quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fernandinho diz que Barueri tem sido mais respeitado


Destaque do Brasileirão, o atacante Fernandinho acha que as equipes têm demonstrado um respeito maior pelo Barueri em razão da boa campanha do clube paulista.

"Hoje é possível perceber o receio dos adversários. Nossa equipe era pouco conhecida, mas a boa campanha que estamos fazendo faz com que os times tenham cautela conosco", disse o camisa 11.

Fernandinho prefere não se empolgar com a boa fase vivida pelo Barueri neste Brasileirão.

"O objetivo principal é não ser rebaixado. Isso nos foi passado antes de o campeonato começar. A vaga na Libertadores é um sonho", comentou.

O Baureri é o quinto colocado, com 28 pontos. Essa boa fase do time tem participação direta do bom futebol apresentado por Fernandinho. O jogador já chama a atenção de outros clube do Brasil e do esterior. O Corinthians parece ser o destino do ponta-esquerda. Fernandinho deve ser a primeira contratação para a Libertadores 2010.


Por Leandro Amaral

Uma passada pelos assuntos da semana

Amigos do Passando a Bola, mais uma vez com atraso venho aqui debater alguns assuntos dessa semana. Vou começar pelos mais recentes.

- Ontem, no Mineirão, Atlético-MG e Palmeiras fizeram uma partida muito intensa, com as duas equipes mostrando bastante vontade de vencer. Também não era para menos. Foi um confronto de líderes. No final, o resultado de 1 a 1 acabou sendo justo e manteve o Alviverde na primeira posição, com 36 pontos. Na próxima rodada, o time de Muricy Ramalho garante o simbólico título do primeiro turno caso derrote o Botafogo em casa e o Internacional (que tem duas partidas a menos) perca para o Santo André. O Galo também segue na parte de cima da tabela, em terceiro, com 32 pontos. Mas, considerando que jogou em casa, num Mineirão lotado, não pode ser considerado um bom resultado, até porque o Palmeiras perdeu pelo menos duas chances incríveis no segundo tempo e o jovem Renan Oliveira desperdiçou um penalti muito bem defendido por Marcos.

- No Maracanã, Flamengo e Fluminense fizeram um jogo morno, especialmente no segundo tempo. O fato das duas equipes estarem recheadas de reservas afastou o público, que ficou apenas em 14 mil pagantes. Na primeira etapa o Rubro-Negro até que foi bem, criou várias chances, colocou duas bolas na trave, mas depois do intervalo a partida deu sono. O ritmo caiu bastante e o 0 a 0 foi perfeito diante do cenário: quarta-feira, frio, 22h, times com reservas e poucos espectadores. Destaque no Flamengo para Petkovic e Emerson e no Tricolor para o excesso de vigor do estreante Fábio Santos.

- Eu sei que já passou o tempo, especialmente em tempos de informação instantânea, como é a internet, mas como não falei sobre a contratação de Estevam Soares pelo Botafogo, farei agora. Em primeiro lugar, entendo o lado de Estevam. Muitos acharam estranho ele largar o Barueri (6º lugar, 28 pontos) para comandar o Alvinegro (15º, 19 pontos), mas é perfeitamente compreensível. O clube carioca é infinitamente maior e tem cem vezes mais visibilidade do que o caçula paulista. Só isso já seria um motivo plausível. Mas aí alguém poderia alegar que o Barueri tem mais estrutura que o Botafogo. Será? A parceria do clube com a prefeitura da cidade acabou e os salários no Abelha já estão atrasados. Além disso, Fernandinho, o principal jogador, pode sair a qualquer momento. Portanto, esta parte está explicada.

Falando do lado do Botafogo, não sei se o Estevam Soares vai ser tão melhor do que o Ney Franco. Ele não tem grandes trabalhos na carreira, nem muita experiência em um clube com grande pressão como é o Alvinegro. A seu favor somente o fato de ser de uma "escola" bem diferente de Ney, com muito mais gritos, cobranças e tudo mais. Era nítido, porém, que o ex-treinador não tinha mais clima para continuar e, sob esse ponto de vista, pode ser uma boa essa mudança no comando. Resta saber se a longo prazo vai dar certo. Aí saberemos se o problema do Botafogo era o técnico ou se é o elenco.

- Vitória e Coritiba também trocaram de treinador. Vágner Mancini volta ao clube baiano e Ney Franco assume o Coxa. Na minha opinião duas boas escolhas.