sábado, 25 de julho de 2009

Salve São Cristovão

Amigos do Passando a Bola. Estou em falta com vocês, mas na minha idade a saúde tem que ser prioridade. Meu médico está na minha cola e ainda estou em observação. Assim, me falta tempo e paciência para lembrar das histórias e de acompanhar esse futebolzinho sem graça.

Venho hoje até vocês para fazer uma homenagem ao santo mais importante do catolicismo: São Cristovão. Hoje é o dia dele. Além de ser o padroeiro dos motoristas, viajantes e taxistas, ele deu nome ao melhor time de todos os tempos. O meu São Cristovão. Salve São Cricri!

Como homenagem vou contar, em resumo, a história desse grande homem.

"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século III, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é também o padroeiro dos taxistas!

De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo!

Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pregando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.

No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?”

Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves..."
É por essas e por outras que eu afirmo: São Cristovão é o maior time do mundo!

Nenhum comentário: