quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ascensos y Descensos

Foram definidos os últimos integrantes da Primeira Divisão argentina na temporada 2010/2011. Além do Olimpo e do Quilmes, que já haviam ascendido de maneira direta, tivemos a disputa de dois jogos chamados Promoción, que definiram os outros dois clubes na máxima categoria.

E La Plata, o Gimnasia conquistou a sua permanência na Primeira A pela segunda temporada consecutiva. O Lobo derrotou o Atlético Rafaela por 3 a 1. Marco Pérez, com dois gols, e Ormeño fizeram o alívio da torcida tripera. A nota triste foi a contusão gravíssima do goleiro do Rafaela, Airaudo. O jogador se chocou com o atleta do Gimnasia e sofreu uma fratura no crânio, numa região próxima do globo ocular. A fratura compromete inclusive a visão do goleiro.


Na outra partida, uma surpresa. O All Boys, do bairro portenho de Floresta, vizinho a Liniers, zona do Vélez Sarsfield, volta à Primeira depois de 30 anos. Los Albos, como são carinhosamente conhecidos, fizeram o que parecia impossível. Se impuseram em pleno Gigante de Arroyito e bateram o Rosário Central por 3 a 0. O Canalla, ao contrário, volta a B Nacional depois de 25 anos. Vieytes, Campodónico e Vella foram os heróis do acesso. Outro destaque foi o goleiro Nico Cambiasso, irmão de Esteban Cambiasso, da Internazionale.

Enquanto festejavam em Buenos Aires, a torcida do Rosário Central pichou muros e ameaçou os jogadores da equipe. Pior do que cair foi a reação de alguns torcedores.

Na B Nacional, a novidade, além do Rosário Central, fica por conta da presença do Patronato, de Entre Rios, campeão do Torneio Argentino A. O Santamarina, de Tandil, vice-campeão, ainda disputa a última vaga com a CAI, o jogo decisivo será em Comodoro Rivadávia.

Já na Promoción B Nacional x B Metropolitana, não deu para o Sarmiento. A equipe perdeu por 1 a 0 para o Deportivo Merlo, que conseguiu sua manutenção na B Nacional.

Nueva perspectiva


Tudo bem, o adversário era inofensivo. A seleção do Canadá não resistiu à Argentina no Monumental de Núñez. Mas a goleada de 5 a 0 serviu como grande despedida do time comandado por Maradona de seu torcedor, que aliás lotou o estádio do River Plate. Mais do que o resultado em si, foi bom para os jogadores sentirem que o povo está com eles, apesar da classificação sofrida nas Eliminatórias. A tradicional festa com papelitos estava lá, transformando o gramado verde num mar de quadradinhos brancos. Todos sabemos como isso infla o moral dos jogadores albicelestes. Um mar de bandeiras foi visto saudando a equipe.

A goleada pode não ter servido muito, futebolisticamente, mas foi fundamental para dar ânimo aos comandados de Maradona. Comparo esse jogo com a goleada por 6 a 0 do Brasil sobre a Bolívia, pelas Eliminatórias de 93. Naquele dia em Recife, foi celebrada a comunhão entre um time e seu povo. Na tarde de 24 de maio de 2010 foi a vez da Argentina retomar o coração de sua hinchada.

Por Raphael Martins