sábado, 18 de julho de 2009

NAU SEM RUMO

Olá blogueiros! Olha, se eu fosse torcedor do Fluminense, esse fim de semana já estaria perdido. Que derrota bizarra! Um 4 a 1 (gols de Ruy; Ramalho, Júlio César, Felipe), de virada, com erros ridículos de posicionamento da defesa. Parecia time de várzea... sem raciocínio e nenhuma organização. Com o resultado o Flu dorme na décima nona colocação e pode se tornar o lanterna neste domingo, quando termina a rodada.

O Goiás, que sofreu no primeiro tempo e ainda saiu perdendo no início do segundo, achou um gol de rebote e depois teve a vida facilitada com a bagunça que o Flu se tornou. Dois gols em três minutos. Isso mesmo, o Tricolor das Laranjeiras entregou o resultado em três minutos. Lamentável o sistema defensivo do Fluminense. Ninguém pega a segunda bola, todo mundo fica escondido no fundo da área.

Olha, com esse espírito e com essa competitividade... esse time é candidatíssimo ao descenso.

Fator comando:

Como todos sabem o clube “efetivou” o auxiliar Vinícius Eutrópio. Efetivou, mas ninguém confia. A própria diretoria só teve essa postura porque a patrocinadora está dando de ombros para o futebol.

É sabido que a relação entre as partes não é boa. Celso Barros, presidente da parceira, semana passada afirmou que não queria nem saber do Fluminense. Com isso não tem investimento. Assim como no bairro da Gávea, nas Laranjeiras também acabou o dinheiro. E sendo assim não haverá grandes reforços para o elenco e nem a contratação de um grande técnico. Sobrou para o Vinícius.

Para melhorar nesse cenário, o Fluminense vai precisar de proteção e trabalho. Alguém com moral e respaldo da torcida tem que assumir o comando do departamento de futebol (Tote Menezes não existe!).

O treinador tem que ser bancado e sentir que o suporte é verdadeiro. Montando essa estrutura acredito que esse time se ache. Hoje a grande culpada por tudo é a diretoria.
O clube é uma Nau sem rumo.
**********************************************************
Toque Final: O Palmeiras, do interino/efetivado Jorginho, venceu o Santo André por 1 a 0 (gol do Diego Souza). O verdão DORME na liderança da Série A, mas terá que secar o Galo (que enfrenta o Vitória, na Bahia) e o Inter (que faz o Gre-Nal no Olímpico) para fechar a rodada como líder.

Novidade: Thiago Teixeira escreve sobre o Vasco

Amigos do Passando a Bola, a partir de hoje temos uma novidade no blog. Nosso companheiro Thiago Teixeira fará sobre os jogos e novidades do Vasco da Gama. Ele também tem um blog, especializado no Gigante da Colina, o Acompanhando o Vasco. Seja bem-vindo Thiago!

Impressionante o futebol

A esta hora, semana passada, quando o Vasco preparava-se para enfrentar a Ponte Preta, estava em oitavo lugar na tabela da Série B e não ganhava há sete jogos. Hoje, após a vitória sobre o ABC por 3x0, em São Januário, o time está na vice-liderança da competição e não sairá do G4 nesta rodada.

Nesta sexta-feira o Vasco jogou com autoridade a maior parte do tempo. Fez um gol quase-relâmpago, relaxou - chegou a levar um início de pressão da equipe potiguar - e decidiu quando teve oportunidade. Souza e Adriano marcaram seus primeiros gols pelo clube. Curiosamente, o meia habilidoso com o oportunismo de um atacante; e o centroavante com a habilidade de um grande meio-campista. E Élton mostrou mais uma vez que, com um pouquinho de paciência, pode ser bastante útil.

Não falo mais sobre a defesa. Sem contar acréscimos, são 720 minutos sem levar gols em São Januário. Certo, vou falar. Fernando Prass a cada dia enche mais os olhos, Vílson mudou da água para o vinho e Titi voltou a jogar com seriedade e autoridade. As falhas existem e o time não é nenhuma maravilha. Mas até aqui o Vasco não foi assustado na Série B. Apenas se assustou por um tempo. Uma semana, três vitórias. É por isso que eu considero o futebol a melhor metáfora para a vida. Em questão de pouco tempo, ambos mudam. E te surpreendem.

FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 0 ABC-RN

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)Data/hora: 17/7/2009 - 21h
Árbitro: Luiz Alberto Bites (GO)Auxiliares: Marcos Antonio Moreira Collodetti (ES) e Jose Ricardo Maciel Linhares (ES)
Renda/público: R$ 172.920,00 / 17.360 presentes
Cartões amarelos: Bosco, Rogério, Sandro, Alex Oliveira e Erandir (ABC); Elton, Amaral e Philippe Coutinho (VAS)Cartão vermelho: Rogério, 9'/2°T (ABC)
GOLS: Souza, 1'/2°T (1-0); Adriano, 5'/2°T (2-0); Elton, 36'/2°T (3-0)
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Souza (Philippe Coutinho, 22'/2°T) e Alex Teixeira (Enrico, intervalo); Magno (Adriano, intervalo) e Elton. Técnico: Dorival Júnior.
ABC-RN: Tiago Cardoso, Fabiano, Ben-Hur (Audálio, 16'/1ºT) e Leonardo; Bosco, Rogério, Erandir, Marquinhos (Chiquinho, 25'/2°T), Alex Oliveira e Sandro; Ivan (Fábio Saci, 28'/2°T). Técnico: Flávio Lopes.

Por Thiago Teixeira