segunda-feira, 5 de abril de 2010

Perigos da fama

Amigos do Passando a Bola, antes de escrever isto deixo claro que admiro o futebol praticado pelo Santos atualmente. Também acho válida toda essa fama criada em torno dos Meninos da Vila, do jeito muleque, irreverente de jogar e ser. Mas ao mesmo tempo temo que esta "onda" acabe prejudicando o próprio time santista. Sinto um certo nível de confiança, de superioridade em algumas atitudes. Digamos que um leve salto-alto. Isso sem contar que às vezes algumas brincadeiras podem ser interpretadas de uma maneira diferente pelos adversários e até motivá-los.

Mesmo concordando (e admirando) que o Santos é o melhor time do Brasil no momento, prefiro esperar as fases decisivas que estão por vir para afirmar isto com a maior certeza. Por enquanto permaneço apreciando o bom futebol, levemente desconfiado.

Cariocão ladeira abaixo!

O Campeonato Carioca chega a sua fase decisiva a partir do próximo fim de semana, quando os quatro grandes do estado começam a decidir quem enfrentará o Botafogo na grande final, caso o mesmo não vença o segundo turno.

Porém, o estadual do Rio, que ainda é considerado por muito como o mais charmoso do Brasil, inclusive por mim, foi, até agora, palco da mais medíocre competição dos últimos anos e, quisá, da década, se ignorarmos o caixão de 2002. Jogos desinteressantes, clubes pequenos realmente pequenos e com futebol de dar dó, grandes jogadores "se lixando" para o torneio e o que mais chamou atenção, a patética presença de público.

O mais incrível desta história é que não é de hoje que os estaduais estão esvaziados e sem prestígio, e, mesmo assim, os responsáveis pela federação carioca insistem em aumentar ainda mais o número de times participantes. Em um estadual com 16 times, em que nenhum, repito, nenhum time pequeno conseguiu chegar nem perto dos grandes, podemos concluir sem medo que se tirarmos metade dos times o campeonato ficaria mais interessante. E o que mais irrita nessa história toda é que tudo não passa de pura politicagem, "vocês me apoiam e arrumamos mais umas vaguinhas para os seus times".

Gosto do estadual e acho fundamental que eles existam, até mesmo pela tradição. Mas enquanto eles não virarem uma espécie de torneio de verão, com os times pequenos se enfrentando antes da entrada dos grandes em fase final, não vai ser implorando que os torcedores voltem nem diminuindo preço de ingresso que o público vai voltar ao estádio. Eu sou exemplo vivo dessa nova tendência. Nós últimos anos fui frequentador assíduo do Maracanã, mesmo nos piores jogos. Mas, convenhamos, paciência tem limite.