sábado, 27 de junho de 2009

EXCLUSIVO - BELLUZZO: "TIVE QUE TOMAR UMA ATITUDE"


Mais um fim de semana com demissão de técnico. Dessa vez, Vanderlei Luxemburgo, cinco vezes campeão brasileiro, foi demitido do Palmeiras. O anúncio foi feito pelo próprio Luxemburgo, que usou o seu blog para revelar o desligamento. O Blog Passando a Bola não perdeu tempo e bateu um papo com o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, que abriu o verbo sobre o assunto e revelou detalhes da crise alviverde. Venha conferir essa resenha de alto nível.

PASSANDO A BOLA: Presidente Belluzzo, quais foram os motivos da demissão do técnico Luxemburgo?

LUIIZ GONZAGA BELLUZZO: É muito simples. Ele se manifestou de maneira imprópria, o que ele falou era um assunto da presidência. Eu não escalo o time dele. Foi muito infeliz. Eu sei que ele não fez de má fé, mas tive que tomar uma atitude.

PB: Ele afirmou que foi demitido por insubordinação. A declaração sobre a possível venda do atacante keirrison foi a gota d’água?

LB: Isso foi complicado. Eu que tenho que falar, ele é o técnico, ele não pode falar isso! O jogador é um patrimônio do clube. Eu gosto dele, mas tem horas que a gente tem que agir. Ninguém está acima do clube, nem eu.


PB: A diretoria vinha avaliando o trabalho dele e estava insatisfeita com os resultados?

LB: Estávamos, mas não tínhamos razão para questionar o trabalho dele. Mas às vezes ele extravasava além do cargo dele, além da alçada dele. Ele queria discutir com a torcida. Você não pode ficar polemizando com a torcida. Ele é experiente, mas ficava muito incomodado. Lamentavelmente ele não se deu conta que isso estava prejudicando.


PB: Nesse processo de substituição, quem está na lista? Muricy e Abel são nomes cotados? O senhor tem um tempo mínimo para contratar o novo comandante?

LB: Nós estamos procurando. Esses nomes são os preferidos, semana que vem a gente deseja estar com o técnico trabalhando aqui.

PB: Eu li que o Palmeiras está montando uma comissão fixa. Isso de fato está acontecendo? E o novo técnico, chega com seu staff ou sozinho?

LB: Antônio Mello (preparador físico) sai, Antônio Lopes Junior (auxiliar técnico) sai. Fizemos uma proposta para alguns membros da comissão continuarem conosco. Ficaram de responder semana que vem. Em relação à comissão fixa, é verdade, estamos mantendo a comissão que veio com o Caio Jr em 2007.


PB: Haverá debandada de jogadores indicados pelo Vanderlei?

LB: Isso não, eles são jogadores do Palmeiras, eles são do clube. Nós estamos contentes com o time, mas vamos contratar mais jogadores. Já compramos o Figueroa (lateral-direito chileno) e vamos atrás de um atacante para o lugar do Keirrison.

PB: Falando no Keirrison. Ele está vendido para o Barcelona?

LB: Nós estamos na espera. Acho que vai sair, mas se não confirmar vai ficar feio. O empresário dele, o Malaquias, forçou a barra para ele sair. Ele fez mal ao jogador e ao clube. O menino caiu de produção por causa disso. Colocou na cabeça que tinha que sair e não conseguiu jogar mais. Eles (Barcelona) vão pegar o Keirrison e colocar em um clube espanhol ou alemão para maturar. Fizeram com o Henrique. Ele queria ir! Não tem o que fazer. O Keirrison está com a cabeça na lua, na verdade, em Barcelona.

PB: Presidente, quanto o Palmeiras vai ganhar com a venda do K-9?

LB: O Palmeiras ganha 20 % do lucro (5,4 milhões de Reais). Esse valor será investido em contratações.

Derrota pode colocar o Botafogo na lanterna

Já está virando rotina. Para a tristeza da torcida do Botafogo, o time voltou a perder. Desta vez, foi goleado pelo Goiás, no Engenhão, por 4 a 1 e complicou ainda mais a sua situação no Brasileiro. O Alvinegro é o penúltimo colocado, com apenas 6 pontos em 8 jogos. Venceu somente uma vez e, para piorar, pode terminar a rodada na lanterna, caso o Sport, atual último colocado com 5 pontos, vença o Grêmio, em casa, neste domingo. Este início de campeonato do Botafogo é o seu segundo pior na era dos pontos corridos, só superado pelo ano de 2004, quando o clube somou apenas 4 pontos nas 8 primeiras partidas. O time goiano é o sétimo, com 11 pontos.

