Faz tempo que não escrevo sobre o futebol de São Paulo. Por isso vou aproveitar o clássico entre Santos e Corinthians para dar uns breves pitacos. A nova geração dos Meninos da Vila (é impressionante como o Santos, de tempos em tempos, revela tantos jovens talentosos) está encantando a todos. O futebol leve, ofensivo e abusado santista enche os olhos. Porque além de tudo é eficiente. O time consegue aplicar a tática de que a melhor defesa é o ataque. Como sufuca o adversário e consegue manter a posse de bola, a equipe de Dorival Junior pouco é ameaçada. E quando o é, tem um bom goleiro para defendê-la.domingo, 28 de fevereiro de 2010
Enquanto isso em São Paulo
Faz tempo que não escrevo sobre o futebol de São Paulo. Por isso vou aproveitar o clássico entre Santos e Corinthians para dar uns breves pitacos. A nova geração dos Meninos da Vila (é impressionante como o Santos, de tempos em tempos, revela tantos jovens talentosos) está encantando a todos. O futebol leve, ofensivo e abusado santista enche os olhos. Porque além de tudo é eficiente. O time consegue aplicar a tática de que a melhor defesa é o ataque. Como sufuca o adversário e consegue manter a posse de bola, a equipe de Dorival Junior pouco é ameaçada. E quando o é, tem um bom goleiro para defendê-la.No Rio, mais do mesmo
Sábado, o Flamengo, desfalcado de alguns titulares, não fez um bom primeiro tempo, mas no segundo cresceu e venceu o Macaé com sobras: 4 a 1. Vágner Love e Vinícius Pacheco voltaram a jogar bem, marcaram gols e, principalmente, ajudaram na marcação. A defesa tem ficado mais segura depois que os dois passaram a adotar essa postura. Não custa lembrar que o Flamengo campeão brasileiro tinha Zé Roberto e Willians fazendo função parecida. Outra boa notícia foi a dupla de zaga David/Fabrício. Para mim essa é uma dupla que tem condição de brigar pela titularidade. Talvez ainda pese a falta de experiência dos dois. Mas é algo pelo menos para um futuro próximo. De qualquer maneira, acho que o Flamengo está bem.
Bem também está o Botafogo. O campeão da Guanabara não fez uma grande partida, mas novamente foi eficiente. Caio teve nova boa atuação e Joel já pensa em arrumar um lugar pra ele no time. Eu acho que pode sobrar pro Lucio Flavio. Eu não faria isso. Acho que o garoto pode funcionar bem como amuleto. E em time que está ganhando não se mexe. O Alvinegro não tem encantado, mas tem tido competência para vencer. Isso que importa.
Hoje, o Fluminense goleou o Friburguense por 5 a 1 no Maracanã. Fred voltou a marcar e sem paradinha. O menino Wellington Silva, que já está vendido ao Arsenal, estreou no Maior do Mundo e deixou o dele. Jogou muito e emocionou na coletiva, orgulhoso de ter jogado no profissional como titular pela primeira vez. Conca e Everton também. E André Lima, no seu primeiro jogo, mostrou oportunismo. Boas notícias para a torcida do Flu, que anda meio desconfiada. Não é pra tanto. Até porque Cuca é tricampeão da Taça Rio.
O Vasco hoje voltou a decepcionar o torcedor, mas derrotou o Volta Redonda por 2 a 1. Não acho justo essa revolta dos vascaínos com a equipe de Mancini. O time só perdeu uma partida até agora e estava jogando bem, inclusive na final da Taça Guanabara, quando foi superior ao Botafogo. O problema da torcida do Vasco é ter superdimensionado o poderio da equipe. Não é um time fraco, mas também está longe de ser a máquina que muitos acreditaram. Vágner Mancini precisa de reforços se quiser almejar algo em competições maiores, especialmente no sistema defensivo.
