domingo, 28 de fevereiro de 2010

Enquanto isso em São Paulo

Faz tempo que não escrevo sobre o futebol de São Paulo. Por isso vou aproveitar o clássico entre Santos e Corinthians para dar uns breves pitacos. A nova geração dos Meninos da Vila (é impressionante como o Santos, de tempos em tempos, revela tantos jovens talentosos) está encantando a todos. O futebol leve, ofensivo e abusado santista enche os olhos. Porque além de tudo é eficiente. O time consegue aplicar a tática de que a melhor defesa é o ataque. Como sufuca o adversário e consegue manter a posse de bola, a equipe de Dorival Junior pouco é ameaçada. E quando o é, tem um bom goleiro para defendê-la.

O treinador, aliás, montou um meio-campo muito interessante, no qual todos sabem jogar. Arouca é primeiro volante, ao lado de Wesley, que há pouco tempo atrás era atacante. Ganso joga pelo meio, Robinho pela esquerda e Neymar pela direita, com André centralizado no ataque. Contra o Corinthians, Robinho não atuou. Ganso fez a função do astro da Seleção e Marquinhos entrou no meio. E o padrão de jogo não mudou. Mais uma vitória e a liderança isolada do Paulistão. Palmas para Dorival e para a garotada santista, especialmente Neymar e Ganso, a quem tenho prazer de ver jogar.

O Corinthians, por sua vez, ainda não se encontrou na temporada. A Zaga já não é mais tão confiável e Roberto Carlos, contratado para suprir a ausência de André Santos, só decepcionou. Não ajuda em campo e ainda foi expulso pela segunda vez nas poucas vezes que jogou. Ronaldo ainda parece fora de forma. Quem não pode ficar fora do time é Dentinho, para mim, ao lado de Jorge Henrique, o melhor jogador do Timão.

- Rapidamente falando sobre o São Paulo, que provou que tem um dos melhores, senão o melhor, elenco do Brasil. Hoje não teve peças importantes, mas conseguiu golear o Monte Azul. E uma ótima notícia. Fernandinho, revelação do Brasileirão do ano passado, finalmente estreou e fez logo 4 gols. Não poderia ter sido melhor. Vai brigar por posição com Dagoberto ou na vaga de meia, onde Léo Lima jogou hoje e onde Cléber Santana e Hernanes também atuam. Nesse caso o esquema teria que ser mudado. Mesmo assim ainda acho que Ricardo Gomes será cauteloso. Até porque tem jogadores pra isso.

- Já o Palmeiras segue irregular. Após a vitória sobre o São Paulo, o torcedor ficou esperançoso de dias melhores, mas Antônio Carlos não é mágico. O elenco verde é limitado, especialmente no ataque. Então fica difícil. Ou se reforça ou vai ficar fora até da semifinal do Paulista. Essa semana tem jogo importantíssimo contra o vice-líder Santo André. Se perder...

No Rio, mais do mesmo

A Taça Rio começou do mesmo jeito que a Taça Guanabara iniciou e terminou: com os grandes derrotando os pequenos. Com exceção do Vasco, que encontrou alguma dificuldade diante do Volta Redonda, todos os outros venceram sem ter muito trabalho. Mais uma prova da disparidade entre as equipes em 2010.
Sábado, o Flamengo, desfalcado de alguns titulares, não fez um bom primeiro tempo, mas no segundo cresceu e venceu o Macaé com sobras: 4 a 1. Vágner Love e Vinícius Pacheco voltaram a jogar bem, marcaram gols e, principalmente, ajudaram na marcação. A defesa tem ficado mais segura depois que os dois passaram a adotar essa postura. Não custa lembrar que o Flamengo campeão brasileiro tinha Zé Roberto e Willians fazendo função parecida. Outra boa notícia foi a dupla de zaga David/Fabrício. Para mim essa é uma dupla que tem condição de brigar pela titularidade. Talvez ainda pese a falta de experiência dos dois. Mas é algo pelo menos para um futuro próximo. De qualquer maneira, acho que o Flamengo está bem.

Bem também está o Botafogo. O campeão da Guanabara não fez uma grande partida, mas novamente foi eficiente. Caio teve nova boa atuação e Joel já pensa em arrumar um lugar pra ele no time. Eu acho que pode sobrar pro Lucio Flavio. Eu não faria isso. Acho que o garoto pode funcionar bem como amuleto. E em time que está ganhando não se mexe. O Alvinegro não tem encantado, mas tem tido competência para vencer. Isso que importa.

Hoje, o Fluminense goleou o Friburguense por 5 a 1 no Maracanã. Fred voltou a marcar e sem paradinha. O menino Wellington Silva, que já está vendido ao Arsenal, estreou no Maior do Mundo e deixou o dele. Jogou muito e emocionou na coletiva, orgulhoso de ter jogado no profissional como titular pela primeira vez. Conca e Everton também. E André Lima, no seu primeiro jogo, mostrou oportunismo. Boas notícias para a torcida do Flu, que anda meio desconfiada. Não é pra tanto. Até porque Cuca é tricampeão da Taça Rio.

O Vasco hoje voltou a decepcionar o torcedor, mas derrotou o Volta Redonda por 2 a 1. Não acho justo essa revolta dos vascaínos com a equipe de Mancini. O time só perdeu uma partida até agora e estava jogando bem, inclusive na final da Taça Guanabara, quando foi superior ao Botafogo. O problema da torcida do Vasco é ter superdimensionado o poderio da equipe. Não é um time fraco, mas também está longe de ser a máquina que muitos acreditaram. Vágner Mancini precisa de reforços se quiser almejar algo em competições maiores, especialmente no sistema defensivo.