terça-feira, 4 de agosto de 2009

Uma semana para pensar

Mais uma vez o Vasco terá uma semana entre duas partidas da Série B. Pela primeira vez Dorival Jr. poderá contar com o atacante Aloísio, um dos maiores reforços do Vasco para esta temporada. Mais uma vez o técnico vai sofrer com desfalques e contusões. Ao menos terá tempo para pensar. E as dúvidas não são poucas.

- Escalar ou não Aloísio? Há três meses o atacante não joga. Vem treinando com os companheiros, mas já dizia a célebre frase: treino é treino, jogo é jogo. E pode ser arriscado colocá-lo desde o início.

- Quem substitui Nílton? Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante Nílton é o desfalque certo da vez. Enfrentando o Campinense, lanterna da Sèrie B, Dorival tem que resolver se coloca Mateus, e não mexe na estrutura da equipe, ou se lança Aloísio e recua Carlos Alberto para a armação, deixando o Vasco mais ofensivo.

- O que fazer com a lateral-direita? Se Fágner e/ou Paulo Sérgio não se recuperarem, como resolver o problema da lateral? Paulinho não deu certo, com o 3-5-2 o time ficou desarrumado. Vale a pena subir alguém?

Como se vê, Dorival tem muito no que pensar. Mas tem bastante tempo para isso.
Por Thiago Teixeira (Acompanhando o Vasco)

SUEÑO CASI IMPOSIBLE‏

Um dos assuntos mais comentados da última semana foi o interesse do Corinthians em Riquelme. O Boca Juniors atravessa grave crise financeira e tem que se desfazer de seus principais jogadores para fazer caixa. A prova disso foi a venda de Palacio para o Genoa por 4,5 milhões de dólares.

Riquelme tem contrato com o clube xeneize até 2011 e um alto salário, que não é divulgado, mas especula-se que seja na ordem de 350 mil reais, mais outras bonificações. Um representante do Grupo Sonda já está na Argentina para negociar com os dirigentes do Boca. Caso seja colocado na lista de transferíveis, o camisa 10 deve sair apenas por um valor maior do que o oferecido por Palacio. É a lógica das coisas, ainda mais em se tratando de um grande ídolo da gente boquense.

Dinheiro não falta ao Grupo Sonda, mas o obstáculo é justamente a vontade do jogador, que já declarou que não quer deixar o Boca Juniors antes do término de seu contrato, e a vontade do presidente Jorge Amor Ameal, que não quer vender sua principal estrela. Além é claro, ter de lutar contra a vontade do técnico Alfio Basile, que disse em entrevista que já armou o time para o Torneio Apertura contando com Riquelme no meio-de-campo, como "enganche", armando as jogadas para Palermo e Viatri.


Pelo cenário de momento é muito difícil que Riquelme defenda o Corinthians no ano do centenário alvinegro.

1ª Fecha

Já foi definida a tabela do Torneio Apertura 2009. O campeonato começa no próximo dia 14 e se encerra no dia 13 de Dezembro. A primeira rodada arranca com Independiente x Newell's; Huracán x Lanús; Boca x Argentinos; Chacarita x Tigre; Banfield x River; Rosário Central x Racing; Colón x Vélez; Arsenal x Estudiantes; Gimnasia La Plata x Godoy Cruz e San Lorenzo x Atlético de Tucumán.

O primeiro clássico está marcado para a segunda rodada, entre Estudiantes e Gimnasia La Plata. Os rivais de Avellaneda, Racing e Independiente medirão forças na sexta rodada, dia 20 de Setembro. O Superclássico entre River e Boca será na décima rodada, dia 18 de Outubro, no Monumental de Núñez. Outro jogo de muita rivalidade, entre Huracán e San Lorenzo, será no dia 15 de Novembro, pela 15ª rodada.

Timemania argentina

Conforme já falamos, os clubes argentinos passam por uma séria crise financeira. A coisa está tão complicada que os jogadores ameaçam fazer uma greve caso os dirigentes não paguem o que lhes estão devendo. A saída bolada pela AFA foi semelhante a uma já adotada no Brasil. O governo argentino deve criar uma loteria que terá como objetivo principal ajudar a saldar as dívidas dos clubes. No Brasil a coisa não colou, e não deve ser diferente na Argentina.

Por Raphael Martins