentos cruzados e ficou impedido de jogar por nove meses. Até que em julho de 2008, após terminar seu vínculo com os gregos, resolveu voltar à Argentina para jogar no Rosario Central. Nesta terceira passagem pelo clube jogou 30 jogos e marcou três gols. Na última temporada do futebol argentino, o Rosario Central escapou de ser rebaixado após jogar a Promoción contra o Belgrano de Córdoba. Mas ao que tudo indica, dificilmente Equi González escapará de um rebaixamento agora no Brasil pelo Fluminense.

Por Raphael Martins

Inter vice-líder e campeão do primeiro turno

Finalmente a tabela do Brasileirão está correta e, no meio da 23ª rodada, o campeão do primeiro turno foi conhecido. É o Internacional, que ao bater o Atlético-MG por 3 a 0, no Beira-Rio, atingiu 37 pontos na metade inicial do campeonato igualando-se ao Palmeiras, mas com uma vitória a mais (11 a 10). Na competição completa, porém, o Alviverde tem 41 pontos e está na liderança, com o Colorado, depois da partida desta quarta, na segunda posição, com 40. O título do primeiro turno não vale nada oficialmente, mas os números mostram que ele é sim muito importante. Isto porque desde que o Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos (2003), em todos os anos, com exceção do ano passado, o time que ostentou tal título simbólico sagrou-se campeão no final.

Mas o Inter tem mais o que comemorar. Mais uma vez jogou bem e goleou, assim como tinha feito no final de semana, nos 4 a 0 diante do Goiás. O Atlético até que foi melhor no primeiro tempo, aproveitando-se da desorganização do 3-5-2 colorado para explorar os contra-ataques. Diego Tardelli e Renteria são muito rápidos e Corrêa estreou bem no meio-campo, auxiliando o jovem Renan Oliveira na transição entre defesa e ataque. Após o intervalo Tite viu que teria que mudar e pôs D'Alessandro na vaga de Danilo Silva, mudando a tática para o 4-4-2. O argentino, que estava em baixa, jogou muito bem, deu outra cara ao time, que abriu o placar com Edu, de cabeça. D'Alessandro fez o segundo logo depois, em chute forte da marca do penalti e Edu, novamente ele e novamente de cabeça, fechou o placar.

Além dos "goleadores" da noite, outro destaque do vice-líder foi o lateral-esquerdo Kléber, que mais uma vez, assim como na vitória sobre o Goiás, foi muito bem. Foram dele os dois cruzamentos para os gols de Edu e no gol de D'Ale ele erra um chute, que acaba se transformando em passe para o hermano. Já era tempo de Kléber recuperar seu futebol, pois sua vaga na Seleção, que parecia certa há um tempo, hoje está ameaçada, haja visto que Dunga não o convocou depois do péssimo desempenho na Copa das Confederações.

O Internacional contratou bem, conseguiu repor o que perdeu e ainda se reforçou mais. É seríssimo candidato ao título. O Galo, por sua vez, mostra aquilo que venho falando há algum tempo. Não tem elenco para aguentar um campeonato tão longo e difícil quanto é o Brasileirão. A equipe titular é boa, mas as peças de reposição são de um nível abaixo e o time sente quando tem desfalques. Coitado do Roth, que mais uma vez vai ficar com a fama de técnico que sempre começa bem, mas perde o fôlego. Foi a sexta partida sem vitória atleticana, que caiu da quinta para a sétima colocação, com 34 pontos. Nessa toada, até a briga pela Libertadores vai ficar complicada.

- No outro jogo desta quarta, pelo Brasileirão, o Corinthians venceu o Santos de virada, no finalzinho, por 2 a 1, em partida antecipada da 23ª rodada. O Peixe abriu o placar em gol contra de Chicão, mas o Timão, merecidamente, chegou ao empate com Bill e virou com o próprio Chicão, para delírio da Fiel. Um presente de aniversário pelos 99 anos completados terça-feira pelo clube. Com o resultado, o Corinthians pulou para a quinta posição, com 36 pontos, a apenas 5 do Palmeiras. Ou seja, Mano Menezes, que depois da derrota para o Flamengo havia afirmado que tinha jogado a toalha para o título, já pode ir se abaixando e pegando a dita cuja, pois o troféu ainda está em jogo e os paulistas têm time para isso.

- A vida dos adversários do Palmeiras ficará um pouco mais tranquila, pois Pierre, campeão em desarmes do Brasileirão, rompeu totalmente os ligamentos do tornozelo esquerdo e está fora do campeonato. O volante só volta a atuar ano que vem. Prejuízo enorme para Muricy, que perde seu melhor marcador, um jogador que não tem no elenco e, além de tudo, um ídolo da torcida, que se identifica bastante com seu estilo aguerrido de jogar. É uma pena.

- Na Sul-Americana, os reservas do Botafogo conseguiram bom resultado empatando com os titulares do Atlético-PR, na Arena. O 0 a 0 faz com que o Alvinegro precisa de apenas uma vitória simples para se classificar e, além do mais, descansou os jogadores para o jogo diante do Sport, sábado, na Ilha do Retiro. Partida importantíssima pelo momento delicado botafoguense na tabela.