sábado, 27 de março de 2010

CLÁSSICO DE IGUAIS

Olá blogueiros. Voltei! Nesse retorno ao blog gostaria de escrever um pouco sobre o Campeonato Paulista, mas especificamente, sobre o clássico deste domingo entre Corinthians e São Paulo, que acontece às 16h no Pacaembu. E que clássico esse entre dois grandes times da atualidade, mas que ainda não confirmaram as enormes expectativas de suas grandes torcidas. Ambas as equipes contrataram uma enormidade de jogadores renomados e rechearam seus elencos com estrelas e até agora fazem campanhas medianas na temporada. Grande momento para mostrar força e competitividade.

O Corinthians vem de duas derrotas e com um futebolzinho acomodado e desorganizado. Tudo bem na Libertadores, competição mais importante do ano, a equipe está tranqüila com 7 pontos, mas ainda não mostrou futebol para chegar ao título depois da Copa do Mundo. Mano Menezes ainda não se definiu e nem sei se vai se definir pelo time ideal. Parece que ele já percebeu que no meio campo a melhor formação passa pela escalação de Ralf, Jucilei e Elias. Mas esse quarto homem de meio campo ou um terceiro atacante pelo lado esquerdo é a grande dúvida do técnico.
Tcheco e Defederico já foram testados, mas não agradaram. Amanhã, o comandante alvinegro vai escalar Danilo nessa posição. O camisa 10 pode jogar como esse armador e ainda gosta de cair pelo flanco esquerdo fazendo a função de Jorge Henrique. Dentinho completa o setor ofensivo ao lado de Ronaldo, vale lembrar que o goleiro Felipe está fora do clássico vetado pelo departamento médico do clube. Para encerrar o assunto Corinthians, Ronaldo tem a grande chance para se redimir das últimas polêmicas marcando gols no São Paulo.

Saindo da marginal e chegando ao Morumbi, os problemas são os mesmos. Muitas opções, rodízio de jogadores, muitos testes e nenhum padrão de jogo e nem equipe definida. Esse é o panorama do São Paulo que enfrenta o Corinthians no Pacaembu. Ricardo Gomes tem um elenco cheio de opções nas mãos, mas não se define pelo esquema tático preferido. O técnico são paulino poderia até mudar a equipe de acordo com o adversário ou competição, mas acho importante que se defina um esquema tático. No São Paulo a equipe joga com linha de quatro, depois volta com os três zagueiros. Assim fica difícil o time responder e os talentos mostrarem serviço.
Para o jogo desse domingo, o tricolor paulista vai ter que superar dois tabus de uma vez só. A equipe não vence o Corinthians desde 2007, são 3 anos de tabu contra o maior rival e nesse ano ainda não venceu nenhum clássico. Perdeu para o Santos e para o Palmeiras. Por outro lado, sempre que entrou em campo com a dupla de zaga formada por Alex Silva e Miranda(foto) a equipe não saiu derrotada. A dupla de zaga tricolor atuou em cinco partidas na temporada. E o desempenho é excelente. Foram quatro vitórias, um empate e apenas um gol sofrido, o que dá um aproveitamento de 86,6%. O desempenho é um dos fatores da equipe do Morumbi ter a defesa menos vazada do Campeonato Paulista, com 14 gols sofridos em 16 partidas disputadas. Se a defesa mantiver essa média e o Washington estiver em um dia bom dá para quebrar esse tabu. As equipes vão a campo com:

Corinthians: Rafael Santos (Julio Cesar), Moacir, Paulo André, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo.

São Paulo: Rogério Ceni, Cicinho, Alex Silva, Miranda e Júnior César; Richarlyson, Jean, Hernanes e Cléber Santana; Dagoberto e Washington.