terça-feira, 11 de agosto de 2009

BRASIL ARGENTINO

De alguns anos para cá vem aumentando consideravelmente o número de jogadores argentinos no Brasil. Com o real valendo praticamente o dobro do peso, a Argentina passou a ser um mercado atraente para os clubes da Série A. Salvo algumas raras exceções, em geral os jogadores argentinos alcançam sucesso atuando no Brasil. A técnica, o bom toque de bola e principalmente a vontade acima do normal encantam os torcedores.

Entre os jogadores argentinos que fazem sucesso no Brasil atualmente, todos, além da nacionalidade, tem algo em comum. Nunca foram unanimidade em seu país de origem. Vejamos caso a caso.

O Internacional conta em suas fileiras com D’Alessandro, jogador talentoso mas que após um início vitorioso no River Plate, perambulou por clubes medianos da Europa (Wolfsburg, Portsmouth e Zaragoza). Após uma passagem questionada pelo San Lorenzo reencontrou o bom futebol no Beira-Rio. Outro colorado, o raçudo Guiñazú, na Argentina não passava de um jogador comum do Independiente.

No Grêmio os torcedores vibram com os gols de Maxi López. Outro talento saído das categorias de base do River Plate. Depois de encantar a torcida millonária, Maxi foi contratado pelo Barcelona. Na Espanha, a promessa não vingou. Após passar pelo Mallorca foi viver um exílio forçado na Rússia, onde defendeu o FC Moscou. O Grêmio foi lá e o salvou das temperaturas negativas e do esquecimento. Mas na Argentina, Maxi López é muito mais conhecido por ser o marido da modelo sensual Wanda Nara.

Ainda na Região Sul, um dos principais atacantes do Coritiba é argentino. Menos badalado é verdade. Seu nome é Ariel Nahuelpan, ou simplesmente Ariel. Pois bem. Antes de defender o Coxa, o jogador foi artilheiro da B Nacional Argentina defendendo o possante Nueva Chicago.

No Rio de Janeiro, Dario Conca é o destaque do meio-de-campo do Fluminense. Embora o tricolor venha fazendo má campanha na Série A, a culpa não pode ser colocada sobre os ombros do argentino. Pelo menos ele tenta, e com muita técnica. Mais um revelado pelo River Plate. Mas no seu caso, Dario parece não ter despertado grande interesse. Naquele período o River revelava muitos bons jogadores, e Conca parecia ser apenas mais um habilidoso, como tantos outros que passaram pelas canteras de Núñez. Logo que se tornou profissional foi emprestado à Universidad Católica, do Chile. Chamou a atenção dos brasileiros após eliminar o Fluminense nas Quartas-de-final da Copa Sul-Americana de 2005. Logo Conca estaria jogando no Vasco. Ao final de seu empréstimo, o jogador retornou à Argentina, onde não seria aproveitado pelo River. Foi então que o Fluminense o contratou.

Como a receita vem dando certo, porque não repeti-la. O próprio Fluminense já fala em mais dois nomes. O meia Romagnoli, que se desvinculou do Sporting de Portugal e que também interessa ao San Lorenzo, clube que o revelou. Outro na lista tricolor é o atacante Lucas Castromán, que está no Racing e teve passagens pelo futebol italiano, jogando na Udinese e na Lazio.

O Corinthians por sua vez sonha alto. Pensa em Riquelme para a Libertadores de 2010. Mas a negociação parece ser difícil, como já falamos aqui. A segunda opção, a meu ver parece mais acertada e realista. O Timão pode contratar o jovem De Federico, de apenas 20 anos e que encantou a Argentina defendendo o Huracán no último Torneio Clausura. Tem tudo para dar certo e cair nas graças da Fiel. Que venham mais argentinos para o futebol brasileiro.


Por Raphael Martins

PASSANDO A BOLA - MESA REDONDA

Amigos do Passando a Bola, está no ar mais uma Mesa Redonda, seu encontro com a informação e a opinião. Neste programa falaremos bastante da 18ª rodada do Brasileirão, escolheremos o gol mais bonito, o craque do final de semana e daremos, é claro, nosso toque final. Aproveitem!

Neste primeiro bloco, os destaques da 18ª rodada do Brasileirão:



No segundo bloco, uma análise da crise do Botafogo:



No terceiro bloco, vamos escolher o gol da rodada, o craque e o nosso toque final: