sábado, 18 de abril de 2009

Inter muito próxima do tetra italiano




Não foi o grande jogo que todos esperavam, mas a Inter praticamente garantiu o tetracampeonato da Serie A do Campeonato Italiano ao empatar com a Juventus por 1 a 1, neste sábado em Turim. Com o resultado, a diferença do time de Milão para a Juve permaneceu em 10 pontos, faltando seis rodadas para o fim do campeonato. Difícil imaginar que a Inter vá perder tantos pontos, ainda mais se tratando de um time que foi derrotado apenas duas vezes nesta temporada no Cálcio. O último revés foi dia 18 de janeiro, 3 a 1 para o Atalanta, fora de casa.

Sobre o jogo de hoje, foi fraco tecnicamente. Principais jogadores de suas equipes, Del Piero e Ibrahimovic estavam apagados. No primeiro tempo, a Juventus foi melhor, mas não chegou a assustar Júlio César, que só teve trabalho em uma boa saída fechando o ângulo de Marchionni. Na segunda etapa o jogo continuou morno, até que aos 18 minutos a Inter encaixou um contra-ataque, quatro contra dois. Muntari cruzou e Balotelli completou para o gol.

O time de Turim sentiu o baque e, diante das brincadeiras desnecessárias dos jogadores da Inter, perdeu a cabeça. O português Tiago foi expulso depois de dar dois pontapés seguidos em Muntari e Balotelli. Mas, quando todos já contavam com uma vitória interista, nos acréscimos Giovinco bateu escanteio, Júlio César ficou no meio do caminho e o zagueiro/lateral tcheco Grygera subiu para empatar de cabeça. Apesar de ter cedido o empate com um jogador a mais no final da partida, dificilmente a Inter deixará de conquistar mais um scudetto.

O Milan, em terceiro, joga neste domingo com o Torino em casa e pode ultrapassar a Juventus no saldo de gols caso vença por dois ou mais gols de diferença.

No outro jogo deste sábado, o surpreendente Genoa bobeou e perdeu em casa para a Lazio. Com isso, pode sair da zona de classificação para a Liga dos Campeões se a Fiorentina bater o Udinese, em Udine. Já a Lazio subiu para sétima posição e segue na briga por uma vaga na Copa da Uefa.

HEGEMONIA X AFIRMAÇÃO


Na estreia do Blog "PASSANDO A BOLA" vamos falar da decisão da Taça Rio entre Flamengo e Botafogo. Uma rivalidade que nunca foi profunda como o Fla x Flu e Flamengo x Vasco, ganhou ares épicos nos últimos três anos. Hoje sem dúvida alguma rubro-negros e alvinegros protagonizam o maior clássico do estado. Nos últimos quatro anos o Botafogo esteve presente em todas as finais (2006 - campeão 2007 - vice-campeão, assim como em 2008) nesses dois últimos anos perdendo para o Flamengo na final.
Depois de passar por sérios problemas que resultaram no rebaixamento para a série B em 2002, o Fogão começou um trabalho de reconstrução na estrutura do futebol do clube. Mas os torcedores convivem com uma pulga atrás da orelha, a falta de "cabeça" na hora de conquistar um título por parte de diretores, comissão técnica e lógico jogadores. Domingo além de todos os interesses da cachorrada a AFIRMAÇÃO E O SANGUE FRIO são os mais importantes.
Na Gávea mesmo com toda crise, toda falta de dinheiro e toda ausência de bom senso da política do clube, o mais querido vem conquistando algumas glórias históricas. Nos últimos dez anos o rubro-negro papou seis carioquinhas... O domínio é tão grande que o Fla tirou uma diferença de sete títulos para o Fluminense e chega neste domingo com a possibilidade de manter o sonho do trigésimo primeiro título.
E pela primeira vez pode ser o maior vencedor do Rio. Essa HEGEMONIA é o grande combustível para os atletas do Flamengo... Além disso, o time pode confirmar o seu PENTA-TRI, número recorde também entre seus concorrentes.

Enfim, brigando pela hegemonia ou pela afirmação a certeza que eu tenho é que teremos um grande clássico, digno das tradições de dois clubes por onde passaram monstros sagrados do futebol como: ZICO E GARRINCHA.

PALPITÃO: Empate; vitória rubro-negra nos pênaltis.

Final da Taça Rio: promessa de jogão

Flamengo e Botafogo vêm dominando o Campeonato Carioca nas últimas temporadas. Se o Rubro-Negro ganhou seis dos últimos dez títulos, o Glorioso chegou na final nos três anos anteriores (sendo campeão em 2006) e já se garantiu na decisão deste ano, se esta vier a acontecer. O clássico pode ser considerado a maior rivalidade do estado atualmente.

Por isso, a final de amanhã torna-se ainda mais especial. A partida tem tudo para ser muito equilibrada. Os botafoguenses apostam no trio Maicosuel/Reinaldo/Victor Simões, que já marcou 30 dos 46 gols da equipe no campeonato. Já os flamenguistas esperam que o time repita a ótima atuação diante do Fluminense para forçar a realização de mais duas partidas.

Acredito que a eliminação para o Americano na Copa do Brasil na última quinta-feira não vá influenciar o desempenho dos alvinegros na decisão. O fato de estar disputando o título contra o maior rival pelo terceiro ano consecutivo, podendo devolver os dois vice-campeonatos, deve ser motivo de sobra para que os jogadores entrem em campo com muita vontade de vencer. A torcida também não parece ter sofrido tanto, já que aplaudiu o time após o final das penalidades.

Mas uma derrota na final da Taça Rio pode prejudicar o ambiente e, principalmente, o psicológico do Botafogo, já que os fracassos de 2007 e 2008 serão inevitavelmente relembrados.

No Flamengo a aposta é em uma marcação sob pressão em todo o campo, começando pelo ataque, não deixando a bola chegar no trio alvinegro, nos moldes do que ocorreu na vitória sobre o Fluminense. Émerson deve ganhar a posição de Josiel no ataque rubro-negro ao lado de Zé Roberto, o que deixa a equipe ainda mais rápida. E a torcida espera que Kléberson tenha novamente uma boa atuação, pois quando o pentacampeão vai bem, o Flamengo cresce bastante.

Não arrisco um palpite, só tenho a certeza de que será um grande jogo.

Tribunal sem critério em julgamento

Alessandro e Juninho tinham sido julgados e punidos pelo TJD-Rio, o que tiraria os dois titulares da partida de amanhã.Porém, os advogados do Botafogo conseguiram um efeito suspensivo, o que dará condições de jogo os atletas. A diretoria do Flamengo reclamou e com razão. Antes do Fla-Flu da última rodada da Taça Rio, o goleiro Bruno e o técnico Cuca também foram julgados e condenados. Os rubro-negros também tentaram um efeito suspensivo, mas este foi negado. Por que? Gostaria de entender os critérios do Tribunal, que mais uma vez mostra uma certa incoerência.

Soou o apito

Amigos leitores, começamos hoje aqui a colocar em prática algo que nós (eu, Victor e Maurell) sempre quisemos. Sempre gostamos de discutir futebol e o universo esportivo em nossas conversas informais e pensamos: por que não compartilhar nossas ideias e opiniões com nossos amigos e outras pessoas que possam vir a contribuir com um debate?
Daí surgiu o Passando a bola, que será um espaço em que nós escreveremos sobre tudo o que quisermos, botando em questão temas que estão em evidência na imprensa, informações relevantes e fatos que acontecem no cotidiano do esporte.
Desde já convoco a todos para que participem, mandando textos, ideias, que poderão ser publicadas neste espaço também.
Sejam bem-vindos.