quinta-feira, 23 de abril de 2009

E A NATUREZA CASTIGA A F1

Depois de a chuva atrapalhar as duas ultimas corridas, agora é a vez da areia




Robert Kubica da BMW - Sauber


Aproveitando o post aqui de baixo do companheiro Victor Valente... Segue a informação.

Depois de duas batalhas de baixo d água na Malásia e na China, mais uma ameaça ronda a Fórmula 1. A meteorologia prevê mais tempestade no caminho do circo sob rodas. Mas não de água e sim de areia. É bem provável que fortes ventos formem uma grande tempestade de areia neste fim de semana no GP do Bahrain. Nos treinos de inverno, três equipes (Ferrari, BMW Sauber e Toyota) tiveram que encerrar seus trabalhos devido às tempestades.

Cadê o Nelsinho?

Nunca fui um profundo conhecedor de Fórmula 1, mas sempre gostei de acompanhar, assistindo corridas e lendo algumas notícias. A última temporada e a atual estão particularmente interessantes, principalmente com a volta de um brasileiro brigando sério pelo título e pela loucura que as corridas deste ano estão.

Mas um fato em especial tem me chamado a atenção: como é ruim esse tal de Nelsinho Piquet. O "filho do homem" chegou cheio de esperança na Fórmula 1, principalmente por ter sido o principal rival do Hamilton na GP2, em 2006, e lógico, como eu disse acima, por ser "o filho do homem". Depois de um ano como piloto de testes da equipe, finalmente Briatore deu uma chance a ele e nem de longe, mas nem de muito longe, conseguiu algo parecido com o que o antigo rival fez logo em seu primeiro ano na elite do esporte.

Ai nós podemos pensar: coitado, o carro era uma droga! NÃO, havia sido bicampeão mundial dois anos antes. Começou a história que ele só precisava começar a temporada européia que melhoraria. Balela. Ao fim da temporada Nelsinho conseguiu um pódio e olhe lá e logo vieram os boatos da demissão. Torci para que ele ficasse, afinal o cara é brasileiro, mas o tempo já passou e ninguém mais lembra de olhar a posição do, além de tudo isso, antipático piloto na tabela. Neste ano não consegue chamar mais a atenção nem negativamente. Resumo: se ele sair hoje da categoria, ninguém mais dará por falta. Tomara que o Bruno Senna seja melhor.

ENTREVISTA EXCLUSIVA: MIGUEL ÂNGELO DA LUZ

Miguel deseja renovar o esporte olímpico do Fogão

Momento histórico no PASSANDO A BOLA!!!! Com menos de uma semana do seu nascimento o nosso querido Blog expõe sua primeira entrevista exclusiva. E o convidado é de peso, Miguel Ângelo da Luz, técnico de Basquete, campeão do mundo com a Seleção Feminina em 94. Miguel trabalha hoje como Coordenador de Esportes Olímpicos do Botafogo e vai falar, entre outras coisas, sobre a possibilidade de acolher o time adulto de Vôlei do Osasco. Aproveitem...


PASSANDO A BOLA: O Botafogo está negociando com possíveis patrocinadores?

MIGUEL ÂNGELO: Ainda não. Eu estava pensando num projeto para montar uma equipe de alto rendimento, mas devido aos feriados ainda não começamos as conversações. Com o fim do Osasco eu tive que acelerar as coisas. Porque como a equipe já está pronta é mais fácil de viabilizar o projeto.

PB: A idéia é montar uma equipe de vôlei e de basquete ou uma ou outra?

MIGUEL ÂNGELO: Eu tenho vontade de montar duas equipes competitivas. Exemplo: equipe feminina de vôlei/masculina de basquete.

PB: Existe a chance de uma parceria com o governo estadual/municipal?

MIGUEL ÂNGELO: O ideal é o governo ser uma espécie de apoio. O Rio não tem muitas equipes de alto rendimento. Nós vamos tentar resgatar a formação de equipes de ponta no estado.
PB: Como seria esse apoio?

MIGUEL ÂNGELO: A intenção é usar as instalações esportivas do governo, para jogos e eventos das equipes olímpicas do Botafogo.

