sexta-feira, 23 de abril de 2010

A LIBERTADORES COMEÇA AGORA


Olá blogueiros. Que reta final de Libertadores hem? Mas no fim tudo deu certo para o futebol brasileiro e vamos entrar nas oitavas como entramos na fase de grupos, com cinco representantes. Falo isso, por que havia a chance de até dois times (Flamengo e Inter) ficarem de fora da fase mata-mata da Libertadores. Isso não aconteceu e ainda ganhamos um grande confronto, mesmo que precoce, nessa fase eliminatória.

Corinthians (1ª no geral) x Flamengo (16ª no geral), se enfrentam em momentos distintos. O Timão vem em uma toada mais tranqüila, se classificando como primeiro dos primeiros, o clima está tão ameno que até mesmo a visível falta de condições físicas de Ronaldo (que atuou apenas 14 vezes no ano) não é tratada como uma polêmica.

Bem diferente é a situação do Rubro-Negro da Gávea. O clima está sempre pesado, a imprensa sempre sabe de alguma polêmica interna ou externa, é pancadaria entre jogadores (Pet e Bruno), é jogador abandonando o jogo no intervalo e entrando em conflito com os dirigentes, jogadores respondendo questionamentos na Policia. São milhares de crises em apenas 4 meses, mesmo assim ninguém tem a menos coragem de reduzir o Campeão Brasileiro a zebra nessa decisão.

Parece que a casa vai cair no departamento de futebol do Flamengo. Não vai sobrar nenhuma parede nem porta em pé. Vai “rodar" todo mundo! Do Marcos Braz até a comissão técnica. Acredito que de hoje não passa, a presidente Patrícia Amorim deve anunciar a limpa no fim da tarde dessa sexta-feira. Joel Santana é o mais cotado para assumir a “Torre de Babel” Rubro-Negra. Parece-me que das opções que se tem no mercado essa é a mais precisa.

Joel conhece a equipe, os jogadores e o jeito desse time jogar, tem conhecimento de suas fraquezas também, vamos lembrar que Joel eliminou o Flamengo da Taça Guanabara e da Taça Rio com duas vitórias. Além disso, Joel é talhado para esse tipo de trabalho de bombeiro, foi assim no Botafogo e foi assim no próprio Flamengo em 2005 (salvando do rebaixamento vencendo 9 jogos na reta final) e em 2007 (arrancando da zona de rebaixamento até o terceiro lugar). Acredito em um Flamengo bem diferente na quarta-feira, às 21h50, no Maracanã.

Até o dia do jogo vou postar um texto mais amplo com um perfil dos confrontos brasileiros nas oitavas de final da Libertadores.