quarta-feira, 6 de maio de 2009

O futebol venceu!

Quando o gol de Iniesta entrou no canto esquerdo de Peter Cech, goleiro do Chelsea, aos 48 minutos do segundo tempo, não foi somente o Barcelona que se classificou para a final da Champions League, mas todo o futebol. Durante 180 minutos, vimos duas equipes com duas propostas assumidas de jogo.

Enquanto um só atacou, o outro só defendeu. única excessão feita aos nove minutos iniciais da segunda partida, quando o Chelsea equilibrou o jogo e conseguiu o primeiro gol. Fora isso, passou noventa minutos acuado dentro da própria área na viagem até Barcelona e depois segurou por mais 85 minutos dentro de casa, com alguns contra-ataques esporádicos.

Minha opinião não é unanime, muitos vão dizer que futebol também se faz com defesa. Mas o espírito do esporte e a sua alegria está no ataque e poucos times no mundo fazem essa função de forma tão elegante quanto o Barça. Nos seus primórdios, os times tinham até 8 atacantes. Claro, o esporte evoluiu e perceberam que também é preciso defender, mas se não fossem as Laranjas Mecânicas e as Máquinas espalhadas ao longo da história, o futebol não seria, de longe, o esporte mais popular do mundo.

Mesmo sem Henry, o quarteto Xavi, Iniesta, Messi e Eto'o mostrou que mesmo contra um time fechado é possivel trocar passes rápidos e manter seu futebol bonito. O futebol venceu junto com o Barça na tarde desta quarta-feira e a Champions League terá uma final com dois times que fazem muito bem aquilo que a gente mais gosta de ver, GOL!

Excesso de zelo castigado por um chute

Não foi o grande jogo que todos esperavam. Chelsea e, principalmente, Barcelona não apresentaram o futebol que lhes é característico. Mesmo assim, em um final emocionante, o Barça, com um a menos, conseguiu um empate heroico - NO ÚNICO CHUTE QUE ACERTOU NO GOL EM TODA A PARTIDA - através de Iniesta aos 47 do segundo tempo e garantiu a classificação para a final da Liga dos Campeões. A decisão será dia 27 deste mês, em Roma, diante do Manchester United. Finalmente veremos o duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo, talvez os dois melhores jogadores do mundo na atualidade.

Voltando ao jogo desta quarta, o Barça entrou em campo com um esquema diferente do habitual. Sem contar com Henry (contusão no joelho), Guardiola optou pela entrada de Keita no meio-campo, deixando apenas Messi e Eto'o no ataque. O camaronês começou a partida com um posicionamento diferente, por vezes caindo pela esquerda, desempenhando função semelhante a que Henry faz quando está em campo. Isso fez com que o Barcelona perdesse sua referência na área e, consequentemente, não ameaçasse o gol de Peter Cech.


Apesar do amplo domínio de bola - em certo momento do primeiro tempo chegava a 69% contra 31% -, o Barça não criava e o Chelsea, por sua vez, sempre chegava com perigo ao gol de Valdéz. Abriu o placar com um golaço de Essien logo aos 9 minutos de jogo e poderia ter feito mais. Percebendo a inoperância de sua equipe, Guardiola adiantou Iniesta para a ponta esquerda, tentando furar a defesa azul, sem muito sucesso. Guus Hiddink anulou a principal jogada do time catalão, deixando Malouda em cima de Daniel Alves e com Ashley Cole grudado em Messi. Passou a explorar os contra-ataques.

No segundo tempo o panorama não mudou. Barcelona com a bola, sem criar nada, e Chelsea limitando-se apenas aos contra-ataques. Num desses Drogba perdeu chance incrível, de frente para Valdéz. Aos 20, a tarefa dos Blues parecia que ficaria mais fácil, quando Abidal foi expulso após derrubar Anelka. Aí Hiddink pecou. Ao invés de deixar a equipe do jeito que estava, com Drogba e Anelka no ataque, buscando o gol que liquidaria a fatura, resolveu segurar o resultado. Tirou o marfinense e colocou Beletti em seu lugar. Encolheu-se, deu mais campo pro Barça jogar e foi castigado.

Quando todos já esperavam pelo apito final, aos 47 do segundo tempo, a bola sobrou pra Messi dentro da área. O argentino só rolou para Iniesta, que vinha de trás, pegar de primeira e acertar o ângulo de Cech. Um golaço, que leva o Barcelona para a final da Liga dos Campeões pela sexta vez em sua história (venceu duas e perdeu três). Resultado merecido, não pelo que o Barça apresentou em Londres, mas pelo que vem jogando durante a temporada.

E que chegue logo o dia 27...

EXCLUSIVO: ADRIANO ACERTA COM O FLA


Adriano voltou !! Agora é oficial. A assessoria de imprensa do Flamengo, através do assessor Felipe Scorzelli, confirma com exclusividade para o nosso Blog, que depois das reuniões de hoje entre o vice de futebol, Kleber Leite e o empresário do jogador, Gilmar Rinaldi, as duas partes acertaram as pendências e o Imperador já é atleta do Flamengo. A apresentação será amanhã às 15h, na Gávea.


Vejam o gol de Adriano contra o Vasco em 2000 :



DEFESA X ATAQUE: QUEM LEVA A MELHOR?