PB: O grupo Brasil/Telecom se retirou da Superliga Feminina. Ele patrocinava a equipe sediada em Brusque – Santa Catarina. Essa equipe pode ser um alvo?

MIGUEL ÂNGELO: Brusque pode ser um alvo sim. Até porque é bem mais barato e isso conta no cenário de crise que vivemos hoje.

PB: Você já entrou em contato com o técnico do Osasco Luizomar Moura?

MIGUEL ÂNGELO: Não. Eu só vou ligar quando estiver com um parceiro acertado. Eu quero chegar com uma coisa concreta para ele.

O RETORNO DE DALGLISH !!!!



Depois de ser eliminado da Copa dos Campeões da Europa pelo Chelsea em um jogo fantástico (4x4) e na seqüência empatar em outra partida incrível com o Arsenal(4x4), o que diminuiu muito as chances de conquistar o Campeonato Inglês, o Liverpool pode recorrer a um antigo conhecido dos torcedores vermelhos. KENNY DALGLISH, ultimo técnico campeão inglês pelo Liverpool em 1990, pode estar voltando para Anfield .

Rafa Benitez, atual técnico da equipe, está querendo contar com a experiência e o prestígio de Dalglish com a torcida para a próxima temporada. Pergutado se existia essa possibilidade, Dalglish desconversou, mas fontes próximas ao técnico confirmam a vontade dele de ajudar seu time do coração. Além disso, desde 91, quando deixou o camando da equipe, ele vem mantendo os laços com o Liverpool. Kenny também é muito amigo dos jogadores, como Steven Gerrard e o zagueiro Carragher.

A função de Kenny Dalglish já foi definida. Ele seria um diretor técnico das divisões de base do Liverpool. Os dirigentes dos Reds querem atrair mais jovens talentos com a forte presença do lendário treinador.

Parreira, dê uma chance para a base do Flu

Desde que a Unimed passou a investir pesado no Fluminense, o Tricolor contou com inúmeros jogadores de muita grife e que pouco fizeram em campo. Nomes como Romário, Edmundo, Petkovic e Felipe não podem ter suas qualidades questionadas, mas também é inquestionável que todos esses renderam bem abaixo do esperado no Flu. Outros nomes, de procedências bem mais duvidosas, chegaram com muita banca e nada.


Pois bem, o Fluminense dos últimos anos se notabilizou por contratar no atacado, pensando primeiro na quantidade, depois na qualidade. Este ano, por exemplo, como já escrevi em um post anterior, foram 14 "reforços" contratados, a maioria deles longe de serem unanimidade. Só Thiago Neves e Fred se encaixam no perfil de jogadores acima da média.


Em contraponto, o Flu sempre se orgulhou de ter uma das melhores categorias de base do Brasil. Os garotos de Xerém cansaram de ganhar títulos nacionais e internacionais. Então vai a grande interrogação: por que o Fluminense não bota essa mulecada pra jogar, ao invés de trazer atletas de outros lugares que, além de não serem sumidades em campo, não têm identificação com o clube?


Vejam o caso do garoto Maicon, destaque absoluto da vitória sobre o Águia de Marabá, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Desde o ano passado, quando entrou na fogueira, com o Fluminense ameaçado de rebaixamento no Brasileiro, que o atacante mostra que tem futebol. É sempre uma ótima opção pelo lado direito, muito veloz, muito forte e tem boa capacidade de finalização. Posso estar enganado, mas puxando pela memória, não lembro de ter visto uma partida em que Maicon tenha jogado mal. O garoto não merecia uma chance no ataque, ao lado de Fred? Ou Éverton Santos é tão melhor do que ele?


O mesmo digo para outras posições. Não há laterais-direito melhores do que Ratinho e Mariano na base? Não há volantes mais capacitados do que Jaílton, Fabinho e Wellington Monteiro? Dando uma relembrada rápida no time da Copa São Paulo de Juniores deste ano, cito o volante Neves, capitão da equipe, que com certeza não fica devendo em nada (a não ser em experiência) para os três citados acima.


Já escrevi anteriormente que, se fosse o Parreira, escalaria Thiago Neves no ataque, ao lado de Fred. Mas como o treinador acha que Thiago é meia, então dê uma chance ao Maicon no lugar do Everton Santos. Dê uma chance para a base tricolor.

