sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DOIS LADOS DA MESMA MOEDA

Olá blogueiros. Estou de volta depois de algum tempo sem dar meus pitacos nos assuntos do nosso futebol. Felizmente vocês não ficaram abandonados, meu parceiro Felipe Ribbe recheou nosso espaço com seu texto preciso e suas idéias claras sobre os destaques do futiba. Pois bem, volto para comentar a situação complicada que vive dois grandes clubes do Brasil. Palmeiras e Grêmio já vivem as pressões por resultado com menos de um mês de bola rolando pelos campos do Brasil. Tanto o medalhão Muricy, quanto o calouro Silas, já têm suas cabeças há prêmio.

No caso do Grêmio, eu acho que a torcida e a imprensa estão muito equivocadas. Silas fez um belo trabalho no ano passado, levou uma equipe fraca e sem investimento (Avaí) a bons resultados e a manutenção na série A. Foi contratado para desenvolver um trabalho durante a temporada, teve carta branca para indicar jogadores e a diretoria fez sua parte contratando bons atletas e dando ótimo material para o treinador trabalhar. Jogadores como Borges, Hugo, Douglas e Leandro chegaram para dar mais qualidade para o setor ofensivo do tricolor gaúcho. Mas com apenas seis jogos (3 vitórias, 2 empates e 1 derrota) a paciência sumiu e as cobranças já pedem a demissão do técnico. Como sempre o Gre-Nal é o parâmetro! Depois da derrota normal para o rival as criticas ficaram pesadas, mas vale lembrar que o clássico foi dominado pelo Grêmio, que acabou perdendo por 1 a 0, com um gol de Alecsandro.

Acho que com o tempo Silas vai achar a equipe ideal e o resultado pode ser muito positivo. Douglas, Hugo, Leandro e Borges podem formar um quarteto muito forte para a disputa do Gauchão, da Copa do Brasil e da Série A. A torcida e a “imprensa tricolor” só não podem sabotar essa equipe por não se tratar de um time marcador. O Grêmio não pode ser refém de um rótulo.

No caso do Palmeiras, a crise é real. As criticas da torcida e da imprensa são pertinentes. O verdão não tem um elenco nem para disputar o Campeonato Paulista. A diretoria contratou dois volantes e um zagueiro, mas esqueceu de reforçar o ataque e o setor de armação. Além de reforços para o time titular, o técnico Muricy precisa de peças de reposição. Gilberto Cipullo e Toninho Cecílio perderam muito tempo com a obsessão pela contratação do atacante Kleber Gladiador. O Gladiador não veio, Vagner Love foi embora e ninguém chegou.


Na imprensa paulista surgiu à informação que Lincoln e Ewerthon estão chegando. O primeiro é um meia de ligação que fez muito sucesso na Alemanha jogando pelo Schalke 04, atualmente estava jogando na Turquia onde teve problemas com a diretoria do Galatasaray. Já o atacante Ewerthon é veloz e habilidoso, mas não estava jogando em alto nível nos últimos anos. O jogador revelado pelo Corinthians estava disputando a série B espanhola com o Zaragoza. Mesmo assim ainda acredito que esses jogadores bem fisicamente podem ajudar bastante o fraco elenco alviverde.

CLAUSURA: FECHA 2

Por causa da Copa do Mundo no meio do ano, o calendário do Torneio Clausura está bastante apertado. Tivemos por exemplo uma rodada no meio de semana, algo que não é comum no futebol argentino. Mas foi uma rodada de redenção para Boca e River. Os dois maiores clubes do futebol argentino voltaram a vencer, e o que é melhor, jogando bem.

Jogando debaixo de um dilúvio, o Boca Juniors derrotou o Lanús por 3 a 1. Mais uma vez com Riquelme tendo excelente atuação e contribuindo com passes para os gols de Palermo, o segundo do Boca, e do jovem Erbes, o terceiro gol e que sacramentou a vitória. A atuação lembrou a do Riquelme dos velhos tempos. Para o Olé, ele foi um Gene Kelly na noite da Bombonera.
Em outro ponto da capital, quem fez festa foi a torcida do River. O Chacarita jogava de mandante no campo do Argentinos Juniors, e foi atropelado por uma Ferrari em La Paternal. Isso porque o lateral-esquerdo Paulo Ferrari fez o três gols do triunfo do Millonário sobre o Funebrero por 3 a 2. O Chaca ainda tentou uma reação com Grabinski e Parra mas já não dava tempo.
Outro destaque da rodada foi mais um triunfo do Vélez Sarsfield. Desta vez por 3 a 0 sobre o Arsenal. O Cruzeiro tem que abrir o olho com o time de Liniers, um dos melhores do futebol argentino na atualidade. O time de Ricardo Gareca joga um futebol de toques rápidos, com saídas em bastante velocidade. Com certeza vai ser o adversário que mais vai dar trabalho à Raposa na Libertadores.
Destaco também a boa vitória do Independiente comandado por Américo Gallego. Jogando no Libertadores da América, o Rojo não teve dificuldades para aplicar 3 a 1 no Atlético Tucumán. Pouco badalado, o clube de Avellaneda pode chegar ao título do Clausura correndo por fora.

Que Bajón!!!!

Não posso deixar de apontar as decepções da rodada. A começar pelo Estudiantes, derrotado no clássico de La Plata frente o Gimnasia. Havia cinco anos que o Pincha não perdia para o Lobo. A última vitória tripera havia sido justamente no Estádio Del Bosque, onde os dois tradicionais rivais voltaram a medir forças na última terça-feira. O Estudiantes foi passear no bosque e acabou engolido pelo Lobo. O placar de 3 a 1 é o retrato fiel do que foi a partida.
Outro a decepcionar foi o San Lorenzo, que recebeu no Nuevo Gasómetro o Godoy Cruz. O Cuervo era tido como favorito disparado, mas sucumbiu por 1 a 0 frente aos mendocinos, que deixaram a Capital Federal com três pontos importantíssimos para sua permanência na Primeira Divisão.

Outros resultados: Rosario Central 0 x 1 Tigre; Colón 2 x 1 Racing; Huracán 2 x 1 Newell’s; Banfield x Argentinos (suspenso por conta da chuva)

Grande refuerzo

Roberto Ayala voltou ao futebol argentino. Depois de passagens por Napoli, Valencia, Milan e Zaragoza, El Ratón assume o objetivo de ajudar o Racing. Tarefa dura para o zagueiro de 36 anos. Se já não é mais um garoto, Ayala pode ajudar a Academia com sua experiência internacional. Bem fisicamente ele está e vai ser um bom reforço.

Pibe Loco

Maradona...convocando até jogador que não tem condições de atuar por ter sido operado, e chamando outros que estarão jogando a Libertadores no mesmo dia do amistoso inútil contra a Jamaica...Alguém duvida de que isso tem tudo para terminar em vexame mundial na África do Sul?
Basta de violência

Um ônibus da torcida do Newell’s foi metralhado na madrugada da última quarta-feira. Um jovem de 14 anos recebeu três disparos na cabeça e corre sério risco de morrer. Quando que as autoridades argentinas vão parar de proteger esses bandidos e agirão de maneira enérgica para acabar com essas cenas?


Por Raphael Martins