quinta-feira, 4 de março de 2010

NUNCA DUVIDEM DESSA CAMISA

Olá blogueiros. Venho repercutir a vitória da Argentina, por 1 a 0, em cima da Alemanha, em Munique. O caos que assombrou nossos hermanos parece ter acabado com a classificação sofrida para o Mundial. O técnico Maradona armou uma equipe mais equilibrada e com uma atenção especial para a defesa, com uma linha de quatro zagueiros na defesa (Otamendi, Demichelis, Samuel e Heinze), e com um ataque leve e habilidoso. Os argentinos colocaram os alemães na roda e venceram sem maiores problemas em pleno estádio Allianz-Arena. Confira a escalação: Romero, Otamendi, Demichelis (Nicolas Burdisso), Samuel e Heinze (Clemente Rodríguez); Jonás Gutiérrez, Mascherano, Verón (Bolatti) e Messi; Di María e Gonzalo Higuaín (Tevez).

Na minha visão, aquela Argentina desorganizada e mal escalada ficou no passado. Agora é Copa do Mundo e Maradona sabe disso. A escalação de ontem mostra bem essa mudança de filosofia. Dieguito vai apostar na posse de bola, na marcação pressão e no talento de seus homens de frente. Para meu gosto eu escalaria na vaga do “parrudo” Gutiérrez, o bravo Cambiasso da Inter de Milão. No comando de ataque eu prefiro à dupla Tevez e Higuaín, mas concordo que o habilidoso Di Maria merece lugar no time do El Pibe. De resto, concordo com a escalação de Mascherano, Verón e Messi no meio-campo argentino.

Para a estreia na Copa, dia 12 de junho, contra a Nigéria, Maradona deve escalar a mesma equipe que venceu a Alemanha com apenas uma mudança: sai Otamendi e entra Angelere. O lateral-direito, campeão da Libertadores pelo Estudiantes, está se recuperando de contusão e tem a confiança do comandante. No restante, apenas algumas duvidas no grupo de jogadores. A principal duvida está na convocação ou não de Palermo, maior artilheiro da história do Boca Juniors. Para essa posição Maradona vem contando com Diego Milito (Inter de Milão) e Higuaín (Real Madrid). Acredito que essas duas opções são as melhores para a posição de centroavante, mas o coração xenense de Don Diego pode surpreender.

Para encerrar, acredito na boa campanha da Argentina na Copa do Mundo. Essa aposta na defesa aguerrida e na qualidade dos atacantes já deu certo com o Brasil em 94 e pode muito bem se repetir com nossos vizinhos.

OBS: Assim como o Brasil na conquista do tetra, os Argentinos estão 24 anos sem vencer uma Copa e se classificaram na última rodada das Eliminatórias contra o Uruguai. Olho neles!

Quarta-feira de cinzas

Que quarta-feira melancólica no futebol carioca. Tempo chuvoso, meio frio, trânsito, ingressos caros, jogos sem importância, adversários fracos... São muitos os motivos para a total ausência de torcida nos jogos de Flamengo e Vasco. No Engenhão, menos de mil pessoas pagaram pra ver o Cruzmaltino derrotar o Bangu por 2 a 0. No Maracanã, o jogo do atual campeão brasileiro foi visto por pouco mais de 5 mil pessoas.

Talvez por isso, as duas partidas tenham sido tão chatas. O jogo do Flamengo, então, deu sono. Aliás, os próprios jogadores pareciam estar com mais vontade de dormir. O fato de enfrentarem equipes muito inferiores deve contribuir pra isso, já que dá a sensação de que a qualquer momento você pode matar a partida. E foi isso que aconteceu diante do Madureira. Em duas oportunidades em que mostrou mais disposição, o Rubro-Negro fez 2 gols com Fernando e Vágner Love (este um belo gol, do artilheiro do campeonato com 9 gols). Boa notícia foi novamente o fato da defesa não ter sido vazada e a boa participação de Ramon na segunda etapa. Mais uma vez ele entrou, mostrou qualidade e fez a jogada do gol de Love. Sábado, contra o Resende, fosse eu o Andrade, colocaria em campo um time misto, dando oportunidade pra quem ainda não jogou muito (casos de Ramon, Pet, Rodrigo Alvim, Everton Silva, David...) e poupando os titulares, pois quarta tem confronto difícil contra o Caracas, na Venezuela, pela Libertadores.

Em relação ao Vasco, mais uma atuação apagada, que irritou os poucos torcedores que se aventuraram no Engenho de Dentro. Pelo menos Dodô voltou a marcar. Mesmo com o pouco futebol apresentado não consigo entender o comportamento dos vascaínos. O time de Vágner Mancini perdeu apenas uma vez no ano, numa final de turno, e mesmo assim é cobrada como se estivesse protagonizando fiasco atrás de fiasco. Vale lembrar que a união torcida/time foi fundamental no retorno do Vasco à Série A. Então seria mais inteligente continuar com esse apoio.

- Pra encerrar, uma nota curta sobre futebol paulista: que fase do Palmeiras hein? Pra quem achava que o problema era o Muricy, está cada vez mais provado que não. Derrota de 3 a 1 pro Santo André, em casa. Claro que o Time do ABC tem seus méritos, é, inclusive, o vice-líder do Paulistão, mas é inadmissível que o Palmeiras sucumba no Palestra Itália do jeito que o fez e vem fazendo. O time não é dos melhores, mas também não pode se dizer que é fraco. Não o suficiente pra ser o 10 colocado. Para completar Marcos disse que se aposenta no final do ano e a torcida xingou bastante Diego Souza, quando este foi expulso, além, é claro, da diretoria, presidente, jogadores, comissão técnica... Está feia a coisa por ali.