DAGOBERTO GARANTE SÃO PAULO NA LIDERANÇA DO GRUPO 4

Longe de ser brilhante, mas mostrando vontade e disposição no segundo tempo, o São Paulo venceu, de virada, o América de Cali nesta quarta-feira, no Morumbi, por 2 a 1, e garantiu o primeiro lugar do grupo 4 da Copa Libertadores. Dagoberto fez os dois gols do Sampa e Parra descontou.

Errando muito, e longe de apresentar um futebol de hexacampeão, o Tricolor por pouco não perdeu a quarta partida seguida, fato que não ocorria desde 2002. Naquele ano, Palmeiras, São Caetano, Corinthians (Rio-São Paulo) e o Figueirense (Copa do Brasil) superaram o Tricolor seguidamente. Neste, duas derrotas para o Corinthians na semifinal do Paulistão e mais um tropeço para o Independiente de Medellín.

Mais uma vez apático e sem criatividade alguma, os comandados de Muricy começaram apresentando um mau futebol e, pior, sem garra e qualquer poder de reação.Logo aos oito minutos do primeiro tempo, Parra, com liberdade, abriu o placar e silenciou o Morumbi. A partir daí, vieram as jogadas aéreas, o futebol previsível e os erros constantes, que tem marcado o São Paulo nos últimos jogos.

Dagoberto, mais uma vez escalado na direita, tentava criar, brigava, mas a inspiração era pouca. Assim como a da dupla de atacantes. Borges e Washington se revezaram na tarefa de perder gols. Inexplicável. Difícil de explicar também a queda de produção de Hernanes, cada vez mais longe do futebol brilhante do ano passado. A defesa tricolor, tida como a melhor dos últimos anos no Brasil, voltou a jogar abaixo do rótulo que ganhou.

No segundo tempo, o São Paulo voltou com mais atitude, mas ainda com pouca inspiração. Empurrado pela torcida, o Tricolor chegou ao gol. Aos 12 minutos, Jean fez grande jogada e rolou para Dagoberto. O atacante tirou do goleiro e foi premiado pela garra demonstrada. Nove minutos depois, Dagoberto usou novamente de sua determinação e conseguiu virar o jogo. A zaga recuou para o goleiro Meza, que tentou afastar. O goleiro, porém, vacilou e chutou em cima do atacante são-paulino, que acreditou na jogada. Virada no Morumbi, com gol de costas.


Depois disso, o São Paulo administrou e agora espera a definição dos grupos para saber o adversário das oitavas-de-finais da Libertadores. Ufa!



No Mineirão a Raposa passou fácil pelo Deportivo Quito:


O Cruzeiro fez nesta quarta-feira seu dever de casa e assegurou a classificação para as oitavas-de-final da Copa Libertadores. Em jogo contra um adversário violento, a Raposa venceu o Deportivo Quito por 2 a 0 e terminou a primeira fase da competição na liderança do grupo 5, com 13 pontos. Léo Fortunato e Wagner fizeram os gols celestes.




Leão ruge alto na Libertadores

Foi sofrido, de virada, mas o Sport fez a alegria de sua torcida e conseguiu a classificação antecipada para a próxima fase da Libertadores. O Leão da Ilha bateu o Colo-Colo, do Chile, por 2 a 1 e chegou aos 10 pontos no grupo 1, garantindo-se matematicamente nas oitavas-de-final da competição. O feito é ainda mais especial, pois vem três dias após a equipe conquistar o tetracampeonato pernambucano e coroa o Rubro-Negro como o maior clube nordestino da atualidade.

Em sua segunda participação no mais importante torneio de clubes das Américas (a primeira foi em 1988), o Sport consagra-se como a segunda equipe do Nordeste a avançar de fase na Libertadores. A primeira foi o Bahia, em 1989, que chegou nas quartas-de-final e foi eliminado pelo Internacional.

No jogo desta quarta-feira, o primeiro tempo não teve muitos lances de perigo de ambas as partes. A segunda etapa, porém, começou pegando fogo, com o atacante Millar abrindo o placar para os chilenos logo aos 4 minutos. Dez minutos depois, no entanto, o ala-direito Moacir deixou tudo igual, emendando rebote da trave após chute de Hamilton.

