quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DORMINDO LA SESTA

Parecia ser a chance ideal do Boca conseguir uma reação no Apertura. Bombonera cheia, adversário de menor tradição, Riquelme em campo e um torcedor ilustre. O campeão Juan Martín del Potro desfilou pela cancha, envergando sua camisa azul y oro. Mas a alegria durou só antes da bola rolar. Porque quando rolou...

O Boca Juniors mostrou que não é mais o mesmo. Saiu Ischia, chegou Alfio Basile e o Boca não se reencontra. Saiu perdendo para o Godoy Cruz. Aí virou o jogo. Parecia que os três pontos seriam certos. Mas por mais incrível que possa parecer, o time de Mendoza virou de novo o placar. Final: Godoy Cruz 3 a 2. Incrível.

O xeneize continua mal no campeonato. Já foi eliminado da Copa Sul-Americana e a pressão sobre Basile é enorme. Antes da partida, o treinador disse que se perdesse deixaria o cargo. Não foi o que aconteceu. O próprio Carlos Bianchi, manager do Boca, tratou de demover Coco Basile dessa ideia. Mas até quando?

Na entrevista coletiva dada na última terça-feira, o Virrey falou em metáforas, como sempre. "O treinador está durmindo a sesta", disse Bianchi. Ou seja, está tranquilo, mas pode ser obrigado a despertar de repente e sair dos seus sonhos para cair na realidade.

As pessoas tem falado muito em trauma por eliminação da Libertadores. O São Paulo teria passado por isso, o Fluminense está passando e o Cruzeiro também. O Boca, creio eu, integra a lista. Afinal ninguém esperava que a equipe fosse eliminada nas oitavas de final para o Defensor, do Uruguai, dentro da Bombonera. Realmente um trauma.

Fecha 5

O Estudiantes se juntou ao Rosario Central na ponta do campeonato. O Pincha não tomou conhecimento do Huracán e, fora de casa, atropelou por 4 a 1. Já o conjunto rosarino perdeu a liderança isolada ao empatar, em casa, com o Banfield, em 0 a 0. Estaria o Canalla perdendo o fôlego? Ainda é cedo para dizer. Já o Taladro ocupa uma surpreendente quarta colocação. O atual campeão, o Vélez Sarsfield, está bem no páreo. Vem em terceiro. Empatou com o Independiente, no campo do Huracán, por 2 a 2. O Newell's também faz boa campanha, em quinto, e derrotou fora de casa o Lanús por 2 a 0. O River Plate, assim como o Boca, entretanto, vem muito mal. Dessa vez perdeu para o Arsenal, em Sarandí, por 1 a 0. Demais jogos: Colón 3 x 1 Chacarita, Gimnasia 2 x 0 Tigre, Argentinos 2 x 1 Atlético Tucumán, San Lorenzo 0 x 0 Racing.

Classificação: Estudiantes 13, Rosario Central 13, Vélez 11, Banfield 11, Newell's 10, Argentinos 9, Colón 8, Godoy Cruz 8, Independiente 7, San Lorenzo 7, Arsenal 7, Atlético Tucumán 6, Boca 5, Racing 4, River 4, Lanús 4, Gimnasia 4, Tigre 3, Huracán 1, Chacarita 0

Por Raphael Martins