Desde o começo do jogo já dava para imaginar que dificilmente o Alvinegro teria condições de sair do Engenhão com o resultado positivo. O Goiás dominou as ações, pressionou os donos da casa em seu campo até abrir o placar com Felipe Menezes, após falha de Juninho. Aí, inexplicavelmente o Esmeraldino recuou e permitiu que o Botafogo fosse em busca do empate, que saiu em um lindo gol de Victor Simões, de voleio. Depois do susto, os visitantes voltaram a ter o controle total da partida e conseguiram a vantagem novamente aos 42 minutos, em penalti duvidoso de Léo Silva em Iarley. Felipe bateu bem para fazer 2 a 1. Foi o seu sexto gol na competição. Ele divide a artilharia com Pedrão e Diego Tardelli, que marcou duas vezes na derrota do Galo para o Barueri (leia mais abaixo).

No intervalo, Ney Franco decidiu mudar, mandando o time para frente. Pôs Tony no lugar de Léo Silva e ficou com três atacantes. O ex-jogador do Boavista passou a atuar aberto pelo lado direito e Victor Simões e Laio variavam entre a esquerda e o centro. Porém, quantidade não quer dizer qualidade e a torcida alvinegra deve saber bem isto. Como é fraco este time do Botafogo! Não tem criatividade nenhuma, os meio-campistas mal sabem trocar passes e Lucio Flavio, que deveria assumir o papel de maestro da equipe, ainda não se encontrou desde que voltou. Não acerta jogada alguma e foi muito vaiado. Melhor para o Goiás, que se aproveitou da fragilidade do adversário para em 15 minutos da segunda etapa definir o confronto. Rafael Tolói marcou o terceiro e Iarley, o quarto. Depois disso o Esmeraldino diminuiu seu ímpeto e passou a rodar a bola, fazendo o tempo passar. O Botafogo ensaiou uma pequena reação, mas esbarrou em suas limitações e no goleiro Harlei, que fez duas boas defesas.

Com mais esta derrota, a diretoria do Botafogo precisa, mais do que nunca, abrir o olho. Já havia alertado sobre isto durante a semana: reforços são urgentes! Ney Franco é um bom treinador, mas não faz milagres. Precisa de jogadores de qualidade, senão o rebaixamento será uma realidade em General Severiano. Mas não acredito que o técnico vá durar muito no comando da equipe. Por menos responsabilidade que ele possa ter, é sempre mais fácil colocar a culpa no treinador e demiti-lo. Mas, no caso do Alvinegro, esta seria a pior das escolhas.

Rapidinhas do sábado:

- Caiu o último invicto do Brasileiro. O Atlético-MG perdeu para o Barueri por 4 a 2, fora de casa, mas permanece na liderança, com 17 pontos. Já o time paulista segue surpreendendo. Venceu a terceira seguida e está na quarta posição, com 13 pontos. O curioso é que na última rodada, o Barueri havia vencido o maior rival do Galo, o Cruzeiro, também por 4 a 2. Desta vez, porém, Pedrão passou em branco. Esse time do Barueri ainda vai incomodar muito.

- Ricardo Gomes estreou com vitória no comando do São Paulo. O Tricolor bateu o Náutico, no Morumbi, por 2 a 0, gols de Jean Rolt e Hernanes. O camisa 10, aliás, voltou a ser titular com o novo treinador e ganhou a braçadeira de capitão. Parece que deu certo esta injeção de moral, já que Hernanes, além de deixar a sua marca, foi o autor da assistência para o gol do zagueiro.

- O Atlético-PR sofreu, mas derrotou os reservas do Corinthians, na Arena da Baixada, por 1 a 0, gol de Paulo Baier. Foi a primeira vitória do Furacão em casa neste campeonato. Mesmo assim, o time ainda precisa melhorar bastante se quiser continuar na Série A, ano que vem.

- O Cruzeiro também usou os reservas, de olho no jogo contra o Grêmio, quinta, pela Libertadores, mas conseguiu a vitória mesmo assim. Os garotos da Raposa jogaram bem e derrotaram o Avaí, em casa, por 1 a 0, gol de Zé Carlos. Destaque para o jovem Dudu, de apenas 17 anos, que foi titular, camisa 10 e jogou muito bem. Olho nele!