Embalado pela torcida, o Sport foi em busca da virada e conseguiu aos 29 minutos em gol irregular de Vandinho. Luciano Henrique fez jogada pela direita e chutou. A bola desviou na zaga e subiu. O atacante deu um leve empurrão no zagueiro Jara e completou para as redes.
Parabéns ao Sport, que calou a boca de muita gente que achava que a equipe faria apenas figuração na Libertadores. Inclusive este que vos escreve.

Palmeiras precisa vencer
A vitória do Sport faz com que o Palmeiras entre em campo na última rodada precisando derrotar o Colo-Colo no Chile para ficar com a vaga. Em caso de empate, será o time chileno que se classificará.

Mais um amigo na área.....

Esse amigo é de fato bom de bola, tanto que jogou na base do Fluminense quando era mais novo. Jornalista como nós, do PASSANDO A BOLA, Leandro Amaral tem língua afiada e jogo de cintura nos argumentos. Vascaíno de coração, ele vai falar um pouco desse grande clube do futebol brasileiro. Depois de um belo depoimento de um tricolor... Chegou a hora da Cruz de Malta!

O sentimento não pode acabar !!!


A competição mais importante do ano para o Vascão das Galáxias está prestes a começar. Em razão disso, vários jogadores estão sendo especulados na Colina. Magno, Miguel, do Náutico, Aloísio, que está no Oriente Médio, Ernani, do Americano, e (pasmem) Juninho Pernambucano, do Lyon... É, até o Reizinho da Colina Histórica teve seu nome ventilado pela imprensa.


Dos jogadores citados, creio que será difícil o Juninho voltar, mas os demais estão bem encaminhados, sobretudo Aloísio Chulapa, que freqüentemente conversa com o diretor de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano.


Você Vascaíno, desconhece a maioria dos nomes que eu citei? Pois bem, somos dois, ou três, ou quatro... E por ae vai. Com exceção feita ao Chulapa e ao ótimo Juninho, assim como a maioria de vocês que estão lendo esse texto, nunca ouvi falar nos outros nomes. Mas não vejo nenhum problema nisso. Muito pelo contrário. Os números do time nesta temporada me fazem crer nisso. Afinal, quem conhecia o Ramon e o Titi, ambos do Inter? Quem sabia quem era Nílton? Paulo Sérgio? Não? Humm.. Deixe-me pensar... Pimpão? Também não? Jeferson e Élton, que disputaram a Série B do ano passado pelo Santo André? Como assim, também não os conhece?


Antes de o Cariocão começar eu também não fazia idéia de quem eram esses atletas. Então meus caros amigos, isso só mostra que, pelo menos nesse ano de resgate à camisa, à tradição e à confiança são fundamentais, não os nomes dos jogadores, mas sim a entrega e a dedicação dos mesmos. Claro, para uma engrenagem funcionar é necessário comando e nesse quesito o Vasco está muito bem servido, obrigado. Dorival dá sinais de que tem o time na mão e tem um esquema de jogo definido, antes do tempo em que ele calculava que isso fosse acontecer.


O Vascão das Galáxias começou o ano aturando piadas, está terminando o primeiro semestre sendo respeitado e, ao que tudo indica, terminará 2009 com orgulho, de volta à Série A e temido pelos adversários como sempre foi.



OBS 1: A Eletrobrás está por detalhes. Falta apenas pegar a CN do INSS para sacramentar o acerto, que renderá ao clube R$ 14 milhões.



OBS 2: Fomos os melhores no Carioca, surpreendemos os rivais, mas acabamos fora por causa de uma noite infeliz. Que isso sirva de lição e não se repita na Série B. Foco e atenção são fundamentais em uma competição tão acirrada.



OBS 3: Eu estou acreditando no título da Copa do Brasil. Estamos jogando muito bem, e caímos em uma Chave tranquila. O problema é o Inter, que vem jogando uma bola redondinha, com o perdão do trocadilho. Mas não custa sonhar. Texto de Leandro Amaral....



Texto de Leandro Amaral...