quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CAPÍTULO

A rodada 13 do Torneio Apertura seviu para definir os postulantes ao título. Três equipes se colocam agora como as favoritas, faltando seis “fechas” para o final. Newell’s, Banfield e Estudiantes aparecem como os principais concorrentes.

Do trio apenas o Banfield nunca foi campeão. Enquanto isso, o time de Córdoba já ganhou cinco títulos nacionais e o de La Plata quatro. A única coincidência entre eles é que todos conseguiram excelentes resultados neste fim de semana.

O Taladro não tomou conhecimento do San Lorenzo, em pleno Nuevo Gasómetro, e despachou o time da casa por 1 a 0. No interior do país, a Lepra derrotou o River Plate por 2 a 1. Mas o resultado mais impactante foi o do Estudiantes. O Pincha está voando a menos de um mês para o Mundial de Clubes. Jogando em casa, a equipe passou fácil pelo campeão do Clausura passado, o Vélez, por 3 a 0. Como disse o treinador Alejandro Sabella, o objetivo do clube é chegar com um título em Dubai, pois o time vai precisar estar de moral elevado para enfrentar o Barcelona.

Enquanto isso o Boca Juniors teve encerrada a sua chance de disputar a Libertadores da América do ano que vem. O Xeneize ficou num empate em 0 a 0, em plena Bombonera, com o Colón. Com isso, Alfio Basile começa a ser questionado por alguns dirigentes. Eles dizem que Coco não teve capacidade para armar um time que conta com o melhor plantel da Argentina. Tal lá como cá os dirigentes tem visões míopes da realidade. O Boca de longe não tem um elenco tão bom como os cartolas querem sustentar e visivelmente sente a falta de seu melhor jogador, Riquelme, que como todos sabem não joga mais nesse Torneio Apertura.


Outros resultados: Argentinos 1 x 1 Rosario Central; Independiente 1 x 0 Gimnasia; Lanús 0 x 3 Chacarita; Godoy Cruz 3 x 1 Racing; Atlético Tucumán 4 x 2 Tigre; Huracán 1 x 1 Arsenal.

Primeiros colocados: Banfield e Newell’s 29; Estudiantes 26; Colón 25; Vélez 24

Pontuação para a Libertadores: Colón 59, Lanús 55, Banfield 52, Newell’s 50, Huracán 48.


Libertadores pequeña


A Libertadores de 2010 pode não contar com nenhum dos chamados cinco grandes de Buenos Aires. Boca e River já estão fora da disputa por conta de suas pífias campanhas neste ano. Independiente e Racing há muito passam pelo mesmo problema. O San Lorenzo era o que tinha mais chances, mas parece querer desperdiçar a oportunidade se levarmos em conta os últimos resultados. O time de Boedo se afastou dos primeiros colocados no Apertura e perde posições na tabela acumulada de 2009. Se o campeonato terminasse hoje os classificados seriam Estudiantes (atual campeão da Libertadores), Vélez (campeão do Torneio Clausura 2009), o campeão do Apertura 2009 (que neste momento sairia de um jogo extra entre Banfield e Newell’s) além das três melhores campanhas do ano, que são Colón, Lanús e Banfield ou Newell’s.


Que Pasado!!!!


Para acalmar um pouco o desgosto com o time atual, a diretoria do River Plate inaugurou o seu museu. A iniciativa é uma resposta a do rival, que há alguns anos inaugurou o seu memorial. A primeira noite foi apenas para convidados, mas no dia 25 o Monumental de Núñez passará a rivalizar com a Bombonera como ponto turístico de Buenos Aires.
Por Raphael Martins