Vasco empata e aumenta jejum para 7 jogos

Não foi desta vez que o Vasco retomou o caminho das vitórias. Depois de um bom primeiro tempo, no qual teve o controle total da partida, o Cruzmaltino recuou e permitiu o empate do Figueirense. O 1 a 1 deixa o Vasco na sexta posição, com 13 pontos, há 7 jogos sem vencer, sendo cinco deles pela Série B. O sinal de alerta na Colina deve ser ligado logo, pois a equipe está ficando para trás. A distância para o G-4 ainda é de apenas um ponto, mas como o objetivo para um clube da grandeza vascaína é subir com o título, a desvantagem em relação ao líder Guarani é considerável: 9 pontos. O Figueirense é o décimo colocado, com 11 pontos.

Sem contar com Élton, suspenso, e Rodrigo Pimpão, machucado, Dorival Junior teve que improvisar no ataque. Promoveu a estreia de Robinho, ex-Volta Redonda, e escalou Carlos Alberto de centroavante. E a estratégia deu certo na primeira etapa, graças à intensa movimentação dos atacantes. Robinho jogava aberto pela direita, Alex Teixeira pela esquerda e Carlos Alberto centralizado. Porém, como os três variavam bastante de posição, a marcação do Figueirense ficou completamente perdida e o Vasco teve amplo domínio. Criou oportunidades para abrir o placar e conseguiu justamente com seu melhor jogador. Carlos Alberto recebeu na entrada da área, escorregou, mas conseguiu se levantar, ajeitou para a canhota e chutou forte, no cantinho do goleiro Wilson. Belo gol, que encerrou jejum de quase um mês do time carioca sem balançar as redes adversárias. O último gol tinha sido de Edgar, dia 30/05, na derrota para o Paraná.

Na segunda etapa, porém, o Vasco inexplicavelmente recuou e permitiu que o Figueira assume o controle das ações. Os catarinenses, no entanto, não chegavam a assustar Fernando Prass. Até que, aos 24 minutos, Clodoaldo, que havia acabado de entrar, aproveitou rebote do goleiro vascaíno para empatar o confronto. Os donos da casa foram em busca da virada, pressionaram, acertaram o travessão em uma bola do zagueiro Régis, enquanto o Vasco tentava explorando os contra-ataques. Alex Teixeira quase marcou em um deles, mas o jogo ficou nisso.

O próximo compromisso vascaíno é terça-feira, diante do Bragantino, partida esta que pode ser a última de Carlos Alberto com a camisa do clube. O contrato dele se encerra justamente terça-feira e até agora não houve acerto com o Werder Bremen, dono dos direitos do jogador, para a renovação. A saída do capitão seria péssima para o Vasco, já que se trata de um dos melhores jogadores e um líder em campo. Mesmo assim acredito que haverá um final feliz nessa história toda.

Guarani segue imbatível!
Como é bom ver o Guarani voltando a figurar na ponta da tabela. O Bugre é um dos clubes mais tradicionais do futebol do país, campeão brasileiro em 1978, vice em 1986, mas fazia tempo que não dava alegria à sua torcida. O time de Campinas foi rebaixado no Paulistão deste ano e as perspectivas para esta Série B eram sombrias. Porém, o clube trouxe Oswaldo Alvarez, o Vadão, para ser técnico e buscou reforços. E está dando tudo certo até agora.

O Bugre é o líder disparado da Segundona, com 22 pontos. Jogou 8 vezes, venceu 7 e empatou uma. Tem o incrível aproveitamento de 91%, o melhor início da história da Série B, superando até o Corinthians do ano passado. Claro que ainda falta muito para o Guarani voltar aos seus áureos tempos, mas sem dúvida é um início muito animador. Espero que continue assim, pois seria bom ver o Bugre novamente na Série A, ano que vem.

URGENTE: LUXA NÃO É MAIS TÉCNICO DO PALMEIRAS




O técnico Vanderlei Luxemburgo não trabalha mais no Palmeiras. O ex-comandante alviverde anunciou nesta madrugada a sua demissão. Segundo Luxemburgo, as declarações sobre a possível venda do atacante Keirrison, onde o técnico afirmou que o jogador não atuaria mais com ele no comando da equipe, foi o motivo usado pela diretoria palmeirense.

Vanderlei comandou o Palmeiras durante um ano e meio, conquistando um campeonato Paulista (2008), quebrando um jejum de doze anos sem títulos estaduais, um quarto lugar no Brasileirão do ano passado e uma campanha irregular na Copa Libertadores desse ano, chegando até as quartas-de-final e sendo eliminado pelo Nacional do Uruguai. O técnico Muricy Ramalho, recém demitido do São Paulo, é o favorito ao cargo do velho Luxa.


CAMPANHA EM 2009:


37 JOGOS - 22 VITÓRIAS - 10 EMPATES - 7 DERROTAS

( 56,76% de aproveitamento nas partidas )

( 64,86% de aproveitamento dos pontos disputados )