Daqui a pouco, às 15:45, Chelsea e Barcelona se enfrentam pelas semifinais da Liga dos Campeões da UEFA, no estádio Stamford Bridge em Londres. É o encontro da grande defesa dos ingleses, com o poderoso ataque dos espanhóis, que já marcaram mais de cem gols na temporada. Depois de apresentar uma boa armação tática no empate em zero a zero, na primeira partida no Camp Nou, Gus Hiddink chega com uma tranquilidade maior para esse confronto final. O técnico holandês já mostrou que sabe marcar o veloz ataque catalão. Com duas linhas de quatro na defesa e com Drogba sozinho no comando de ataque, o Chelsea anulou a principal arma do Barça, o argentino Messi. Será que a retranca inglesa será bem sucedida?

O Barcelona vai fazer de tudo para essa forte marcação não surtir efeito. E para isso o técnico Pep Gardiola conta com seu “quinteto fantástico”. Iniesta, Xavi, Messi, Henry e Eto´o, são os jogadores mais agudos do time, a reserva de qualidade do Barça. Mas lá atrás, na defesa, Guardiola tem alguns problemas. O capitão Carles Puyol e o zagueiro Rafa Marquez, estão fora do jogo. Puyol está suspenso e Marquez se contundiu nas quartas-de-final. O brasileiro Sylvinho, ex-Corinthians e Arsenal, deve entrar na lateral-esquerda, deslocando o francês Abidal para o miolo de zaga. Cáceres e Piqué completam o setor.
A falta de Puyol e Rafa Marquez deixa o Barça menos encorpado em relação ao Chelsea. Para Gardiola a chave da vitória em Londres está nos avanços do time da casa. Por jogar em seus domínios, o técnico do Barça acredita que Hiddink não vai ficar atrás da linha da bola, como fez em Barcelona, e com isso seu time terá mais espaço para jogar. O duelo em Londres vai ser literalmente decidido nos detalhes. Acredito que o Chelsea não vai fugir das suas convicções por jogar em casa. Vejo uma equipe bem armada e que vai jogar no erro do Barça, que por ter um futebol mais estiloso, vai forçar o ataque. Se o quinteto catalão estiver em uma noite perfeita, não acredito no poder defensivo do Chelsea. Vamos esperar para ver.
PALPITÃO: Chelsea 1x2 Barcelona

CHELSEA: Cech; Ivanovic, Alex, Terry e Ashley Cole; Essien, Ballack, Obi Mikel, Lampard e Malouda; Drogba. Técnico: Guus Hiddink.


BARCELONA : Valdés; Daniel Alves, Cáceres (Abidal), Piqué e Abidal (Sylvinho); Touré, Xavi e Iniesta; Messi, Eto'o e Henry (Keita). Técnico: Josep Guardiola.

Estádio: Stamford Bridge, Londres-ING Horário: 15h45 (de Brasília).

Árbitro: Tom Henning Ovrebo (NOR). Auxiliares: Geir Age Holen (NOR) e Dag-Roger Nebben (NOR).

Luxa fez bem, mas atacantes não contribuíram

Luxemburgo inovou. Conhecedor do modo como o Sport joga (3-5-2, com apoio constante dos alas Moacir e Dutra), o técnico do Palmeiras mudou o esquema alviverde para o 4-3-3. Sim, Luxa tirou um zagueiro (Marcão estava suspenso) e colocou em campo Marquinhos, atuando aberto pela esquerda. Pela direita, Williams, com Keirrison centralizado. Dessa maneira, pretendia fazer com que os alas rubro-negros ficassem mais presos à marcação. Conseguiu, mas não contou com boas atuações dos dois "pontas". O primeiro tempo foi fraco e irritou a torcida palmeirense.

Percebendo que os ex-jogadores do Vitória não vinham bem, Luxemburgo mudou a equipe aos 19 do segundo tempo. Colocou em campo Ortigoza (foto), fazendo dupla de ataque com Keirrison, e promoveu a estreia do volante Mozart, liberando Cleiton Xavier e Diego Souza. Deu certo. O paraguaio entrou muito bem, dando mais movimentação ao ataque. Tanto que, em jogada pela direita, sofreu falta de Hamilton, que foi expulso. Na cobrança, Cleiton Xavier jogou na área e o próprio Ortigoza desviou de cabeça, marcando o gol da vitória.

O Palmeiras não jogou bem, mas leva uma vantagem importante para a Ilha do Retiro, onda já venceu nesta Libertadores, na primeira fase.

AÍRTON É O SUBSTITUTO DO CAPITÃO

Com a aposentadoria do capitão Fabio Luciano, o técnico Cuca tem dois dilemas pela frente. Quem vai ser o grande líder do time? Quem vai dar aquela tranquilidade para as saídas do companheiro de zaga, Ronaldo Angelim?

A primeira pergunta o técnico já respondeu. Passou a braçadeira de capitão para Bruno. Agora temos que esperar e observar se o goleiro vai ser uma liderança positiva ou não. Na questão da tranquilidade e da posição de zagueiro, acredito que o treinador já fez sua escolha.


Na noite de hoje, chegou do Ceará , onde o Flamengo está concentrado para enfrentar o Fortaleza, palas oitavas-de-final da Copa do Brasil, a informação que Everton Silva vai para o jogo. Com a entrada do lateral, o volante/zagueiro Aírton(foto) vai ser deslocado para o miolo da zaga, posição que era do capitão Fabio Luciano.
Acredito que Cuca acertou na mosca. Aírton tem boa estatura, bom tempo de bola e desarma seus adversários sem fazer falta, características perfeitas para jogar na sobra. Aírton é volante de origem e não é aquele tipo de volante “brucutu”. Ele tem bom passe e ótima visão de jogo. Acredito mais no sucesso do jovem Aírton como substituto de Fabio Luciano, do que na liderança do goleiro Bruno. Mas isso é papo para outro dia.