segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

OS REIS DO FUTEBOL

A elite do futebol mundial vestiu os seus melhores trajes de gala para assistir à coroação dos maiores jogadores de 2009 no Kongresshaus de Zurique. Em uma noite gelada que coincidiu com o início do inverno na Europa, a festa contou com o calor típico da América do Sul. Os principais vencedores foram o argentino Lionel Messi e a brasileira Marta, que levaram os prêmios de Jogador e Jogadora do Ano da FIFA.

O Prêmio FIFA Fair Play trouxe o momento mais emotivo da noite com a homenagem ao falecido Sir Bobby Robson pela contribuição ao fair play ao longo da sua carreira. Admirado pelo cavalheirismo dentro e fora de campo, o inesquecível técnico inglês faleceu em julho deste ano. Foi a viúva Elsie Robson quem recebeu o prêmio das mãos do vice-presidente da UEFA, Senes Erzic.


O presidente da FIFPro, Gerardo G. Movilla, e o alemão Franz Beckenbauer tomaram a palavra em seguida para a premiação da Seleção Mundial FIFA/FIFPro, eleita pelos votos de mais de 50 mil jogadores profissionais do mundo todo. Os integrantes da equipe dos sonhos de 2009 subiram ao palco e foram todos ovacionados pelo público presente. "É uma honra receber este prêmio, sobretudo quando vem diretamente de nossos companheiros. É um reconhecimento especial", afirmou o inglês John Terry, do Chelsea, eleito para a seleção ideal junto com: Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona), Vidic (Manchester United), Evra (Manchester United); Xavi (Barcelona), Gerrard (Liverpool) e Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Fernando Torres (Liverpool).


Uma a uma, as cinco candidatas a Jogadora do Ano da FIFA, à exceção de Birgit Prinz, que não pôde comparecer por estar doente, subiram ao palco e conversaram brevemente com Charlotte Jackson. E então chegou a hora da verdade. Blatter e Charmaine Hooper, integrante do Comitê de Futebol Feminino da FIFA, abriram o envelope dentro do qual estava a confirmação da quarta conquista consecutiva da brasileira Marta.


"É um grande momento para mim, mas também para o futebol feminino como um todo. Estou orgulhosa de alcançar isso em nome dessa modalidade fantastica que é o futebol feminino. Espero que o fato de ser a primeira a conseguir quatro títulos sirva para impulsionar ainda mais o futebol feminino", afirmou com olhos marejados a maior vencedora do troféu em todos os tempos.


Os cinco candidatos ao prêmio mundial sentaram-se em um sofá no palco para conversarem com Pedro Pinto, e alguns não conseguiam esconder o nervosismo. Finalmente, Blatter e o presidente da UEFA, Michel Platini, puseram fim à tensão e abriram o envelope que coroou Lionel Messi como o Jogador do Ano da FIFA 2009.


"Queria agradecer, antes de tudo, aos colegas que votaram. É uma honra tremenda e algo muito especial recber esse tipo de reconhecimento. Quero dividir este prêmio com meus colegas do Barcelona. É a melhor maneira de encerrar um ano maravilhoso para mim e para o clube", comentou emocionado o primeiro jogador argentino a conquistar o prêmio.


Em meio à salva de palmas, o Harlem Gospel Singers entoou a marcha de despedida "Happy Days", enquanto todos os premiados da noite rodeavam Messi. O público aplaudiu de pé a constelação de astros e estrelas reunidos no palco e celebrou assim o fim de uma festa histórica.


Fonte: FIFA.com