domingo, 21 de fevereiro de 2010

Tem que respeitar

E não é que o Joel levou mais uma?! Mais uma vez o treinador pega um time desacreditado, vindo de uma goleada humilhante em seu estádio em um clássico, e leva a um título. Claro que a Taça Guanabara é apenas um turno do campeonato, mas no Rio de Janeiro é uma competição tradicional. E tratando-se da história do Botafogo nela é digno de muita comemoração.

Na minha análise antes do Estadual eu disse que o time tinha se reforçado com alguns nomes interessantes, que agradaram à torcida (como Loco Abreu e Herrera) e com apostas que poderiam dar certo, casos do Fábio Ferreira, Marcelo Cordeiro e Antônio Carlos. Mesmo assim não acreditava que o Bota tivesse forças para ganhar um dos turnos. Mas ai entra o dedo do Joel.

Ele sabia que com o elenco que tinha em mãos não poderia inventar. Fechou o sistema defensivo com 3 zagueiros e 2 volantes; tem 2 alas que sobem, mas também voltam pra marcar; um meia que também joga mais recuado, buscando o jogo; além da boa dupla de atacantes Herrera-Abreu, dois bons jogadores e, principalmente, com bagagem. Para trabalhar a jogada mais utlizada o técnico fez apenas o simples. Já que tem um atacante de 1,93, que sabe se utilizar muito bem deste tamanho, joga bola nele!

Foi assim que o Botafogo eliminou o Flamengo e venceu o Vasco hoje. No jogo aéreo, explorando sua grande arma. Fazendo o simples.

Pra terminar, eu sei que já virou lugar-comum falar que o Joel Santana é injustiçado, que fazem piada dele e tudo mais. Por isso, me despeço com o "modesto" currículo do treinador campeão da Guanabara. Será que existem tantos parecidos aqui no Brasil?

1992 e 1993 - campeão carioca com o Vasco
1994 - campeão baiano com o Bahia
1995 - campeão carioca com o Fluminense
1996 - campeão carioca com o Flamengo
1997 - campeão carioca com o Botafogo
2000 - campeão brasileiro e da Copa Mercosul com o Vasco
2002 e 2003 - bicampeão baiano e campeão da Copa Nordeste pelo Vitória
2005 - tirou o Flamengo do rebaixamento vencendo 7 dos ultimos 9 jogos do Brasileiro
2007 - pega o Flamengo na penúltima posição e termina em terceiro no Brasileiro
2008 - campeão carioca com o Flamengo
2010 - campeão da Taça Guanabara com o Botafogo