quarta-feira, 9 de junho de 2010

Análises e palpites da Copa II

Alemanha: Os germânicos chegam a Copa sem muito cartaz e se apoiando na tradição e no incrível poder de superação da sua seleção. A equipe não vem jogando bem e não convence a opinião publica. Os comandados de Joachim Loew não vão contar com Michael Ballack, capitão da Alemanha na duas últimas copas, e isso pode causar uma certa insegurança. As primeiras reações do grupo deram impressão do contrário. Segundo declaração do zagueiro Arne Friedrich, a seleção fica mais democrática sem o capitão. O zagueirão deu a entender que a liderança do camisa 13 era contestada. Olhando por esse ângulo a seleção está mais unida agora, é esperar pra ver.

Miroslav Klose, também vive momento bem difícil. O centroavante que tem três Copas e dez gols no currículo não tem presença garantida no comando de ataque da Alemanha. Klose, não fez uma temporada nem razoável na Bundesliga. Foi reserva grande parte da temporada e não ajudou em nada na boa campanha do Bayern. Mas na seleção, ainda é complicado barrar o ídolo. Mesmo assim, o técnico Loew insinua que pode haver mudança. Cacau, brasileiro naturalizado, vem se destacando nos amistosos e durante toda temporada do futebol alemão jogando pelo Stuttgart. Cacau, hoje, está na frente para formar dupla com Podolski, camisa 10, e melhor jogador da seleção tricampeão do mundo.

Time base: (4-4-2) – Adler; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Badstuber; Khedira ,Trochowski, Schweinsteiger e Ozil; Podolski e Cacau.

Machucados: Ballack (cortado), Traesch (cortado) e Westermann (cortado)

Palpite: Chega as quartas de final


Holanda: Se a Alemanha chega à Copa sem muita moral e apostando na tradição. A Holanda chega com tudo e surge como uma das mais cotadas. Os holandeses fizeram uma ótima eliminatória e mantiveram o bom nível nos amistosos pré-Copa. O técnico van Marwijk conta com uma geração muito talentosa. Jogadores como Robben (machucado), Snaijder, Van der Vaart e Van Persie, formam um quarteto muito talentoso e que pode levar essa seleção muito longe. A “laranja mecânica” ainda conta com grandes coadjuvantes (Van Bommel, Kuyt e Van Bronckhorst). Será que o talento holandês consegue conquistar uma Copa? Fica a pergunta.

Time base: (4-5-1) - Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Robben, Van Bommel, Sneijder, Van der Vaart, Kuyt e Van Persie

Machucados: Robbem (fora da estreia)

Palpites: chega as quartas de final



Itália: A atual campeã do mundo chega desacreditada na Copa. Mas isso não é noticia se tratando de Itália. Faz parte da tradição da tetracampeã chegar na Copa criticada, jogar mal na primeira fase e surpreender no mata-mata. Foi assim em 82, quando a Azzurra empatou todos os jogos da primeira fase e depois venceu Brasil, Argentina e Alemanha para conquistar o tri.

O grupo que já era maduro na conquista do tetra está velho nos dias de hoje. Não ouve renovação! Craques como Totti e Del Piero se aposentaram da seleção e não ouve reposição. É difícil repor esse nível de jogador, mas falta talento nessa equipe. A reserva de qualidade do time de Marcelo Lippi está concentrada em Andrea Pirlo, mas o meia está machucado e não deve participar do primeiro jogo contra o perigoso Paraguai. O ataque conta com a energia e faro de gol dos “desconhecidos” Di Natele (artilheiro da série A pela Udinese) e Pazzini (destaque da Sampdoria). Mas Lippi anuncia a escalação da dupla Gilardino e Iaquinta, que não vive bom momento. Vamos aguardar, mas eu não acredito no sucesso dos italianos.

Time base: (4-4-2) – Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Maggio; De Rossi, Marchisio (Gattuso), Camoranesi e Pirlo, Gilardino e Iaquinta.

Machucados: Pirlo (em recuperação)

Palpite: chega as quartas de final